É verdade que o rato vira morcego?

Perguntado por: lsales . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

– É impossível! Você está enganado, nunca um rato viraria um morcego, pois são animais diferentes! Essa é uma verdade estabelecida pela ciência.

Ao longo do dia, os ratos se escondem na toca para fugir dos predadores. O esconderijo dos roedores depende dos hábitos de cada espécie. As ratazanas são mais presentes em lixões e esgotos. Já o rato-preto gosta de armazéns, onde encontra grande quantidade de alimento estocado.

Os ratos são considerados animais sinantrópicos e algumas espécies silvestres possuem um papel ecológico muito importante na cadeia alimentar pois, além de realizarem o controle populacional de pequenos roedores, eles são alimentos para muitos predadores.

corujas

Como todas as criaturas vivas, o morcego faz parte de uma cadeia alimentar que harmoniza o ambiente. Os predadores dos morcegos são corujas, gaviões, morcegos carnívoros e a ave anu-branco.

Lugares altos e de pouca circulação. Como foi citado no início, eles gostam de se alojar em lugares que não têm uma grande circulação de pessoas, sendo comum a sua presença em edifícios muito altos, ou mesmo em espaços deixados entre os telhados.

O aroma do óleo essencial de hortelã é repulsivo para ratos. Você pode usar isso para espantar os roedores. Impregne chumaços de algodão com o óleo de hortelã e deixe nos locais infestados.

Isso porque embora sejam capazes de comer quase tudo quando estão com fome, os ratos são atraídos pelo cheiro de frutas e cereais, ou seja, por alimentos que já fazem parte da sua dieta naturalmente. Além disso, eles também são mais propensos a atacar alimentos com grande concentração de açúcares.

Os ratos emitem guinchos agudos. Você pode ouvi-los principalmente à noite, quando a movimentação dos animais fica mais intensa. Se a colônia estiver numerosa, os ruídos se tornam ainda mais fortes. Sons similares a passos humanos indicam que os roedores podem estar percorrendo o forro do telhado, por exemplo.

Assim como todos os outros animais do mundo, os ratos são importantes para o equilíbrio ecológico. Na natureza, vivem nas matas, brejos, margens de rios. São parte da cadeia alimentar, pois são presas de aves como falcões, águias e corujas, além de cobras e outros animais.

Ratos tem visão dupla, não conseguem fundir a imagem captada em uma só. Cada olho se move numa direção diferente, dependendo da posição da cabeça. São capazes de enxergar por cima da cabeça deles, o que é uma grande vantagem em ambientes naturais já que são caçados por muitos animais como aves predadoras.

Segundo a bióloga, o rato doméstico come praticamente qualquer coisa que esteja por perto, e isso pode incluir coisas que você nem espera, como grãos, insetos e lixo. Mas o queijo não é, de alguma forma, a comida preferida desses animais.

Use canela como repelente
Além de muito utilizada na cozinha, a canela exala odor que pode servir como repelente natural contra os morcegos. É uma maneira doméstica que funciona, de modo que basta espalhar bastante canela em pó na área infestada por esses animais.

O morcego e seu vasto simbolismo
Por estar ligado à escuridão, afinal é um animal de hábitos noturnos, possui simbologias relacionadas à morte, especialmente no cristianismo. Mas para alguns essa morte também pode ter o aspecto de renovação – ou seja, o antigo precisa morrer para o novo nascer.

Não é verdade!
Rato é rato e morcego é morcego. Um não se transforma no outro. Uma pessoa conta essa história, ela vai se espalhando e a coisa vai tomando uma proporção gigantesca.