É verdade que o miojo causa câncer?

Perguntado por: ifigueiroa . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

A notícia de que o macarrão instantâneo contém alguma cera que causa câncer não é verídica.

Aumento do colesterol ruim no sangue; Maior acidez no estômago e, consequentemente, gastrite e refluxo; Síndrome metabólica (conjunto de enfermidades geradas pela resistência à insulina); Por fim, aumento do peso.

Embora não exista comprovação científica de uma relação direta entre o uso de um tempero e o desenvolvimento de tumores, sabe-se que alguns deles podem provocar ou piorar o refluxo, que é um dos principais fatores de risco para o câncer de estômago e esôfago.

7 alimentos poderosos contra o câncer

  1. Espinafre. Os vegetais de folhas verde-escuras trazem muitos benefícios para a nossa saúde, mas é o espinafre que mais se destaca na prevenção do câncer. ...
  2. Uvas de cor escura. ...
  3. Castanha-do-pará ...
  4. Alho. ...
  5. Salmão. ...
  6. Goiaba. ...
  7. Molho de tomate.

A notícia de que o macarrão instantâneo contém alguma cera que causa câncer não é verídica. Várias pessoas que possuem uma vida corrida e atarefada costumam alimentar-se de macarrão instantâneo, o conhecido “miojo”, pois ele tem preparo fácil e rápido.

Frutas ricas em vitamina C
Ajudam na prevenção de diversos tipos de câncer, principalmente o de estômago. São exemplos: laranja, limão, abacaxi, acerola, goiaba e caju.

As causas mais comuns de morte por câncer são os cânceres de:

  • pulmão (1,76 milhão de mortes)
  • colorretal (862 mil mortes)
  • estômago (783 mil mortes)
  • fígado (782 mil mortes)
  • mama (627 mil mortes)

Um Macarrão Instantâneo Integral
Para quem ainda não conhece, há uma versão especial de miojo para o dia a dia: o macarrão instantâneo integral! A marca Levit traz essa opção mais saudável que, além de ser fonte de fibras, é um macarrão instantâneo vegano.

O consumo exagerado miojo pode fazer mal para a saúde, pois, normalmente, possui grandes quantidades de sódio, gordura e conservantes em sua composição. Além disso, cada pacote de miojo, por norma, contém o dobro da quantidade de sal recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 4 g por dia.

Basicamente, o miojo é um alimento pobre em fibras e proteínas e rico em carboidratos, gorduras e sódio. Os ingredientes que fazem parte de sua composição são normalmente aqueles típicos do macarrão, como por exemplo farinha, sal e gordura vegetal.

Salgado ou doce, inteiro ou moído, o amendoim se destaca entre os petiscos brasileiros. Mas aos olhos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ele não é tão inocente: pode conter aflatoxinas, que causam problemas como câncer no fígado.

“Ajinomoto, Arisco, Kitano, Sazón, todos esses contêm substâncias que podem causar mal à saúde”, acrescenta Danielle. Ainda de acordo com a nutricionista, os danos são vários, podendo variar desde alergias cutâneas até náuseas, vômito, enxaquecas, asma, taquicardia, tonturas, hipertensão arterial a até mesmo depressão.

O câncer tem causa multifatorial, mas a obesidade, por exemplo, é a segunda principal causa do câncer, atrás apenas do cigarro”, diz. No caso da paçoca, a Anvisa detectou teores de aflatoxinas acima do limite permitido. Segundo a agência, produtos fora da especificação não podem ser consumidos pela população.

Resultados: os entrevistados citaram sete plantas medicinais utilizadas no tratamento e na prevenção do câncer: babosa (Aloe vera sp), erva-de-lagarto (Casearia sylvestris), noz-pecã (Caraya illionensis), quebra-pedra (Phyllanthus niuri), cocão (Erythroxylum argentinum), madressilva (Lonicera sp) e carrapicho rasteiro ...

O câncer surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados proto-oncogenes, que a princípio são inativos em células normais.

Em pequenas quantidades, como parte de uma dieta sau- dável, a ingestão de açúcar não promove o câncer. O consumo exagerado, no entanto, pode aumentar o risco da doença por meio de dois mecanismos.