É verdade que se cortar o cabelo crescer mais rápido?

Perguntado por: lmarques . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

O corte dos fios não tem influência no crescimento capilar e nem deixa os fios mais fortes. “Isso porque cortamos a haste, conhecida como parte 'morta', e o cabelo continua crescendo na mesma velocidade, geralmente 1,25 centímetros por mês”, ensina.

Em geral, o cabelo cresce cerca de 1 a 1,5 cm por mês em média. Isso significa que, em teoria, o cabelo pode crescer até 4 cm em um período de três meses. No entanto, a velocidade de crescimento do cabelo varia de pessoa para pessoa e depende de vários fatores, como idade, genética, dieta e saúde geral.

Benefícios de cortar o cabelo
Ao cortar o cabelo, é possível retirar essas pontas que estão danificadas e permitir que o cabelo cresça uniformemente, com uma aparência bonita, suave e saudável.

O uso de vitaminas, como Pantogar, Innéov, nutricare, que possuem o composto de biotina, vitamina A, B, C, D, E e minerais, como ferro, zinco, selênio, ômega 3 e 6 e outras são excelentes para crescer o cabelo mais rápido, por nutrirem as raízes do couro cabeludo e melhorarem a circulação sanguínea da região, fazendo ...

Em média, os fios crescem de um a 1,5 centímetro por mês. Mas esse número pode variar para mais ou para menos, é claro.

O corte dos fios não tem influência no crescimento capilar e nem deixa os fios mais fortes.

Cresce mais forte e saudável
Outra boa consequência de cortar o cabelo regularmente é conseguir que ele cresça mais forte e saudável. Afinal, em um cabelo sem danos, todo o fio pode ser devidamente hidratado e fortalecido. Com isso, ele manterá sua estrutura e será possível ver o resultado do crescimento.

“Ficar muito tempo sem cortar pode atrapalhar os cabelos a ficarem mais longos”, diz a tricologista. Isso porque o fio vai perdendo força, ficando quebradiço. “E, mesmo que os fios estejam crescendo na raiz, a diferença no comprimento não será tão perceptível por conta da quebra”, explica a médica.

Isso significa que, em teoria, o cabelo pode crescer até 4 cm em um período de três meses. Dependendo do tamanho atual dos seus fios, ter um cabelo na cintura pode levar mais de 2 anos.

Através dos minerais presentes em sua composição, a Babosa hidrata os fios, tornando-os mais macios e sem frizz. Ideal para quem tem o cabelo mais seco ou precisa de recuperação. A Aloe Vera é um grande aliado no crescimento do cabelo, já que ela abre os poros do couro cabeludo, estimulando a circulação sanguínea.

Nas frestas do tronco da bananeira, vá colocando os fios de cabelo cortado. Caso você não tenha uma bananeira por perto, opte por árvores que estejam em fase de crescimento evidente; Mentalize coisas positivas, absorva a energia da lua cheia e imagine o seu cabelo grande, bonito, crescendo com força e vitalidade.

O cabelo tem um crescimento que independe da quantidade de vezes que você passa a tesoura – que, normalmente é de cerca de um centímetro por mês. As pontas são um tecido morto e sua retirada não influencia em nada na parte dos fios responsável pelo crescimento, no caso, o bulbo, que fica lá na raiz.

1- A regra dos dedinhos
Uma dica de ouro é sempre cortar uns dedos a menos do que você realmente gostaria. Por exemplo: se você vai ao salão querendo cortar 4 dedos de comprimento, peça para o cabeleireiro cortar somente 2. Veja se está certa de que é aquilo que quer e, se estiver, peça para ele cortar mais alguns.

Consuma alimentos ricos em proteínas
As proteínas são fundamentais para que novos fios de cabelo nasçam saudáveis e belos. Por isso, é essencial consumir alimentos ricos neste nutriente, como carnes, peixes, ovos e iogurtes.

Segundo a dermatologista, “não há provas científicas de que o shampoo possa influenciar no crescimento. Isso porque ele fica pouco tempo em contato com o couro cabeludo e não há penetração dos ativos para estimular os fios.