É verdade que qualquer um pode cantar?

Perguntado por: eguterres . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4 / 5 5 votos

Sim, todo mundo pode aprender a cantar! Não existe essa de voz feia, voz bonita, talento nato, timidez demasiada, ou de ter que ser filho de cantor. A principal razão que transforma qualquer pessoa em um cantor ou cantora é a vontade genuína de aprender a cantar aliada ao tempo de estudo.

Outra dica de como saber se a sua voz é boa para cantar é identificar a sua extensão vocal. Esse termo engloba as notas musicais que a sua voz consegue alcançar, ou seja, o quão alto ou baixo você pode cantar. Para identificar a extensão vocal, você vai precisar de um profissional especializado em mapeamento vocal.

A boa notícia pra quem se acha super desafinado(a) ou sem ritmo é que essa percepção é totalmente “treinável”! Numa aula de canto sempre é possível trabalhar aspectos musicais mais básicos como afinação, ritmo e o desenvolvimento de uma linguagem musical.

Segundo Sean Hutchins, pesquisador canadense do Conservatório de Música de Toronto, a capacidade de cantar tem menos a ver com talento e mais com prática. O elemento-chave que distingue os cantores bons dos ruins, diz ele, não está vinculado ao talento natural, mas ao treinamento para usar a voz corretamente.

7 dicas para te ajudar a cuidar da saúde vocal:

  1. Aquecer e esfriar. É imprescindível que você aqueça a sua voz antes de começar a cantar. ...
  2. Hidratar a voz. ...
  3. Umidifique a sua casa. ...
  4. Tire sonecas vocais. ...
  5. Evite substâncias nocivas. ...
  6. Não use a garganta para cantar. ...
  7. Não cante se isso estiver te causando dor.

Dicas de como perder a timidez na hora de cantar e soltar a voz

  1. Se exponha mais. ...
  2. Cante em festas de famílias, eventos no trabalho ou churrasco com os amigos. ...
  3. Procure ajuda psicológica. ...
  4. Faça exercícios que ajudam a acabar com a timidez na hora de cantar. ...
  5. Pratique o canto. ...
  6. Faça um curso de canto.

Na maioria dos casos, uma laringite aguda ou crônica é a causa da rouquidão. Tanto um resfriado comum quanto uma doença respiratória podem provocar essa inflamação na garganta, resultando na voz mais rouca.

Deus nos deu o dom de cantar para podermos louvar o seu Nome. Cantar é uma forma de louvar a Deus de todo coração, porque envolve a mente e o coração. As pessoas na Bíblia usavam canções para ensinar sobre Deus e louvar suas maravilhas. Também criavam canções de lamento e tristeza.

Estima-se que apenas 1,5% da população global não consiga aprender a cantar de forma nenhuma. Isso porque essas pessoas sofrem de “amusia congênita”, uma condição que impede que a pessoa consiga diferenciar as notas musicais da mesma forma que outras pessoas conseguem.

Se você é iniciante, vai levar aproximadamente dois a quatro meses para notar alguma melhora na emissão de sua voz. Durante este período, você vai aprender a controlar a respiração para cantar (além de adquirir uma série de bons hábitos vocais) e então provavelmente cantará com menos esforço.

A especialização em Canto possui duração média de 6 meses a 2 anos, variando de acordo com a instituição de oferta. O curso de Canto também pode ser ofertado em nível técnico, englobando diferentes possibilidades de enfoques e metodologias.

O ar sai dos pulmões, expulso pelo diafragma ao entrar em relaxamento e passa pelas pregas vocais. Localizadas na laringe, as pregas vocais vibram e transformam o ar em som. São os músculos da laringe que determinam a altura e a duração do som (por consequência, definem as notas cantadas).

É melhor evitar comer, durante todo o dia até o fim de sua apresentação, os alimentos que podem causar irritação no estômago e na garganta.

Tecnicamente falando, canta melhor quem possui domínio da voz e canta sem esforço, dominando toda a técnica vocal como, por exemplo, ter controle de suporte, de tons diretos, e com vibratos, trinados e cores vocais, dicção eficiente etc…