É verdade que o leite corta o efeito do remédio?

Perguntado por: amaldonado7 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Por ser um alimento muito rico em cálcio, o leite pode diminuir o efeito de alguns medicamentos, especialmente dos remédios usados no tratamento de problemas da tireoide, de alguns antibióticos ou dos suplementos de ferro.

O leite não corta efeito da medicação.

Não tome remédio com leite
“Algumas substâncias se ligam ao cálcio do leite, formando um complexo que não pode ser absorvido pelo organismo, diminuindo a ação do medicamento”, explica. O ideal é tomar o remédio com água.

Medicamentos e alimentos podem interagir entre si, interferindo na recepção do organismo ao remédio. O Leite é um alimento e, por isso, estimula a produção de sucos digestivos. Vários medicamentos podem perder seus efeitos ao serem degradados pelo suco gástrico liberado pelo organismo.

"É bom lembrar que tentar enganar a criança, misturando o remédio a bebidas, não é recomendado, porque leite e sucos, por exemplo, podem neutralizar o efeito do medicamento.

O limão faz cortar o efeito de qualquer remédio? De uma forma geral, não.

De acordo com o órgão, a cafeína eleva a toxicidade da medicação. Dessa forma, pode intensificar efeitos indesejados como, por exemplo, taquicardia e agitação.

“Se você vai tomar antibiótico ou anti-inflamatório, é importante estar alimentado para proteger o órgão.” Os remédios devem ser engolidos com água. Beber leite ou refrigerante junto pode prejudicar o efeito.

Em relação às bebidas, farmacêuticos recomendam que medicamentos como antibióticos sejam misturados na água e não devem ser ingeridos com leite, pois o alimento reduz o seu efeito.

Cuidados de administração O ibuprofeno comprimido revestido pode ser tomado com leite ou comida, se ocorrer azia ou dor estomacal ocasional. O efeito começa aproximadamente 30 minutos após administração. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

O leite é uma substância de pH neutro, bem mais alto que o pH do estômago. Se o seu pet ingerir um veneno ácido, o leite irá neutralizar e retardar a absorção. Mas, se o veneno for de caráter básico, o leite irá potencializar o efeito e acelerar a absorção, podendo matar o animal rapidamente.

Olá, bom dia! Sim a senhora pode continuar com a amamentação normalmente.

Alguns antibióticos podem, sim, sofrer alterações quando entram em contato com o cálcio presente no leite. Por isso é recomendado que se tome o medicamento com água e que seja respeitado um intervalo de mais ou menos 2 horas até a ingestão de leite ou laticínios.

O ibuprofeno é um agente anti-inflamatório não esteroidal (não derivado de hormônios) que inibe a produção de prostaglandinas (substâncias que estimulam a inflamação), o que gera atividade anti-inflamatória (reduz a inflamação), analgésica (redução, até supressão, da dor) e antipirética (redução, até supressão, da ...

Antiácidos podem diminuir o efeito dos antibióticos, pois reduzem a absorção do princípio ativo, que, geralmente, tem pH ácido. Por isso, é indicado tomar o antiácido no mínimo uma hora depois da ingestão do antibiótico.

Não é aconselhável porque o cálcio do leite pode degradar o antibiótico.

Apesar de muita gente acreditar que não há interferência do leite na absorção das medicações, existem alguns fármacos que podem ter sua absorção alterada (como por exemplo a digoxina e a ranitidina). A losartana não tem seu efeito reduzido pelo leite, porém o ideal é sempre tomar as medicações com água.

Existem vários tipos de remédios que não devem ser ingeridos com leite, no entanto, os mais comuns incluem:

  • Remédios para a tireoide, como a Levotiroxina;
  • Alguns antibióticos, como Levofloxacina, Quinolona, Tetraciclina ou Norfloxacino;
  • Suplementos de ferro, muito usados no tratamento de anemia.

Não, a água é um veículo de vai se misturar a medicação sem interferir na absorção da mesma pelo organismo. Não há restrição a este procedimento.

Anticonvulsivantes como a fenitoína, carbamazepina, fenobarbital, primidona, topiramato, oxcarbamazepina e a lamotrigina são drogas que podem diminuir os efeitos dos anticoncepcionais.

Anti-inflamatórios: a bebida aumenta a eliminação do medicamento pelo corpo, o que acarreta em diminuição do efeito do medicamento. Pode haver uma sobrecarga do fígado já que a bebida e o medicamento vão ser metabolizados no órgão.