É verdade que o óleo de rícino afina o cabelo?

Perguntado por: isouza . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

O óleo de rícino afina ou engrossa o cabelo? Essa é outra dúvida comum. A resposta é que pode ajudar a engrossar, pois os óleos vegetais deixam os fios mais encorpados e pesados, por isso ele é ideal para quem tem cabelos finos e deseja aumentar seu volume.

Óleo de rícino no cabelo fino
Os óleos vegetais são ótimos para deixar os fios mais pesados e encorpados. Sendo assim, o óleo de rícino é perfeito para você que tem os fios finos.

O óleo de rícino pode ser adicionado tanto no cabelo seco quanto molhado, sem outros ingredientes. Ele ajuda no fortalecimento do couro cabeludo e no crescimento dos fios.

Possíveis efeitos colaterais
O óleo de rícino, quando utilizado por via oral, de forma excessiva ou em quantidades maiores do que as recomendadas, pode causar efeitos colaterais, como cólicas intensas, náuseas, vômitos, diarreia, inchaço abdominal, tontura, alucinações, dificuldade respiratória e desidratação.

óleo de argan

Qual melhor óleo para afinar o cabelo? O melhor óleo para afinar o cabelo ou pelo menos deixar a impressão de que o cabelo mais fino é um que seja hidratante. O óleo de argan, de coco e de amêndoas são boas opções.

Óleo de coco afina o cabelo
Sim, ele pode afinar os fios. O produto puro é bem gorduroso e pode formar uma película no cabelo. Com o uso frequente do óleo de coco, os resíduos acumulados passam a dificultar a absorção de água, contribuindo para o afinamento dos fios. O ideal é evitar o uso frequente em cabelos finos.

O que é o afinamento dos fios? A nossa estrutura capilar é composta pelo fio, pelo bulbo, glândulas sebáceas, folículo piloso e outros. O afinamento dos fios é causado pelo enfraquecimento ou entupimento desse folículo piloso, que pode ocorrer por diversos motivos, como dito anteriormente.

Dicas de como encorpar as pontas ralas do cabelo

  1. Corte os fios para fortalecer. ...
  2. Use produtos adequados. ...
  3. Evite chapinha e secador no dia a dia. ...
  4. Siga um cronograma capilar. ...
  5. Não esfregue os fios com força na toalha no pós banho. ...
  6. Faça umectação capilar.

O óleo de rícino afina ou engrossa o cabelo? Essa é outra dúvida comum. A resposta é que pode ajudar a engrossar, pois os óleos vegetais deixam os fios mais encorpados e pesados, por isso ele é ideal para quem tem cabelos finos e deseja aumentar seu volume.

Veja cinco dicas para acabar com o problema.

  1. Invista em produtos com fórmulas fortalecedoras. O primeiro passo é iniciar um tratamento intensivo com produtos específicos para cabelos danificados. ...
  2. Hidrate o cabelo regularmente. ...
  3. Reduza o uso de secador e chapinha. ...
  4. Corte as pontas! ...
  5. Evite procedimento químicos.

A principal causa de um cabelo ser fino é a genética, ou seja, as pessoas nascem com essa característica. Mas o que também acontece é de algumas pessoas adquirirem essa condição ao longo da vida em virtude de alguns fatores, como: Queda de cabelo. Alteração nutricional.

O afinamento capilar é uma questão que afeta tanto homens quanto mulheres, temporária ou permanentemente. Entre as causas mais comuns do afinamento estão a genética, estresse, dieta inadequada ou outras razões específicas de gênero, como queda de cabelo devido à gravidez ou menopausa.

A melhor hidratação para cabelos finos é com óleo de Argan e ômega 6. Máscaras que contém óleos na composição são ideais para quem quer fazer uma boa hidratação em casa.

Não é indicado dormir com óleo de rícino e nem máscaras capilares com esse ativo, pois a viscosidade do óleo é muito grande. Dessa forma, pode aumentar a oleosidade do couro cabeludo e, consequentemente, piorar a dermatite seborreica e outros tipos de dermatites.

Posso dormir com óleo de rícino no cabelo? Sim, você pode ficar com o óleo de rícino no cabelo a noite toda, desde que seja apenas nos fios. Esse tratamento é conhecido como umectação noturna. “Só não é indicado dormir com o produto aplicado ao couro cabeludo”, explica a tricologista Dra.

O óleo de ricínio tem ação laxante rápida e, por isso, promove uma evacuação aquosa entre 1 a 3 horas após a administração.

O óleo de coco pode deixar as madeixas mais alinhadas
Por deixar os fios mais alinhados, o óleo de coco pode criar um efeito mais esticado no cabelo, mas a presença do aminoácido lisina também contribui, já que deixa a estrutura do fio mais lisa.