É verdade que o galo bota ovo?

Perguntado por: aespinosa . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 10 votos

Especialistas destacam que é raro que um galo coloque ovos, mas pode acontecer se o animal for hermafrodita. Ou seja, ter ao mesmo tempo um testículo e um ovário. "Nesse caso é uma mutação genética e existem duas situações: ele pode ser hermafrodita ou animais que têm tanto DNA feminino quanto masculino.

Na natureza, galinhas param de botar ovos quando têm acesso a menos de 12 horas de luz do sol por dia. Quando esse acesso se regulariza, elas retomam a produção a cada 24 a 72 horas.

equidnas

Sim, existem mamíferos que botam ovos. As equidnas e os ornitorrincos são dois exemplos. Os primeiros botam apenas um ovo, que passa mais dois meses na bolsa da mãe para se desenvolver depois da abertura da casca. Já o segundo bota de dois a três, cujos filhotes nascem em 14 dias.

Vesey, que conta com 16 mil galinhas em sua fazenda em Monmouthshire, no Reino Unido, ressalta que é doloroso para o animal ter que colocar ovos maiores.

O ritual de acasalamento mais comum é um galo realizar uma "dança" em torno da galinha. Ele arrasta suas asas enquanto caminha em círculo ao redor da fêmea. Na maioria dos casos, a galinha se afasta, então o galo a persegue e monta nela, iniciando o processo de inseminação.

As aves apresentam um sistema reprodutor masculino formado por dois testículos localizados no interior da cavidade abdominal aderidos à parede corporal por uma prega derivada do peritônio chamada mesórquio; um par de pequenos epidídimos e um par de ductos deferentes, fixados à parede dorsal do corpo, desembocando num ...

Mantenha um mínimo de oito, mas de preferência 12 ou mais galinhas juntamente com o galo, para que ele tenha que dividir sua atenção com o maior número possível de fêmeas. Os galos que são sexualmente ativos em demasia estressam as galinhas com suas tentativas constantes de acasalarem-se com elas.

A resposta é simples: pela cloaca, que é uma estrutura presente nas aves que parece uma bolsa. Ela dá saída para o sistema renal, o reprodutor e o gastrointestinal e está presente nos machos e nas fêmeas.

Vamos lá; o ovo não é a menstruação da galinha. Para uma galinha mestruar ela deveria ter um útero revestido por um endométrio e gerar o pintinho dentro desse órgão. A menstruação seria a queda desse endométrio devido a renovação da camada, a menstruação marca o final do ciclo e início de um novo.

A galinha não depende do galo para produzir ovos, porém a participação do macho é fundamental para que ocorra a fertilização deles. O galo é o fornecedor de espermatozoides que precisam se fundir com os óvulos da fêmea para que haja a fecundação.

No primeiro dia de vida, os pintainhos já apresentam duas fileiras de penas nas pontas das asas. Quando a fileira de baixo (mais próxima do corpo) for mais longa do que a externa, é fêmea. Quando as duas fileiras forem do mesmo tamanho ou a fileira de cima for mais longa, é macho.

Exemplos de animais vivíparos
Além da maioria dos mamíferos, algumas espécies de anfíbios, de répteis (viviparidade é observada apenas em alguns representantes da ordem Squamata), de peixes e até de alguns insetos, como alguns pulgões, são vivíparas.

Diferentes de seus parentes répteis, que às vezes dão à luz a seus filhotes, todas as espécies de aves põem ovos.

tubarão-lixa

Veras explicou que tubarões têm vários tipos de reprodução, entre eles existem os animais que colocam ovos, entre eles o tubarão-lixa.

De acordo com Wim, elas também se comunicam depois de botar um ovo: “Depois de botarem um ovo, elas cacarejam para mostrar onde ele está. Elas tentam convencer outras galinhas a botá-lo ali também, porque uma galinha bota um ovo para se reproduzir. O local de postura do ovo deve, portanto, ser seguro.”

"A casca do ovo só fica rígida, dura, quando entra em contato com o ar. Enquanto ela está em contato com o organismo, tem uma característica gelatinosa, o que facilita a saída do ovo", conclui.

Ovos de casca mole indicam, em geral, falta de cálcio na alimentação, problema que pode ser facilmente resolvido com uma suplementação do nutriente ou o fornecimento de uma ração de boa qualidade.

É uma questão de sobrevivência: as fêmeas têm um curtíssimo período fértil, apenas uma vez por ano, e os machos precisam aproveitar essa "janela". Eles se reproduzem durante 12 ou 14 horas seguidas com o maior número possível de fêmeas, o que esgota seus músculos e tecidos, levando-os à morte.

Pode comer galo? Apesar de menos comum por aqui, o galo também pode ser a estrela principal de alguns pratos. Como a carne é mais firme, o cozimento também é mais demorado. Na França, por exemplo, o animal costuma ser preparado no Coq au Vin, quando a ave é cozida com vinho.