É verdade que o limão cura gastrite?

Perguntado por: ocavalcanti . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 9 votos

é verdade ou mito que suco de limão puro cura gastrite? Absolutamente mito. A fruta cítrica e o abacaxi são contraindicados no cuidado da gastrite, assim como bebidas com cafeina e hortelã. Consulte seu especialista para orientações.

Embora seja um fruto ácido, o limão pode ajudar a reduzir queimação estomacal devido ao seu alto teor de ácido cítrico, que ao ser ingerido, é oxidado e funciona como um agente bloqueador do ácido do estômago, comportando-se como um “alcalinizante". isto é, um neutralizante da acidez interna, o que estabiliza o pH.

Laranja lima, banana, maçã, goiaba e mamão estão na lista de frutas liberadas, já que não agridem o estômago. Os seus sucos também podem ser ingeridos sem medo. A reposição dos lactobacilos é importante para povoar o estômago com bactérias benéficas e, assim, para a cura da gastrite.

Laranja-lima, banana, maçã, goiaba, peixe, frango, gengibre e suco verde são alguns dos alimentos com efeito positivo no processo de digestão e podem amenizar os sintomas da gastrite. Por isso, o consumo é recomendado no dia a dia. Pessoa com gastrite deve estar atenta à qualidade do café da manhã.

Assim como o leite, também acredita-se que tomar água ameniza a queimação, mas não existe nenhuma relação nisso. Há quem costume tomar muita água logo depois de comer para tentar evitar esses sintomas, mas, na verdade, esta atitude pode até piorar o quadro, prejudicando a digestão.

Suco de batata-inglesa
Tome 1 colher (sopa) em jejum ou 30 minutos antes das refeições; Este suco também pode ser consumido quando sentir os sintomas da gastrite; Tome este suco durante 2 semanas.

Beber água pela manhã auxilia nos níveis de acidez provocados por problemas estomacais, como a gastrite. Para quem tem esse problema a dica é beber água antes da primeira refeição diariamente para diminuir possíveis desconfortos.

Como exemplo são destacados a Cura do Limão para Diabetes e mais sobre Alcoolismo, Angina do Peito, Artrite, Asma, Bronquite, Cálculos Biliares, Cálculos Renais, Câncer, Celulite, Cistite, Doenças do Coração, Dores de Cabeça, Gastrite, Gripe, Insônia, Sarampo, Tabagismo e Tosse.

Se consumida da forma correta, pode beber todos os dias. Isso vai melhorar os índices de vitamina C do seu organismo e facilitar sua digestão. Não há uma contraindicação, mas não ultrapasse o limite de uma vez por dia Isso já é o suficiente para obter todos os benefícios da água com limão.

Purifica o organismo, é diurético.
Desta forma, as toxinas são libertadas mais rapidamente mantendo o tracto urinário saudável. O ácido cítrico dos limões ajuda a maximizar a função das enzimas, estimulando o fígado e ajudando a desintoxicação.

A nutricionista Adriana Stavro recomenda a ingestão de 200 ml de suco de limão puro por dia para garantir a quantidade recomendada de vitamina C para adultos. Como é difícil medir essa quantidade ao se chupar limão, ele pode ser espremido e diluído em 250 a 350 ml de água, sem a adição de açúcar.

Uma boa dica no tratamento de gastrite é a adoção de uma dieta rica em vegetais, frutas, proteínas e gorduras saudáveis. Esse tipo de alimento pode ajudar a controlar a inflamação, previne deficiências de vitaminas, minerais e antioxidantes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

A resposta para essa pergunta é sim. O ovo pode ser incluído na dieta de quem tem gastrite, mas desde que seja cozido (ou mexido) e servido apenas com um pouco de sal. O uso de temperos (como pimentas e ervas), azeite ou manteiga - alimentos mais agressivos para o estômago - deve ser cortado nesse período.

Suco de Acerola, Maracujá, Pêssego e laranja: Um suco riquíssimo em vitamina C, oferece propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, sendo uma boa opção não apenas para o estômago, mas para todo o corpo!