E verdade que o ovo aumenta o colesterol?

Perguntado por: adias . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 17 votos

Ovos não aumentam o mau colesterol. Houve uma “difamação” de alimentos perfeitamente saudáveis. O exemplo mais clássico disso são os ovos, que estão entre os alimentos mais saudáveis que você pode ingerir.

Apesar de o colesterol alimentar estar relacionado à elevação do colesterol no sangue, os maiores vilões para que isto ocorra são grande ingestão das gorduras trans e gorduras saturadas, menor participação de alimentos fontes de colesterol como o ovo e o camarão.

Alimentos que aumentam o colesterol ruim

  1. Margarina. No processo de fabricação da margarina, a ligação das moléculas de gordura é alterada, recebendo o nome de “trans”. ...
  2. Leite integral e derivados. ...
  3. Embutidos. ...
  4. Carnes gordas. ...
  5. Frituras em geral. ...
  6. Industrializados. ...
  7. Açúcar de mesa. ...
  8. Xarope de milho.

Ainda segundo a Mayo Clinic, um ovo grande contém cerca de 186 mg de colesterol - e cada um destes 186 mg encontram-se na gema. A clara de ovo não contém colesterol. Por isso, se comer um ovo (com gema e clara), é importante limitar outras fontes de colesterol provenientes da alimentação durante o resto do dia.

O pão, por ser uma fonte de carboidratos, pode aumentar a taxa do colesterol; por isso, é importante ter cautela ao comer uma grande quantidade durante o dia.

De acordo com especialistas, depende de como o café é preparado. Segundo Debora Meireles, nutricionista de Porto Alegre, o modo de preparo do café que não é prejudicial para o colesterol é o filtrado.

Experimente, para emagrecer, espremer meio limão em um copo de água com adoçante e tomar meia hora antes do desjejum, do almoço e do jantar. Além das propriedades emagrecedoras, o limão ajuda a baixar o colesterol, a desintoxicar e alcalinizar o sangue e ativa o sistema imunológico.

O colesterol alto é um vilão silencioso e só pode ser descoberto através de um exame laboratorial que mostrará a quantidade de HDL e LDL e triglicerídeos presentes no sangue.
...
COLESTEROL ALTO: SINTOMAS

  • dores no peito;
  • falta de ar;
  • fadiga;
  • dores nas pernas;
  • queda de pelos nas pernas;
  • pele fria;
  • palidez nos dedos.

Os alimentos que mais aumentam o colesterol são a gema dos ovos, o bacon, a pele da carne das aves, a manteiga, o creme de leite, a nata, as frituras, as salsichas, e embutidos e a carnes.

No entanto, quanto mais alta estiver a concentração de colesterol no sangue, mais ele se acumulará nas paredes das artérias. Isso é um problema, porque a deposição de gorduras pode levar à formação de placas — ateromas — que podem obstruir o fluxo sanguíneo. Nesse caso, o quadro é conhecido como aterosclerose.

Linhaça e chia: ricos em ômega 3 e fonte de fibras, que diminuem a absorção de gordura do colesterol; Frutas: ameixa, maçã, laranja, pera e limão são ricas em fibras, elas ajudam a aumentar o nível de colesterol bom. Além disso, são ricas em vitamina C, sendo ainda mais poderosa no combate ao colesterol alto.

Colesterol alto: cardiologista elenca os quatro piores alimentos para o problema

  • Carne processada.
  • Carne vermelha.
  • Frituras.
  • Doces.

No entanto, a prevenção do problema, seu diagnóstico e tratamento devem ser acompanhados pelo seu médico de confiança.

  1. Vitamina de goiaba com aveia. A vitamina de goiaba com aveia é um excelente remédio caseiro para ajudar a diminuir o colesterol. ...
  2. Suco de tomate. ...
  3. Suco de laranja com berinjela. ...
  4. Chá vermelho.

Uma das substituições recomendadas é a troca dos refinados por integrais – no caso do pão, o integral tem mais fibras que ajudam no controle do colesterol, assim como a aveia. Por isso, no café da manhã, a dica é optar sempre pelo pão integral, além do queijo branco, peito de peru, leite desnatado e também as frutas.

Ou seja, quem tem colesterol alto pode comer banana, e o ideal é que ela faça parte de um cardápio equilibrado e bem calculado quanto ao volume de carboidratos. E mais: ela é bem melhor do que opções refinadas, como pães, bolos, massas e biscoitos.

1 - Ajuda a controlar o colesterol: A batata doce é uma boa fonte de fibras solúveis, principalmente a pectina, que ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue, prevenindo assim as doenças cardiovasculares, como infartos, derrames e outras complicações.