É verdade que o tatu come defunto?

Perguntado por: erezende . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

e sim eles vão se alimentar dos cadáveres. porque no geral eles são animais onívoros. eles comem plantas. animais insetos.

A alimentação do tatu é onívora, por isso tem uma dieta bastante variada, incluindo fontes de alimento animal e vegetal. Assim, ele pode comer insetos, répteis, plantas ou frutas.

Este último é uma referência à crença popular de que a espécie se alimenta de cadáveres, o que não está longe da realidade: onívoro, o Euphractus sexcinctus se alimenta de uma vasta gama de plantas e animais, inclusive carniça.

A veterinária e supervisora de Fauna, do Naturatins, Grasiela Pacheco, conta que de uma maneira geral, os tatus, são reservatórios naturais de parasitas causadores de enfermidades, como a doença de chagas e a hanseníase.

O tatupeba (nome científico: Euphractus sexcinctus), também conhecido como papa-defunto, peba, peludo, tatu-cascudo, tatu-de-mão-amarela, tatu-peludo, tatupeva e tatupoiú é um tatu da América do Sul encontrado em grande parte do Brasil, norte da Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Suriname.

diferença número 3 a carapaça do tatu peba possui pelos enquanto a do tatu. verdadeiro não possui pela u. a diferença de número 4 o papa tem orelhas pequenas encontra o verdadeiro em orelhas maiores diferenças 5 a cabeça do peba. tem um formato triangular que o verdadeiro tem a cabeça mais estreita e comprida.

Segundo ele, pesquisas mostram que o Tatu é reservatório de inúmeras doenças, entre elasHanseníase, Leishmaniose e Doença de Chagas. E o risco não está somente em comer a carne do animal, mas também nos atos de caçar ou criar o bicho.

Ficam na toca durante o dia, saindo a noite a procura de alimento.

Desde dezembro de 2009, contam com um projeto aprovado pela Fabesp - Fundação de Apoio à Pesquisa da Bahia para o desenvolvimento da atividade local.De cor castanha e comprimento médio de 40 centímetros, o tatu tem hábito noturno. Só à noite sai da toca, que cava fazendo túneis profundos para se abrigar.

Uma coisa engraçada é que estes dois animais têm dentes! Algumas espécies de tatus chegam a ter 90 dentes.

Alimentam-se principalmente de carne, predando pequenos marsupiais e roedores, mas não significa que não se alimente de insetos também.

“A carne do tatu pode ser contaminada com outros microrganismos, não só os fungos, porque o tatu pode ficar doente com a coccidioidomicose e com a paracoccidioidomicose — que é um outro fungo -, mas também pode ser infectado por Trypanosoma cruzi, o agente da doença de Chagas, e tem sido relatado o bacilo da lepra — a ...

O IBAMA faz um alerta para que a população não consuma carne de tatu, que pode provocar micose pulmonar e, de acordo com pesquisas recentes nos Estados Unidos e Espírito Santo, no Brasil, os bichos são depósitos de micróbio transmissor da hanseníase.

Tem gosto de frango
Em português, a espécie é conhecida como tatu-galinha por causa do sabor da carne, diz Danilo Kluyber, veterinário-chefe do Projeto de Conservação do Tatu-canastra, patrocinado pelo zoológico de Naples, na Flórida.