É verdade que Rivotril causa demência?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.2 / 5 4 votos

Utilizados para tratar sintomas como ansiedade e insônia, os benzodiazepínicos (como Rivotril, Frontal e Lexotam) foram associados a um risco até 51% maior de desenvolvimento da demência.

Sonolência, dor de cabeça, infecção das vias aéreas superiores, cansaço, gripe, depressão, vertigem, irritabilidade, insônia, perda da coordenação de movimentos e da marcha, perda do equilíbrio, náusea, sensação de cabeça leve, sinusite e concentração prejudicada.

Segundo estudo, utilizar por mais de três meses medicamentos à base de benzodiazepínicos aumenta a probabilidade da demência em 51% Usar por mais de três meses calmantes à base de benzodiazepínicos (conhecidos por nomes comerciais como Rivotril, Valium, Lexotan e Lorax) pode elevar o risco de Alzheimer.

A principal função do Rivotril é inibir o sistema nervoso central e agir no ácido gama-aminobutírico, que é um neurotransmissor. Portanto, a ação neste neurotransmissor provoca a redução da tensão, agitação e o estado de alerta. Assim, o clonazepam diminui a ansiedade, ameniza crises e convulsões.

A literatura científica aponta que o uso crônico de benzodiazepínicos, os famosos medicamentos de tarja preta (diazepam, clonazepam, bromazepam, etc), aumenta em até 30% o risco de desenvolver a Doença de Alzheimer.

Diminuição da concentração, sonolência, lentidão de reações, hipotonia muscular, tonturas, ataxia. Esses efeitos adversos são relativamente frequentes e geralmente são transitórios, desaparecendo espontaneamente no decorrer do tratamento ou após redução da dose.

Quais os riscos do uso do Rivotril? O maior risco do uso do Rivotril é a ficar dependente. Embora os estudos mostrem que menos de 1% da população sofre de dependência química por culpa de remédios, a dependência do Rivotril pode ocorrer. E, no geral, não por causa da alta dose, mas sim pelo uso contínuo do remédio.

Mostrar especialistas Como funciona? A única medicação que não pode ser usada durante amamentação é o Carbolitio. O restante não há nenhum problema. Uso do Clonazepan na amamentação não causa nenhum problema.

Por quanto tempo o rivotril fica no organismo depois que o paciente parar de tomar? Rivotril ainda fica por uns 7 a 14dias.

Reduzir 10% da dose original a cada 1 a 2 semanas até que seja atingida uma dose de 20% da original. Então, reduzir a uma taxa de 5% da dose original a cada 2 a 4 semanas.

Dose total diária: 0,25 mg a 2,0 mg. Dose única diária tomada 30 minutos antes de dormir.

O estudo listou os seguintes remédios, que teriam ligação com a doença: antidepressivos como amitriptilina, paroxetina, cloridrato de nortriptilina e doxepina; antiepiléticos como carbamazepina e oxcarbazepina; antipsicóticos como quetiapina, olanzapina, clorpromazina e perfenazina; medicamentos contra Parkinson como ...

Possíveis efeitos colaterais
Além disso, o clonazepam pode causar dependência física e psicológica e causar crises epilépticas em sequência rápida, quando usado de forma excessiva e incorreta. O clonazepam pode causar reações alérgicas graves que necessitam de atendimento médico imediato.

A dosagem 0,25mg é menor, ou seja, mais fraca. O uso sublingual faz com que seu corpo absorva de forma mais rápida a substância.

Vários medicamentos podem causar ou piorar, temporariamente, os sintomas da demência. Alguns são de venda livre, sem prescrição médica. São exemplos comuns os soníferos (que são sedativos. leia mais ), os medicamentos para resfriado, os medicamentos contra a ansiedade.

Já os casos de demência que são reversíveis podem ser evitados quando o paciente e a família decidem prevenir danos da demência ao melhorar a qualidade de vida. Como o diagnóstico precoce favorece o tratamento, o acompanhamento médico regular com geriatra, psiquiatra ou neurologista também é prevenção.

Existem vários estudos demonstrando que o uso ininterrupto e/ou por muitos anos causa prejuízo na memória, podendo ser um agente desencadeador de doenças como a depressão, síndrome do pânico, alterações comportamentais.

O ideal é não tomar. O clonazepam é uma medicação que causa dependência. Se tomado de dia pode causar sonolência também. Se o caso for de ansiedade, existem outras formas de aliviar os sintomas sem a necessidade de benzodiazepínicos.

A pessoa vai precisando de mais doses para obter o mesmo efeito, e quando tenta parar, surgem sintomas como agitação, tremores, ansiedade, palpitação, sudorese e até pensamentos ruins. A ajuda de profissional especialista é importante para orientar o desmame ou a troca por outro remédio mais adequado.

Rivotril pode causar dependência

  1. ansiedade acentuada;
  2. distúrbio comportamental;
  3. psicoses;
  4. alucinações;
  5. desrealização;
  6. despersonalização.

Sugiro não usar o Rivotril em pessoas tão idosas pelo risco de sedação e quedas.