É verdade que os tubarões têm medo de golfinho?

Perguntado por: ealmada . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Tubarões tem medo de golfinhos? Sim! Esses fascinantes mamíferos pisciformes, embora estereotipados como seres dóceis e brincalhões (que realmente são), também são animais totalmente selvagens e que sabem muito bem enfrentar predadores mortais na natureza.

A) A semelhança encontrada entre os tubarões e os golfinhos deve-se a um processo evolutivo de convergência adaptativa, no qual, seres de ancestrabilidade distinta migram para ambientes que apresentam as mesmas carcterísticas e passam a sofrer processos de seleção semelhantes – processos que levam à permanência dos ...

Além disso, os tubarões não têm preferência nenhuma por alvos humanos: os “ataques”, na maioria das vezes, se dão pela curiosidade que esses animais sentem ao perceber movimentações na superfície – o que é o caso de surfistas e banhistas, mas não de mergulhadores.

Os tubarões não temem, necessariamente, os golfinhos. Acontece é que, os golfinhos têm várias maneiras de se defender contra os tubarões. Incluindo um mecanismo para assustar tubarões e até machucá-los à distância, uma espécie de som em frequências específicas (pulsos sonoros)..

Nova Zelândia - Golfinhos protegem nadador de tubarão | Waves.

O que é mais assustador do que um tubarão? Dois tubarões.

são os tubarões tigres e também os tubarões brancos. são os que mais caçam outros tubarões. Claro que também existe exceções, como por exemplo as orcas, conhecidas até como baleias assassinas, orcas assassinas e algumas delas também caçam tubarões.

As orcas são os maiores predadores dos oceanos.
As orcas são uma obra prima da natureza em se tratando de engenharia biológica. Elas são muito grandes e muitos velozes; além disso, o que as coloca no topo da cadeia alimentar é a sua inteligência e comunicação.

Entre os primeiros, o campeão em velocidade é a orca (Orcinus orca), com 55 km/h. Já no grupo dos tubarões, o mako-cavala (Isurus oxyrinchus) é o mais rápido, com 50 km/h.

As orcas não têm predadores naturais. Dependendo de onde vivem, as orcas podem comer peixes, arraias, tubarões, baleias, focas, pinguins e muito mais. Elas também são conhecidas por caçar grandes tubarões brancos.

Se eles se tocarem, um tubarão irá instintivamente se afastar muito, muito rapidamente. Então, se você estiver realmente fazendo contato físico com um tubarão – com qualquer outra parte de seu corpo – as chances são de que ele simplesmente vai te libertar e nadar para longe.

Ataques de tubarão no mergulho são raríssimos, saiba disso desde já. Os encontros com esses peixes maravilhosos são muito especiais e empolgantes. Normalmente eles fogem da presença humana, evitam o confronto pois a maioria deles não é agressivo. Basta não invadir o espaço deles a ponto de se sentirem ameaçados.

Embora selvagens, nadar com os tubarões pode ser um passeio bem interessante e muito seguro. Para que tudo ocorra de maneira tranquila, é importante contratar uma boa empresa e ir aos lugares certos.

Tubarão-branco
De acordo com o Arquivo Internacional de Ataque de Tubarões, do Museu de História Natural da Flórida (EUA), o grande tubarão-branco (Carcharodon carcharias) aparece como o principal causador de ataques letais contra os seres humanos.

Os predadores dos golfinhos são as orcas, os grandes tubarões e principalmente o homem.

Além de o animal ter uma rápida cicatrização, que pode servir de inspiração para medicamentos para humanos, cientistas descobriram que ele é capaz de detectar campos elétricos ao seu redor, o que facilita a obtenção de alimento tanto em mar aberto quanto no solo marinho.