É verdade que o frio é psicológico?

Perguntado por: rfernandes . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

É uma reação de proteção do organismo, que tende a buscar equilíbrio com o clima externo. Então, de acordo com a ciência, podemos afirmar que não, o frio não é psicológico (SOUZA, 2013).

Os hormônios da tireoide (T3 e T4), que regulam o metabolismo do corpo, são um dos principais responsáveis por algumas pessoas sentirem mais frio que outras. De acordo com Carneiro, os hormônios T3 e T4 “respondem” ao frio. Isso significa que a temperatura mais baixa aumenta sua quantidade.

O fato de algo ser psicológico NÃO significa que a pessoa seja louca; O fato de você sentir é derivado do que se processa, consciente ou inconscientemente, na sua mente; Se está na sua mente é real e é psicológico e tem relação com suas emoções, sentimentos e sensações.

Tente em um dia de frio sair do banho, cantar uma música ou simplesmente prestar atenção em uma música que está em sua cabeça. Quando mudamos o foco das sensações corporais para o auditivo, nós deslocamos a nossa atenção, provavelmente você sentirá menos frio, ou até, talvez, nem o perceba.

O frio pode reduzir nosso nível de vigília, nossa concentração e memória de curto prazo, entre outras funções cognitivas, especialmente em temperaturas abaixo de 10o C.

O frio é um processo sensorial. O calor é o processo de troca de energia entre corpos, devido à diferença de temperatura. Quando um ser vivo senciente perde calor, o nosso sistema nervoso periférico envia pulsos eletricos para nosso cérebro e então o cérebro produz uma defesa contra a perda de calor, chamada frio.

A Importância do inverno para a vida na Terra
Sem ele, seria impossível a renovação da vida no planeta. Algumas espécies de animais, por exemplo, hibernam no inverno, ou seja, dormem durante um longo período de tempo, visto que em alguns lugares o alimento torna-se escasso nesse momento.

Porém, fisicamente falando, não existe a grandeza “frio” e a grande maioria dos agasalhos não esquentam, eles apenas dificultam a troca de calor entre o nosso corpo e o ambiente. Para entendermos isso é preciso conhecer um forma de energia muito importante para a vida humana, o calor.

As três palavras existem na língua portuguesa e estão corretas: friorento, friento e friolento. São adjetivos e palavras sinônimas que se referem a uma pessoa que sente mais frio do que os outros ou a um lugar onde faz muito frio. A palavra friorento é a mais utilizada e a socialmente mais aceite.

Significado de psicrófilo: Pessoa que tem amor ao frio ou que prefere temperaturas baixas para se...

Sentir frio pode indicar problemas de saúde
Frio constante nas mãos e nos pés pode indicar um quadro de anemia, pois a falta de ferro no sangue, principal característica da condição, atrapalha a circulação.

Cada ser humano possui um temperamento e, dentre eles, existem 4 tipos de temperamentos que são considerados principais:

  • Sanguíneo;
  • Fleumático;
  • Colérico;
  • Melancólico.

O esgotamento psicológico é um termo que pode ser confundido com a fadiga, embora tenham certas diferenças. A fadiga mental está relacionada aos sintomas prolongados de estresse, ansiedade, depressão ou excesso de trabalho. Esse tipo de fadiga é diferente do esgotamento psicológico, por exemplo.

Para barrar a frieza emocional, é preciso investir no desenvolvimento do autoconhecimento e compreender como você funciona diante de diferentes situações cotidianas e das emoções que elas causam. Afinal, todos possuem a habilidade necessária para desenvolver e melhorar as próprias competências emocionais.

Nos dias cinzas, quando o organismo sente falta de luz, há uma quebra na produção de serotonina, conhecido como hormônio da felicidade. Esse hormônio afeta diretamente o humor, por isso, quanto menos serotonina no organismo, maior são as chances do indivíduo apresentar quadros de tristeza e depressão.

As quedas de temperaturas registradas durante o outono e o inverno podem aumentar em até 20% as chances de se ter um AVC (acidente vascular cerebral), de acordo com o Instituto Nacional de Cardiologia. Isso acontece porque a sensação de frio eleva a pressão arterial, uma das principais causas do problema.