É verdade que os olhos são a janela da alma?

Perguntado por: abrites . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Os olhos são as janelas para a alma. Esta frase do poeta norte americano Edgar Allan Poe mostra a importância do olhar. Os olhos representam nosso humor, afeto, atenção e têm sua própria voz. O olhar é tão valorizado que há milênios os egípcios já maquiavam a região dos olhos.

Logo, a alma se abre em múltiplas janelas, pelo ouvido, pela língua, pelo nariz, pelos olhos, e sempre na intenção de acariciar algo que, em alguns casos, seria impossível se fazer com as mãos.

“Os olhos são o espelho da alma porque refletem direta e imediatamente os processos energéticos do corpo.

Em Mateus 6.22-23 encontramos um texto que, se interpretado literalmente, pode trazer dificuldades a deficientes visuais. Vamos ao texto: “Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas.

Segundo pesquisadores americanos, a alma humana estaria localizada no cérebro.

Os olhos é o espelho da alma, porque ele mostra o que está dentro de cada um de nós, ele expressa nossos sentimentos da maneira que enxergamos ou podemos ver. Porque, como imagina em sua alma, assim ele é. (Prov. 23:7).

Quantas coisas transmite um olhar? confiança, rejeição, felicidade, tristeza. Há olhares que acalmam, transmitem amor, calma, segurança, outros são capazes de nos causar medo, desassossego.

Ter uma alma inquieta, do tipo que está sempre em busca de descobrir, explorar o mundo e se desenvolver, é fantástico. Por outro lado, carregar um turbilhão de sentimentos dentro de si e não saber como lidar com eles pode ser bastante desconfortável, afinal a paz espiritual é essencial para ser feliz.

A cobiça dos olhos é uma tentação mental, tentação que vem através do domínio da mente.

O Salvador com frequência abria física e espiritualmente os olhos dos cegos. Abrir nossos olhos para as verdades divinas, literal e figurativamente, prepara-nos para sermos curados da incapacidade mortal de ver além das aparências.

As janelas, ou esquadriais, são as responsáveis pro trazer iluminação natural e ventilação para os ambientes. Elas têm um papel fundamental no bem-estar de quem ocupa o ambiente, afinal, ninguém quer ficar olhando para as paredes. Além disso, também servem como elemento decorativo, dando charme e beleza para fachadas.

O olho é um símbolo da percepção das coisas, entendido como o elo entre o mundo interior e o exterior – por isso, também é ligado à clarividência. Muitas doutrinas entendem que ele é capaz de liberar energias positivas e negativas; o “mau-olhado” e o “olho gordo”, na cultura brasileira, representam bem essa ideia.

Ter brilho nos olhos significa estar pronto para qualquer problema, não se importando se o final será feliz ou não. É colocar-se na dianteira dos fatos, muitas vezes antecipando-os pela lógica e pelo conhecimento de outros fatos já cravados em nossa história pessoal e coletiva, seja ela recente ou não.

Pesquisas têm observado que o contato visual mútuo intenso é sinal de interesse recíproco. Esse olhar sustentado entre duas pessoas que já se conhecem denota admiração e amor.