É verdade que quando a coruja canta alguém morre?

Perguntado por: darruda . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

"É considerada uma ave de mau agouro, pois acredita-se que seu canto seria um anúncio de morte por estar rasgando uma mortalha. O povo do interior tem pavor de seu grito “agourento”, tido como aviso de que alguém vai morrer.

Ela é citada apenas cinco vezes no livro sagrado do cristianismo, sempre com pouco destaque e em meio aos nomes de outros animais. Podemos dizer, portanto, que, segundo a religião cristã e suas relacionadas, como judaísmo e islamismo, a coruja não tem nenhum significado.

A coruja, por exemplo, tem muita procura por gente que gosta de ambientes mais sóbrios, que gostam de leitura e reflexão. A compra desses objetos também pode significar o que a pessoa deseja, como a sabedoria que a coruja retrata. E o sapo também é bem conhecido por trazer sorte", diz a lojista.

Em geral, a coruja é relacionada com a sabedoria e o conhecimento. Contudo, esse animal também indica a aproximação das situações relacionadas com a mudança. Ver uma coruja, então, pode ser um sinal de alerta do mundo espiritual; um aviso para você se preparar para futuras mudanças e, consequentemente, transformações.

Segundo o ditado popular, no instante em que a coruja emite o seu grito, é sinal de que alguém vai morrer. Especialista em aves de rapina explica que a presença da coruja é benéfica para o equilíbrio de roedores.

"Se olhar diretamente nos olhos de uma coruja, ela vai te bicar!" Você já ouviu essa "Ideia de Girino"? Muitas pessoas acreditam que por apresentarem esses olhos grandes, garras, um bico curvo e essa face aparentemente sem muitas expressões; as corujas são animais que estão sempre de prontidão para um ataque.

Quem já ouviu a história de que quando a Rasga Mortalha passa por uma residência, é sinal de mau agouro? O problema é que a lenda, muito comum nas regiões norte e nordeste, faz com que a coruja, também conhecida como coruja de igreja e Suindara, seja mais uma das vítimas de violência e preconceito popular.

Acauã

Acauã: a ave do mau agouro
Ao contrário disso, a espécie é conhecida como uma ave que dá azar. Seu canto já foi interpretado como “Deus quer um” e, com isso, acredita-se que quando canta, ela anuncia a morte de quem a escuta (versão do Espírito Santo) ou a morte de um desconhecido (versão de Minas Gerais).

Para muitos povos a coruja significa mistério, inteligência, sabedoria e conhecimento. Ela tem a capacidade de enxergar através da escuridão, conseguindo ver o que os outros não veem. A coruja simboliza a reflexão, o conhecimento racional e intuitivo.

A maioria das corujas se abriga em cavernas ou galhos de árvores durante o dia. Algumas espécies, como a buraqueira, escondem-se em buracos e tocas cavadas no chão. Outras ainda utilizam como “dormitório” torres de igrejas, telhados e forros de casas velhas.

A coruja é notívaga, e como os gregos consideravam a noite o momento propício para o pensamento filosófico, ela era vista como símbolo da busca pelo conhecimento. Que a coruja fotografada seja o bom augúrio, o do conhecimento que derrube todos os muros, os visíveis e os invisíveis.

A primeira recomendação é ligar para o Corpo de Bombeiros ou acionar a Polícia Militar Ambiental, pelo 190. As duas entidades possuem agentes preparados para lidar com a situação. O Disque Ambiente, pelo telefone 0800 113560, e o e-mail ambientaldenuncias@policiamilitar.sp.gov.br também atendem demandas do tipo.

A "vantagem" biológica permite que o sangue chegue ao cérebro e aos olhos do animal mesmo quando ele gira a cabeça. Estas adaptações ajudam a minimizar interrupções da circulação sanguínea das corujas, de acordo com o estudo.

Use luzes e barulhos para tentar afugentá-las. Acenda uma bombinha ou use uma arma de caça por perto, mas não na coruja. Um barulho bem alto que, com certeza, assustará a coruja é uma bombinha ou uma arma. É contra a lei matar corujas, portanto, mantenha o instrumento a certa distância da ave.

No sonho a coruja olhava para mim
Esses olhos fixos em você pode representar a aparência da sua consciência. Se você não gosta desse olhar, talvez haja algo para censurá-lo. Mas se você é fascinado, significa que sua consciência está em paz e que você pode confiar em seus sentimentos e intuição.