É verdade que o etanol evapora?

Perguntado por: umorgado5 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

A gasolina é um composto orgânico formado por vários hidrocarbonetos, enquanto o etanol é mais simples, constituído por apenas um hidrocarboneto. Por conta disso, o álcool evapora muito mais rápido do que a gasolina.

Tal decorre da evaporação da água sobre a pele. O álcool é mais volátil do que a água, apresentando maior pressão de vapor saturado do que ela na mesma temperatura, evaporando mais rapidamente então nas mesmas condições.

78 ° C

O ponto de ebulição do etanol é de cerca de 78 ° C. Acima desta temperatura, o álcool torna-se gasoso e evapora-se bastante ao longo do tempo de cozedura.

A gasolina normalmente começa a evaporar ao atingir a temperatura de 50º C, enquanto o etanol só entra neste processo em temperaturas acima dos 70º C", explica o engenheiro.

Embora ambos sejam eficientes como combustível para seu carro, eles possuem uma eficiência energética um tanto quanto diferente. De forma geral, podemos dizer que o álcool possui um rendimento energético menor do que a gasolina, o que gera um impacto econômico direto para o motorista que abastece com o mesmo.

Como já dissemos, não há qualquer malefício em misturar etanol e gasolina no tanque do seu veículo. Portanto, abastecer com os dois combustíveis é tão bom quanto abastecer com apenas um deles.

Embora a gasolina dure por mais tempo em comparação com o etanol, ela também é mais cara. E em um cenário de consecutivos aumentos no preço do combustível, é muito importante saber como economizar nessas horas.

Existe uma famosa regra que se o preço do etanol for 70% do preço da gasolina seria mais vantajoso abastecer com ele. Mas, pela evolução técnica dos motores e do próprio etanol, hoje, essa proporção pode chegar a até 75% e esse valor é impactado por outras características do funcionamento dos motores.

A bebida alcoólica tem apenas uma pequena parte de água, mas seu organismo não entende a presença de tanto líquido. Logo, aumenta a diurese, principal razão pela qual o álcool desidrata o corpo. Do mesmo modo, quando o álcool é absorvido pelas células da parede intestinal, ele acaba atrapalhando a absorção de água.

Em suma, a combinação de álcool e atividades no mar é uma mistura perigosa. Em conclusão, os efeitos do álcool comprometem a coordenação motora, o julgamento e a percepção, aumentando significativamente o risco de acidentes e afogamentos.

Por ser aquecido, o álcool evapora e assim pode ser consumido também por crianças, no local de trabalho e por pessoas com restrição ao álcool.

Álcool adicionado em um líquido fervente e removido do calor: 85% permanece. Álcool inflamado (flambar): 75% permanece. Sem calor, guardado por uma noite: 70% permanece.

Quando consideramos diversos líquidos diferentes, notamos que o mais volátil será o que tiver maior pressão de vapor. Por exemplo, digamos que há três recipientes abertos, sendo que no primeiro, temos água; no segundo, temos álcool (etanol); e no terceiro, temos éter (etoxietano), todos na mesma quantidade.

O álcool aumenta a condutividade térmica do ar, abaixando sua temperatura. D O calor latente de ebulição provoca uma diminuição da temperatura do álcool, esfriando a pele.