É verdade que paracetamol faz mal?

Perguntado por: egouveia . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.2 / 5 18 votos

Recomendação é fazer uso conforme as indicações contidas na bula. A Anvisa alerta que o uso indiscriminado de paracetamol para alívio de dores e febre após a vacinação contra Covid-19 pode levar a eventos adversos graves, incluindo hepatite medicamentosa e morte.

paracetamol 750 mg: 1 comprimido, 3 a 5 vezes ao dia. Não exceder 5 comprimidos, em doses fracionadas, em um período de 24 horas. Advertências: o paracetamol não deve ser administrado por mais de 10 dias para dor ou para febre por mais de 3 dias.

A principal preocupação de segurança com o paracetamol é a toxicidade hepática após a ingestão de doses elevadas supraterapêuticas, que pode ser fatal se não for adequadamente tratada.

CONCLUSÃO: A eficácia analgésica da dipirona foi superior à do paracetamol.

Evite o uso prolongado do medicamento. No caso do paracetamol, o tempo máximo de consumo é de 10 dias, em caso de dor, e 3 dias, nos quadros de febre. A exceção é a indicação médica de uso prolongado; Quando o sintoma não melhora, apesar da medicação, é preciso investigar.

"O paracetamol pode ser prejudicial para o fígado, e especialmente no caso de crianças é comum ocorrer uma superdosagem." Se a dosagem for demasiada, o paracetamol pode levar a danos graves no fígado e até mesmo a insuficiência hepática, alerta Müller-Schwefe.

O mecanismo de ação do paracetamol não está totalmente elucidado, mas uma teoria científica sugere que a substância atua de uma forma semelhante na Cox 3. Alguns analgésicos ainda são combinados com outros ativos, como a cafeína anidra, que também tem a capacidade de inibir a sensação de dor.

Em geral, em casos de dor ligeira, o paracetamol é o fármaco recomendado em primeira linha. Quando a dor estiver associada a inflamação, o ibuprofeno pode ser a primeira opção, de acordo com a patologia associada do doente.

“Entre os analgésicos e antitérmicos, o paracetamol é uma droga seguríssima. Tão segura que até os hepatologistas a receitam, inclusive para pacientes que tenham doença crônica de fígado, desde que não se ultrapasse 3 a 4 gramas diários”, esclarece.

Veredicto final. Ambas as substâncias são analgésicos eficazes e redutores da febre. O ibuprofeno funciona um pouco mais rápido e tem efeito mais duradouro, além de reduzir inflamações. O paracetamol é comparável em alguns aspectos, mas não tem as mesmas propriedades anti-inflamatórias.

Quem tem histórico de alcoolismo ou alguma doença hepática não deve utilizar paracetamol pois pode sobrecarregar ainda mais o fígado. Porém, para quem não sofre dessas doenças, tomar uma dose de bebida alcoólica de vez em quando, enquanto se trata adequadamente com o medicamento, não traz problemas.

Em pacientes com hipertensão, é sabido que diversos medicamentos podem ocasionar descontrole dos níveis pressóricos, como os anti-inflamatórios não hormonais (AINHs)1. Uma alternativa tradicionalmente segura de analgésico aos AINHS nos pacientes hipertensos seria o paracetamol.

O paracetamol é o ingrediente ativo nos produtos TYLENOL® e em diversos medicamentos vendidos com ou sem receita médica. O paracetamol reduz a febre e proporciona alívio temporário de dores leves a moderadas, tais como: dores de cabeça. dores nas costas.

É inegável a eficácia de paracetamol como analgésico e antitérmico. Considera-se um mito a idéia de que dipirona supere os efeitos de outros fármacos – ácido acetilsalicílico, paracetamol e ibuprofeno – nas mesmas indicações (ver Uso Racional de Medicamentos: temas selecionados de número 9, em 2004).

Isso acontece porque a dipirona apresenta mais efeitos colaterais, como a sensação de fraqueza e a redução rápida da temperatura corporal.

O paracetamol é bom para a dor de garganta, sendo um dos componentes farmacológicos mais indicados para o alívio de qualquer tipo de dor. A preferência por ele acontece por ter um consumo amplamente seguro para a maioria das pessoas e apresentar baixo risco de efeitos adversos.

Pode ser tomado com ou sem alimentos.

A dose diária total recomendada de paracetamol é de 4000 mg (8 comprimidos de Paracetamol 500mg ou 5 comprimidos de Paracetamol 750 mg) administrados em doses fracionadas, não excedendo 1000 mg/dose (2 comprimidos de Paracetamol 500 mg ou 1 comprimido de Paracetamol 750 mg), em intervalos de 4 a 6 horas, em um período ...

Não há uma regra. Cada organismo reage em um tempo específico. Porém, normalmente, o paracetamol age em aproximadamente 15 a 30 minutos após administração oral. Com a ajuda do paracetamol, utilizado sempre com orientação médica, é bem provável que seu bebê melhore.

Dipirona e paracetamol não são a mesma coisa ainda que sirvam para tratar a dor e a febre. A diferença é que apenas a dipirona age como antiinflamatório.