É verdade que se prender o cabelo faz ele crescer?

Perguntado por: aparaiso . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.8 / 5 5 votos

Usar rabo de cavalo ou tranças faz uma pressão leve nos fios, quase como se estivesse puxando eles pra fora e, na teoria, isso pode colaborar com o crescimento. Mas, ao mesmo tempo, o hábito de prender o cabelo com muita força pode ter o efeito contrário, gerando uma tensão exagerada e causando quebra e queda capilar.

O problema que o cabelo preso traz
“Qualquer penteado demasiado apertado, especialmente se mantido ou repetido com frequência, predispõe os cabelos à alopecia por tração, um tipo de alopecia cicatricial”, complementa.

Você pode prender o cabelo, até porque um rabo de cavalo ou trança com pressão moderada melhora a circulação sanguínea do couro cabeludo e estimula o cabelo a crescer. Mas não force demais e nunca - nunca mesmo - prenda os fios molhados. Quando úmidos eles têm mais tendência à quebra.

Os especialistas apontam que o fio cresce, em média, um milímetro a cada três dias, ou cerca de 1 centímetro ao mês - o que resultaria em uma média de 12 centímetros por ano. E ao contrário do que parece, cabelos lisos, cacheados e crespos crescem exatamente na mesma velocidade.

O bulbo faz a síntese de novas células capilares que, quando se multiplicam, empurram o fio de cabelo pra fora, fazendo ele crescer. Ah, além da fase de crescimento, existem também as de transição, regressão e repouso, esse é o período que o fio cai e o crescimento reinicia.

Produtos químicos e má alimentação atuam contra o crescimento do cabelo. Dra. Gabriella explica o que pode estar por trás do baixo desenvolvimento dos fios: “O fumo, o estresse, a deficiência nutricional, doenças crônicas e desordens hormonais podem atrapalhar o crescimento dos cabelos”.

Embora prático, o rabo de cavalo, seja baixo ou alto, pode ser ruim para a saúde capilar. Ao prender o cabelo todos os dias da mesma forma, ocorre uma sobrecarga tensional sobre determinado local. Por sua vez, a tração do penteado pode ir aos poucos forçando a quebra e saída dos fios em pontos específicos.

Siga as nossas dicas.

  1. Use acessórios macios. O primeiro passo é apostar no acessório certo. ...
  2. Prenda o cabelo seco. Se você quer ou precisa prender o cabelo e os fios estão úmidos, espere que eles sequem completamente. ...
  3. Aperte só o suficiente quando prender. ...
  4. Durma com o cabelo solto. ...
  5. Varie os penteados.

Como prender o cabelo de forma saudável

  1. Utilize acessórios e elásticos de cabelo macios. ...
  2. Jamais prenda o cabelo molhado, o correto é prender o cabelo seco. ...
  3. Aperte o suficiente ao prender o cabelo. ...
  4. Durma com o cabelo solto. ...
  5. Varie nos penteados.

Dormir com o cabelo solto é a melhor opção para os fios
Se você é do time que dorme de cabelo solto, está no caminho certo! Segundo especialistas, a combinação do vai e vem durante o sono e os prendedores de cabelo apertados podem acabar causando fissuras e, consequentemente, mais quebra nos fios.

Segundo a especialista, o crescimento médio de todo cabelo é cerca de 1 centímetro por mês. Por isso, se você quer os fios ultralongos, será preciso um pouquinho de paciência. "Em média, para se ter um cabelo na cintura demora-se de 4 a 5 anos", explica.

Entretanto, há um consenso entre profissionais de quê, normalmente, o cabelo cresce cerca de um milímetro a cada três dias, o que no final do mês vai dar um centímetro. Isso significa que, ao final do ano, seu cabelo terá crescido doze centímetros.

biotina

A vitamina B, também chamada de biotina, é uma das principais vitaminas para crescer o cabelo. Ela ajuda na produção de glóbulos vermelhos responsáveis por levar oxigênio ao couro cabeludo e folículos pilosos, o que influencia no crescimento capilar e recebimento dos demais nutrientes.

minoxidil

Os medicamentos tópicos, como soluções de minoxidil e 17-alfaestradiol e orais, são algumas opções para o tratamento.

Para a nutricionista, alguns alimentos podem complementar os tratamentos feitos para o crescimento dos cabelos, desde que ingeridos de forma correta.

  • Abacate. ...
  • Cenoura. ...
  • Nozes. ...
  • Chocolate preto.

Através dos minerais presentes em sua composição, a Babosa hidrata os fios, tornando-os mais macios e sem frizz. Ideal para quem tem o cabelo mais seco ou precisa de recuperação. A Aloe Vera é um grande aliado no crescimento do cabelo, já que ela abre os poros do couro cabeludo, estimulando a circulação sanguínea.

Normalmente, as opções de shampoo para crescer cabelo têm Vitamina A, Vitamina C, Biotina, Queratina e D-Pantenol na sua composição. Essas são substâncias que ajudam no fortalecimento dos fios e promovem um crescimento saudável.

Se for liso, pode levar em média um ano. Para ondulados, um ano e meio. Já cacheados pode chegar a dois anos, enquanto o cabelo crespo pode demorar dois anos e meio para ficar comprido - na altura do ombro.

2 vezes

O cabelo deve ser lavado, de preferência, em dias alternados ou a cada dois dias, para manter o couro cabeludo limpo e livre de caspa. No entanto, cabelos muito secos podem ser lavados apenas 1 ou 2 vezes por semana, enquanto fios oleosos ou de pessoas que transpiram muito devem ser higienizados com maior frequência.

Em geral, o cabelo cresce cerca de 1 a 1,5 cm por mês em média. Isso significa que, em teoria, o cabelo pode crescer até 4 cm em um período de três meses. No entanto, a velocidade de crescimento do cabelo varia de pessoa para pessoa e depende de vários fatores, como idade, genética, dieta e saúde geral.

Lavar os cabelos todos os dias não é prejudicial para a saúde dos fios, mas tudo vai depender de como essa lavagem é feita. Se o cabelo for lavado todos os dias na água quente os fios vão ficar ressecados e quebradiços, por isso, sempre dê preferência para água fria ou em temperatura ambiente.