É verdade que piolho gosta de cabelo limpo?

Perguntado por: ralencastro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Cabelo sujo é o responsável pela proliferação do piolho. Mito – A falta de higiene não está relacionada com a proliferação do inseto. Na verdade, ele prefere cabelos limpos.

Pelo contrário, piolho gosta de cabelo limpo. Por isso, quem lava o cabelo diariamente também pode ter piolho.

Piolho não tem nada a ver com higiene. Lavar a cabeça todos os dias não evita a chegada do inseto. Basta encostar a cabeça em quem tem piolho que a gente pega – por isso é mais comum em crianças que brincam juntas. Compartilhar pentes, escovas ou bonés também transmite piolho.

Um excelente remédio natural para piolhos é o Óleo de Malaleuca, pois além de repelir, também mata os piolhos adultos e os ovos (lêndeas). O modo de usar esse remédio é bem simples, basta aplicar o óleo no couro cabeludo antes de dormir. Esses parasitas são o terror de qualquer mãe ou pai.

Qual é o funk que o piolho mais odeia? R: É o pente, é o pente, é pente, é o pente…

6) Para matar o piolho é necessário esmagar com a unha? Falso – Não se deve fazer isso em hipótese alguma: após a retirada com o pente fino, os insetos devem ser mergulhados em uma solução contendo vinagre e água em igual quantidade.

Óleo de coco: o óleo de coco deve ser aplicado seguindo os mesmos princípios do azeite. Óleos, além de matarem os piolhos, também ajudam a deixar o cabelo bem hidratado e brilhoso. Vinagre de maçã: misture o vinagre com o creme de pentear e use após lavar o cabelo.

A condição acontece devido à transmissão do parasita de pessoa para pessoa, por meio do contato direto e do uso de objetos compartilhados, como bonés, acessórios e escovas de cabelo.

A fêmea do piolho coloca seus ovos, conhecidos como lêndeas, envoltos numa espécie de cola que os adere aos fios de cabelo. De sete a dez dias depois, estes ovos liberam as ninfas – nome do estágio do piolho logo que sai do ovo. De nove a 12 dias depois, as ninfas chegam à fase adulta.

Quantos piolhos nascem de uma lêndea? O piolho vive em média 30 dias e coloca cerca de dez ovos por dia. Isso significa que um piolho é capaz de reproduzir de 150 a 300 lêndeas, que levam cerca de dez dias para sair do ovo. Cada uma das lêndeas produz um piolho e assim o ciclo se repete até a realização do tratamento.

A fêmea vive de três a quatro semanas e, quando adulta, coloca até 10 ovos por dia. Ou seja, em um mês, cada uma pode dar origem a 300 piolhos, então, é necessário controlar a infestação o quanto antes e garantir que tanto piolhos adultos quanto lêndeas sejam retiradas.

Vale lembrar também que ter piolhos não significa falta de higiene, ao contrário, estes geralmente preferem um ambiente seco, fino, não oleoso e limpo. A única forma de prevenção é evitar o contato com pessoas infectadas, o que nem sempre é possível, principalmente nas crianças.

O período que o medicamento leva para dar resultado pode variar de acordo com o problema a ser tratado. Por exemplo, contra piolhos, lêndeas e sarna, o efeito total ocorre em torno de dois dias.

Quando estiver passando o pente fino, utilize sempre um pano branco evitando assim que os piolhos caiam na roupa. Os piolhos, lêndeas e ninfas que caírem no pano, devem ser deixados em vinagre diluído em água por um período de 30 minutos, para que sejam mortos.

Segundo a dermatologista britânica Tess McPherson, "depende da intensidade de contato capilar entre duas pessoas". "Em crianças, esse tipo de contato é maior. Ter cabelo longos também é um fator de risco, especialmente se não estiver amarrado", explica.

Na falta de pulgas e carrapatos, aves como a garça, a galinha e o pardal se alimentam de pequenos roedores, peixes e outros insetos, como os cupins. O piolho, então, não deixaria nenhum bicho na saudade. Ele é o único dos três que não tem predador direto", diz.

Isso porque ele se alimenta do sangue que suga da sua cabeça, por isso coça.

Os piolhos são transmitidos por meio do contato direto com uma pessoa que os tenha. No caso do piolho da cabeça, você pode adquiri-lo, por exemplo, encostando sua cabeça na de outra pessoa. Além disso, emprestar objetos de uso pessoal também pode garantir a transmissão.

O calor do secador e da chapinha, por exemplo, pode até matar os piolhos adultos, mas não tem efeito sobre as lêndeas, que vão eclodir em pouco tempo e reinfestar a cabeça da criança.

1 copo de vinagre de sidra ou de maçã; 1 copo de água morna. Misturar um copo de vinagre com um copo de água morna. Depois, espalhar esta mistura em todo o couro cabeludo e cobrir o cabelo com uma touca, deixando agir por aproximadamente 30 minutos.