É verdade que quem tem tireoide não pode comer couve?

Perguntado por: oalmada . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

Vegetais como couve, brócolis, couve-de-bruxelas e couve-flor consumidas de forma crua em excesso podem resultar em uma redução da captação de iodo pela glândula tireoide. A consequência disso é um déficit na síntese hormonal, levando, inclusive, a outras disfunções na glândula.

Vegetais crucíferos
Os vegetais crucíferos, como couve-flor, couve, nabo, rabanete, brócolis, repolho ou couve de Bruxelas, são ricos em antioxidantes importantes para a prevenção de inúmeras doenças.

o consumo desses alimentos não causa doença de tireoide pode causar uma diminuição na captação de iodo principalmente os vegetais né asbras.

A falta de atividade física, má qualidade de sono, excesso de álcool e drogas, todos estes hábitos ruins impactam no funcionamento do corpo todo por consequência da tireoide também. Quer entender mais sobre o hipotireoidismo? Clique aqui para acessar o artigo Hipotireoidismo: Investigação e Diagnóstico.

Maçãs, peras, ameixas e frutas cítricas são abundantes em pectinas, que ajudam a desintoxicar o mercúrio – um dos principais metais que estão ligados a problemas de tireoide. Sementes de abóbora, sementes de girassol e nozes são ricas fontes de zinco. Níveis baixos de zinco são associados a problemas de tireoide.

Vegetais crucíferos
Vegetais como couve, brócolis, couve-de-bruxelas e couve-flor consumidas de forma crua em excesso podem resultar em uma redução da captação de iodo pela glândula tireoide.

Por exemplo, a ação bociogênica da couve pode interferir negativamente no metabolismo da tireoide. Por isso, pessoas com hipotireoidismo ou com histórico familiar da doença não devem consumir a verdura. "Pense no quanto de couve e de outros alimentos são utilizados na preparação do suco.

Rica em carotenoides e vitamina C, a laranja pode auxiliar no bom funcionamento da tireoide. A quantidade diária recomendada, entretanto, é pequena: uma laranja por dia.

Castanhas e sementes
Neste grupo alimentar, a inclusão de sementes de linhaça e abóbora também é benéfica: tais alimentos contém tirosina, aminoácido importante na síntese dos hormônios da tireoide.

Alimentos como alga marinha, castanha-do-pará, laranja e ovos são ótimas opções para incluir na dieta para hipotireoidismo, pois fornecem nutrientes, como iodo, fibras, antioxidantes e gorduras saudáveis, que são necessários para o bom funcionamento da tireoide.

Ricos em nitratos – Os nitratos facilitam a absorção do iodo. São normalmente encontrados naturalmente em alguns alimentos e adicionados nos alimentos processados. Evite carnes processadas, alface, beterraba, espinafres, endívias, repolhos, funcho, nabo, cenouras, pepino ou abóbora.

Reduz o risco de doenças cardíacas
A couve é capaz de controlar os níveis de colesterol no sangue – e o colesterol tem muitas funções importantes no corpo. Por exemplo, ele usado para fazer ácidos biliares, que são substâncias que ajudam o corpo a digerir gorduras.

Neste caso, se já sofremos de hipertireoidismo é melhor evitá-los, mas, em geral, para cuidar e prevenir qualquer transtorno relacionado à tireoide, não há nada melhor que um bom suco natural com meia xícara de mirtilos (100 g).

Pesquisas mostram que a ingestão concomitante de suco de limão e levotiroxina sódica, uma medicação comum para o hipotireoidismo, pode reduzir sua absorção e eficácia. Nesse caso, é recomendado evitar consumir alimentos ou bebidas contendo limão uma hora antes ou duas horas após tomar o medicamento.