É verdade que o inhame aumenta a imunidade?

Perguntado por: hramires . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Para a imunidade, a vantagem é que o inhame tem vitamina C, A e diversas vitaminas do complexo B, contribuindo, assim, para a manutenção das funções biológicas, além de estimular a produção de células de defesa e ajudar na eliminação de toxinas do organismo.

O ideal é consumir o inhame cozido, assado ou no vapor, nunca cru. Mas, é importante lembrar que, apesar de saudável, o tubérculo é uma fonte de carboidratos e pode ser calórico. Assim, a quantidade recomendada é de apenas uma porção ao dia. Por outro lado, grávidas e lactantes devem evitar o consumo.

Consumir inhame algumas vezes na semana pode ajudar pacientes e não pacientes a terem um sangue mais purificado, uma vez que uma de suas principais características é a ação desintoxicante. Isso significa que ele auxilia na eliminação de toxinas do sangue por meio da pele, rins e intestino.

É importante saber que assim com a mandioca, por ser uma raiz, o inhame não pode ser ingerido cru, porque assim apresenta substâncias tóxicas. Por isso, mãos à obra: é preciso lavar e cozinhá-lo (por 40 minutinhos ou até ficar macio).

Uma das principais características do inhame é ter uma ação desintoxicante e depurativa. Assim, auxilia na eliminação das toxinas do sangue por meio da excreção dessas substâncias por meio da pele, rins e do intestino.

No caso destes alimentos ricos em carboidratos, a recomendação é substituir, no lugar de acrescentar. No café da manhã, comer inhame, por exemplo, no lugar do pãozinho francês. Em cada prato, a mesma quantidade: 100 gramas.

O consumo de inhame por 30 dias contribui para a elevação dos níveis de estrógenos e redução da sintomatologia apresentada.

Mas, além do oxalato, o inhame contém outras substâncias irritantes e a combinação delas pode causar edema na boca, coceira e vômito, evoluindo para mais complicações às vezes. Por isso, o melhor é consumi-lo cozido e evitar comê-lo cru.

Para descascar
Para contornar o incômodo, deixe o alimento de molho durante seis horas antes de consumi-lo. Dessa forma, pode ser utilizado inclusive cru, em vitaminas e sucos.

Por seu poder anti-inflamatório, pode ser usado em hemorroidas, artrites, cataporas, reumatismos, pleurisias, nevralgias, neurites e eczemas. Comer inhame também ajuda a baixar a febre e a combater a sinusite e a apendicite.

Ao G1, o médico também explicou que não há motivos para se preocupar com o consumo do inhame, principalmente, porque ele possui nutrientes benéficos ao corpo humano.

Ajuda a limpar o sangue e eliminar toxinas, bem como combater gripes e resfriados. Se você quer se beneficiar de todas essas propriedades para a saúde e boa forma, confira como fazer receitas de suco de inhame com leite e outros ingredientes chave e bom apetite!

  • Fonte de nutrientes essenciais: O inhame é rico em vitaminas, como vitamina C, vitamina A, vitaminas do complexo B e minerais como potássio, ferro e cálcio. ...
  • Promove a Saúde Digestiva: ...
  • Fortalece o Sistema Imunológico: ...
  • Equilibra os Níveis de Açúcar no Sangue: ...
  • Auxilia na Saúde Cardiovascular:

Benefícios do inhame
O inhame é um tubérculo conhecido por fornecer bastante energia para o organismo, sendo muito consumido por praticantes de atividade física, já que os carboidratos presentes nele ajudam a elevar a glicose no sangue de forma gradativa, estimulando a performance motora e a atividade cerebral.

O tubérculo em si é uma reserva de energia debaixo da terra: são os rizomas redondos, ricos em carboidratos, sais minerais e vitaminas. É um alimento rico em carboidrato, cheio de cálcio, ferro – tem tanto ferro na sua composição que é muito indicado para o tratamento da anemia!

Além de saboroso e ideal para consumir em diversas refeições do dia, o ingrediente também tem outra vantagem expressiva: seu baixo índice glicêmico não eleva os níveis de açúcar no sangue. Assim, se torna ideal para quem é diabético ou quer emagrecer.

A baba do inhame é responsável por criar irritação e alergia na pele e dificulta o manuseio. Para eliminar a baba do inhame simplesmente descasque ele cru usando luvas, corte como preferir e coloque numa bacia com água até cobrir e um pouco de vinagre (1 a 2 colheres de sopa de vinagre).

Com uma escovinha para legumes, lave bem os inhames sob água corrente, esfregando bem para tirar os pelinhos da casca. Transfira para uma panela média, cubra com água e leve para cozinhar em fogo alto. Quando começar a ferver, diminua o fogo e deixar cozinhar por mais 30 minutos, até ficarem macios.

A principal diferença entre o inhame e o cará é que o inhame tem a casca semelhante à da mandioca, mas a metade do seu tamanho. E o cará é alongado como a mandioca, mas a casca é lisa. Veja mais curiosidades sobre essas raízes: Inhame.

Bata o inhame com a água e o suco de limão no liquidificador por 2-3 minutos. Acrescente a maçã e o gengibre e bata novamente, até triturar tudo muito bem. Dica: para potenciar ainda mais os benefícios deste suco de inhame para aumentar a imunidade, prefira usar água de coco gelada no lugar da água filtrada.

Reduz a queda do cabelo
Dois nutrientes presentes no inhame contribuem bastante na redução da queda de cabelo: a vitamina B6 e o ferro. Por isso, o tubérculo ajuda a retardar a queda capilar e o aspecto grisalho dos fios, além de oferecer uma melhora na circulação sanguínea no couro cabeludo.