É verdade que o fenótipo é influenciado pelo ambiente?

Perguntado por: ccastro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

O fenótipo de um organismo é resultado da interação de seu genótipo com o ambiente no qual se encontra. Dessa forma, as características de um mesmo organismo podem ser diferentes caso ele se encontre em ambientes muito distintos.

O meio ambiente é extremamente capaz de levar a alterações epigenéticas no DNA de maneiras extraordinárias. Um exemplo clássico é o estudo sobre as abelhas-rainhas e operárias, que apesar de terem sequências genéticas idênticas, são completamente diferentes em termos de comportamento, fisiologia e fenótipo.

Ou seja, seu fenótipo pode ser influenciado pelo genótipo (seus genes), mas ele também pode ser alterado por fatores ambientais e estilo de vida.

Fenótipo é o conjunto de traços (observáveis ou que podem ser mensurados) de um indivíduo. É resultado da interação do ambiente (fatores ambientais e estilo de vida) com o genótipo.

O que é Fenótipo? Fenótipo nada mais é que o conjunto de características que cada indivíduo tem. Altura, tipo de cabelo, textura de pele, cor dos olhos, tamanho do nariz são exemplos de sinais particulares que facilmente observamos nas pessoas. Tecnicamente, na biologia, esses atributos recebem o nome de fenótipo.

A interação genótipo x ambiente (GxA) é a mudança relativa no desempenho de um mesmo genótipo quando exposto a diferentes ambientes.

Certas situações do meio ambiente influenciam essas mudanças e isso pode passar de geração em geração. Se você toma muito sol, por exemplo, sua pele fica mais escura. Mas isso pode, no final das contas, afetar os gametas (células sexuais) e causar falhas no DNA de transmissão hereditária.

Em alguns casos, a expressão de genes em um determinado organismo pode ser influenciada pelo meio ambiente externo em que o organismo se encontra ou se desenvolve, bem como, o ambiente interno do organismo, neste caso, podemos incluir fatores ligados ao metabolismo e a influência de hormônios.

Os fatores ambientais são elementos naturais do meio ambiente, como água, solo, clima e luz, que influenciam o desenvolvimento e crescimento das espécies. Já os fatores antrópicos são aqueles causados pela ação humana.

A poluição na água, por exemplo, pode causar problemas gastrointestinais, e a poluição atmosférica relaciona-se com problemas respiratórios. Mas não é só a poluição que causa danos, o desmatamento, a introdução de novas espécies e várias outras ações podem colocar em risco a saúde da população.

O ambiente afeta o comportamento, assim como o comportamento afeta o ambiente. Essa é uma das principais proposições da psicologia ambiental, área que estuda a inter-relação entre o comportamento humano e o ambiente que o circunda, seja ele construído ou natural.

O genótipo pode ser definido como a constituição genética de um indivíduo, ou seja, o conjunto de genes recebidos do pai e da mãe. São esses genes, juntamente às influências do meio, que determinarão o fenótipo de um ser.

Nestes casos observamos dois tipos de fenótipos: o fenótipo dominante, no qual o fenótipo representa o genótipo que contém o alelo dominante; e o fenótipo recessivo, que representa o homozigoto para o alelo recessivo.

O genótipo é o código genético das células de um organismo, são as instruções que influenciam as características de um indivíduo, como a cor dos olhos ou do cabelo. Já o fenótipo é o traço que nós podemos ver expresso nas pessoas, na forma de característica física ou comportamento.

Fenocópia é o indivíduo cujo fenótipo, originado por influências principalmente ambientais, é idêntico ao fenótipo produzido por um determinado genótipo, de certo modo mimetizando um fenótipo produzido por um gene.

O genótipo é definido como a composição genética de um indivíduo, ou seja, o conjunto de todos os genes daquele organismo. O gene, por sua vez, pode ser definido como uma sequência específica de nucleotídeos do DNA que armazena as informações hereditárias.

O primeiro pesquisador a entender como ocorria esse processo foi Gregor Mendel. Por isso é considerado o Pai da Genética. Presente em nosso dia a dia, a genética nos ajuda a entender não só o processo de hereditariedade mas também o mecanismo de desenvolvimento de muitas doenças (animais e vegetais).

- Genes: são unidades de informação hereditária que formam os cromossomos, formados por sequências especiais de centenas ou milhares de pares de bases nitrogenadas (A-T ou C-G). São eles que determinam tanto as características próprias da espécie humana, quanto as características próprias de cada indivíduo.

Os genes estão localizados nos cromossomos e ocupam um lugar bem definido nessa estrutura. O lugar que um gene ocupa em um cromossomo é chamado de locus gênico.

Escolha 1 resposta: a) O genótipo sempre determina completamente o fenótipo.

O melhoramento genético animal realizado em circunstâncias de interação genótipo-ambiente significativa tende a apresentar resultados menos eficazes, considerando-se o ganho genético para uma dada característica ser reduzido pelas diferentes performances dos touros para cada ambiente.