É verdade que omeprazol faz mal para o estômago?

Perguntado por: edomingues9 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Até o momento não foram encontradas evidências de que seu uso prolongado possa causar algum dano para o paciente. O que pode ocorrer é o aumento de alguns efeitos adversos -sem maior gravidade – no uso de longo prazo(1), como por exemplo náuseas, dor de cabeça e diarréia.

O lote do medicamento genérico usado para o tratamento de úlceras gástricas foi fabricado pela Eurofarma Laboratórios S.A e era válido até 12/2017. De acordo com o comunicado de recolhimento voluntário apresentado pela empresa, o lote do Omeprazol apresentou desvios de qualidade relacionados à rotulagem.

Quais os principais?

  • Pantoprazol.
  • Omeprazol.
  • Lansoprazol.
  • Vanoprazana.
  • Sucralfato.
  • etc.

Se o médico receitar pantoprazol, os resultados serão tão bons quanto se tivesse receitado o omeprazol”. >> O brasileiro gasta muito com saúde? A conclusão é compartilhada por outro estudo semelhante, publicado em 2008 por pesquisadores da Universidade de Ulm, na Alemanha.

O uso contínuo (por algumas semanas) de omeprazol é recomendado para o tratamento de algumas doenças do estômago, sendo que em alguns casos o tratamento prolongado é necessário. Até o momento não foram encontradas evidências de que seu uso prolongado possa causar algum dano para o paciente.

A simeticona é um ingrediente ativo muito eficaz para aliviar os sintomas associados a gases e dores causadas por um estômago inchado.

Para sintomas de dor e queimação: os medicamentos normalmente utilizados nesses casos são inibidores da bomba ácida como o omeprazol, anti-histamínicos H2 como a ranitidina.

Alimentos que foram fritos ou empanados, por exemplo, aumentam a secreção de suco gástrico durante a digestão. Por isso, a preferência deve ser sempre por alimentos bem cozidos, assados ou grelhados, com quantidades moderadas de óleo na preparação.

Faça várias refeições ao dia
Por isso, o ideal é fazer de quatro a cinco refeições por dia e, nos intervalos, comer porções pequenas de frutas ou bolachas de água e sal ou maisena, que não são muito gordurosas. Tome cuidado com as frutas, que não podem ser ácidas. Algumas boas opções são maçã, pêra, banana e mamão.

Quantas vezes por dia posso tomar omeprazol? A posologia geralmente indicada na bula é de que adultos tomem a dose oral de 20 mg, administrada uma vez ao dia antes do café da manhã. Porém, o ideal é sempre ter o acompanhamento médico para o uso contínuo do omeprazol.

O omeprazol liga-se às bombas de prótons, provocando a sua inativação. Essa inativação das células parietais do estômago pelo omeprazol consegue reduzir a produção de ácido em até 95%, motivo pelo qual esse fármaco é o medicamento de eleição para o tratamento das doenças gástricas relacionadas com a acidez.

Após a detecção da impureza chamada N-nitrosodimetilamina (NDMA), a Anvisa suspenderá a importação, o uso e a comercialização do insumo farmacêutico ranitidina, fabricado pela Saraca Laboratories Limited, localizada na Índia.

Antiácidos, analgésicos e antibióticos podem aliviar o desconforto estomacal. Os remédios só devem ser tomados sob prescrição médica, pois a automedicação tende a mascarar a causa e ainda pode piorar o quadro.

Dor de estômago e diarreia
Podem ser sintoma de gastroenterite, sendo que é recomendado beber muitos líquidos, como água, soro caseiro ou chá e tentar estimular o apetite com alimentos leves, como biscoito maisena, arroz branco ou fruta, por exemplo.

Medidas para aliviar os sintomas da dor de estômago

  • Ingerir batata crua, que é um antiácido natural;
  • Colocar uma bolsa de água morna na região do estômago;
  • Beber água para hidratar e aliviar a digestão;
  • Ingerir pera ou maçã cozida.

Diversas pesquisas apontam que tanto o Omeprazol – o mais famoso dos IPBs – quanto os demais medicamentos da “família zol” (Pantoprazol, Exomeprazol, Lansoprazol, Dexlansoprazol e Rabeprazol) possuem o mesmo mecanismo de ação e são equivalentes com relação ao efeito e tempo de duração do tratamento – normalmente, entre ...

Aumento do risco x frequência do uso
Após um ano de uso de um medicamento como Omeoprazol, Pantoprazol ou lansoprazol, a probabilidade do paciente desenvolver câncer de estômago aumentou cinco vezes.