É verdade que refrigerante dá câncer?

Perguntado por: agalvao3 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

Consumo de bebidas açucaradas aumenta em até 40% o risco de câncer, diz médico. Um estudo publicado pela revista médica Gut investigou a ligação entre o aumento da incidência do câncer colorretal e de cólon entre jovens adultos e o consumo de bebidas açucaradas, como refrigerantes.

Os refrigerantes podem levar a um aumento gradual da pressão arterial, especialmente devido as suas elevadas quantidades de sódio e de cafeína. Além disso, vários estudos indicam que o consumo excessivo de frutose, que é o açúcar presente nos refrigerantes, também é uma das principais causas de pressão alta.

Mas os pesquisadores sugerem que o consumo elevado de bebidas açucaradas pode estar ligado à maior gordura armazenada em torno de órgãos vitais, como fígado e pâncreas, independentemente do peso corporal, e a marcadores inflamatórios - ambos os fatores ligados ao aumento do risco de câncer.

Ela causa uma série de efeitos no organismo: a explosão de açúcar causa uma explosão de insulina, seu fígado responde transformando todo o açúcar em gordura (fonte de energia rápida); Na absorção do açúcar e cafeína, as pupilas dilatam, a pressão aumenta e os receptores de adenosina no seu cérebro são bloqueados, ...

1º lugar: Refrigerante Diet
Segundo a nutricionista, além de possuir todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, as versões diet contêm aspartame, que agora é chamado de AminoSweet.

O consumo da bebida pode causar osteoporose? O consumo de bebidas gaseificadas ou com cafeína não enfraquece os ossos nem causa osteoporose.

Refrigerante, bacon e batata frita estão entre os piores alimentos para a saúde. Saiba mais! Dentre as inúmeras opções benéficas nas prateleiras dos supermercados, estão também os piores alimentos para a saúde. Itens do cotidiano, amados por milhões de pessoas, fazem parte dessa lista.

Ainda, o refrigerante orgânico tende a ser mais saudável por não conter nem açúcar refinado, nem sódio em sua composição. Esses componentes, quando consumidos em excesso, podem trazer graves problemas de saúde, como obesidade, diabetes, pressão alta e doenças do coração.

O refrigerante zero tem algum tipo de adocante e também mais sódio que a versão normal. «Com tanto sódio, o refrigerante zero não vai te hidratar. Ele vai deixar você com mais sede», afirma Fontenelle. Além disso, médicos e nutricionistas costumam alertar que os refrigerantes não agregam nada a sua saúde.

4 melhores Sucos para o Câncer

  1. Suco de tomate, beterraba e laranja. ...
  2. Suco de gengibre, abacaxi e limão. ...
  3. Suco de couve, limão e maracujá ...
  4. Suco de linhaça, berinjela e maçã

A cafeína, uma substância reconhecida pelos seus efeitos psicoestimulantes e que pode levar à dependência física e tolerância à droga, segundo o Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), é, de acordo com a Coca-Cola Brasil, um estimulante suave.

A mensagem se repete: “em qualquer parte, a qualquer hora, qualquer pausa com Coca-Cola bem gelada é a pausa que refresca” ou, posteriormente, “em todo o mundo, Coca-Cola é o refresco ideal”. Já na década de 1950, no impresso, na TV e no rádio, a comunicação da Coca-Cola explora palavras como “qualidade” e “pureza”.

Outro ponto negativo é que o leite tem muito mais proteína do que o corpo humano consegue digerir, o que, segundo Melissa, sobrecarrega os rins e compromete a absorção de cálcio, a principal vantagem da bebida.

Sempre verifique o rótulo e escolha as variedades que não contêm açúcares adicionados, adoçantes artificiais, cafeína ou sódio. Especialistas destacam que a melhor opção para saciar a sede é mesmo a água.

EM RESUMO: A Coca-Cola e outros refrigerantes podem ser prejudiciais para o seu osso, isso pois podem diminuir a absorção de vitamina d e cálcio no seu corpo, prejudicando a densidade óssea.

Além desses órgãos, a estrutura óssea também pode ser prejudicada pelo consumo de refrigerantes, em especial os do tipo “cola”. É o que apontam alguns estudos que indicam uma relação entre as bebidas adocicadas e a diminuição da densidade óssea, que resulta na osteoporose.

Uma lata de leite condensado equivale a cerca de 217, 25 gramas de açúcar. Já no caso de um delicioso brigadeiro de colher, as calorias seriam ainda mais elevadas, tendo um total de pelo menos 1670 calorias com cerca de 254 gramas de açúcar.

Consumido com frequência ou em grandes quantidades, ele colabora para o surgimento de diabetes, obesidade e outras doenças crônicas. A saúde bucal também pode ser afetada durante a trend do TikTok. Isso porque a bebida tem em sua composição ácidos que desmineralizam o esmalte do dente.

Isso ocorre porque o refrigerante é uma bebida extremamente calórica e geralmente consumida em grande quantidade, levando ao ganho de peso.

  • Reduz riscos de disfunção erétil. ...
  • Reduz riscos de câncer. ...
  • Previne diabetes. ...
  • Protege contra problemas de fígado. ...
  • Reduz incidências de infecção urinária. ...
  • Afasta doenças cardíacas.

O refrigerante 7UP foi introduzido no Brasil em 1995, mas devido à baixa aceitação do público em geral foi retirado do mercado dois anos depois.