É verdade que o limão corta o efeito do antibiótico?

Perguntado por: lgalvao . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.2 / 5 11 votos

Os flavonoides do limão agem sobre algumas bactérias por terem propriedades antissépticas e antibióticas, e dessa forma a fruta auxilia a prevenir e controlar infecções causadas por esses micro-organismos, principalmente na mucosa bucal e na garganta.

Quais alimentos podem prejudicar a absorção dos remédios
Há situações que merecem cuidado redobrado. Exemplo: a pectina, fibra encontrada na maçã, ameixa, goiaba e mexerica, pode atrasar a absorção de fármacos à base de paracetamol, como o Tylenol.

Dito isso, não tem problema em tomar "agua com limão " e tomar medicamentos em seguida. O único porém é se o medicamento precisa ser tomado em jejum, neste caso você deve tomar o medicamento primeiro e aguardar cerca de 30 minutos para tomar outros remedios, se alimentar ou tomar a "agua com limão".

Certos alimentos devem ser evitados durante o tratamento com antibióticos, especialmente glúten, laticínios e açúcar. Eles são alergenos muito comuns, especialmente se a droga estiver lutando contra qualquer fonte potencial de inflamação ou processo de doença subjacente.

Bebidas alcoólicas não podem fazer parte da alimentação diária durante o uso de antibióticos já que podem piorar os efeitos colaterais, como náusea, dor abdominal, ondas de calor, batimento cardíaco rápido ou irregular, dores de cabeça, tontura e sonolência.

Como melhorar o seu intestino e imunidade após antibióticos:

  1. Adicione prebióticos e probióticos. Tomar um suplemento de probióticos pode melhorar a saúde intestinal e ajudar a reabastecer as bactérias boas em seu microbioma. ...
  2. Evite os alimentos processados. ...
  3. Fique ativo.

Quando você toma antibióticos, considere um complexo de vitamina B junto com ele. Ou tomar um multivitamínico que contenha 25 mg de B1 (tiamina), 25 mg de B2 (riboflavina), 50 mg de B3 (niacina), 50 mg de B6 (piridoxina), 400 mcg a 800 mcg de ácido fólico, 10 mcg de B12 e 50 mg de biotina e B5 (ácido pantotênico).

Alguns antibióticos podem, sim, sofrer alterações quando entram em contato com o cálcio presente no leite. Por isso é recomendado que se tome o medicamento com água e que seja respeitado um intervalo de mais ou menos 2 horas até a ingestão de leite ou laticínios.

De acordo com o órgão, a cafeína eleva a toxicidade da medicação. Dessa forma, pode intensificar efeitos indesejados como, por exemplo, taquicardia e agitação. Algo semelhante pode acontecer quando a cafeína for ingerida com o ciprofloxacino. A pessoa poderá apresentar dor de cabeça, insônia e náusea.

Tomar o produto com o estômago vazio (1 hora antes ou 2 horas depois das refeições). Se o paciente apresentar distúrbios gastrintestinais com o uso do produto, tomá-lo no início das refeições. CONTRA-INDICAÇÕES: Em pacientes que têm hipersensibilidade a qualquer outra penicilina.

Cafeína: presente no café, chá, chocolate e em alguns refrigerantes, reduz a absorção de muitos medicamentos podendo interferir no tratamento, à medida que reduz os efeitos terapêuticos.

O ácido cítrico dos limões ajuda a maximizar a função das enzimas, estimulando o fígado e ajudando a desintoxicação. Os limões são ricos em vitamina C que é ótima para afastar constipações. São ricos em potássio, que estimula o cérebro e o sistema nervoso, bem como regula a tensão arterial.

O limão não afina o sangue. Yasmin explica que não existe nenhuma comprovação ou mecanismo fisiológico que indique qualquer efeito anticoagulante do limão.

Como exemplo são destacados a Cura do Limão para Diabetes e mais sobre Alcoolismo, Angina do Peito, Artrite, Asma, Bronquite, Cálculos Biliares, Cálculos Renais, Câncer, Celulite, Cistite, Doenças do Coração, Dores de Cabeça, Gastrite, Gripe, Insônia, Sarampo, Tabagismo e Tosse.

A administração simultânea da amoxicilina e de contraceptivos orais combinados, alopurinol e varfarina pode provocar alterações na absorção e no efeito desses remédios”, informa a farmacêutica.

Probióticos e prebióticos
Estudos sugerem que tomar probióticos – também conhecidos como bactérias saudáveis – é uma forma segura de prevenir diarreia causada pelos antibióticos, ajudando também a diminuir o inchaço e restaurar o equilíbrio da microbioma.

Entre ser ingerido e começar a inibir a ação das bactérias no organismo, o medicamento antibiótico leva cerca de 30 minutos.

Pesquisadores da Universidade da Virgínia, nos EUA, mostraram que antibióticos podem interferir na capacidade do organismo de combater uma doença. Isso porque, ao afetarem bactérias comuns que habitam o intestino, esses medicamentos acabam também por enfraquecer o sistema imune.