É verdade que o estresse emagrece?

Perguntado por: ivasques . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

Entre os prejuízos físicos, esse mal psicológico contribui com alterações de peso, fazendo com que o paciente oscile no índice de massa corporal. Apesar de existir casos em que a ansiedade emagrece, geralmente, as pessoas tendem a engordar.

Isso acontece porque a depressão está diretamente ligada a produção de neurotransmissores como a dopamina e a serotonina, sendo o intestino um grande produtor dos mesmos.

Casos de ansiedade de curta duração causam muitas vezes uma redução aguda no apetite, em que algumas pessoas podem passar alguns dias comendo bem menos do que o normal, conscientemente ou não. Quando acontece esse déficit de calorias num curto prazo, a ansiedade emagrece.

De forma geral, a perda de peso não intencional pode ser devido a alterações gastrointestinais, doenças neurológicas, problemas na tireoide, como hipertireoidismo, doença pulmonar obstrutiva crônica e doenças infecciosas, como tuberculose e AIDS, por exemplo.

A perda de peso involuntária de mais de 4,5 kg (10 libras), ou 5% do peso do corpo em um período de alguns meses, é preocupante. Os exames são realizados com base nos sintomas da pessoa e nos achados do exame físico. Não costumam ser necessários muitos exames para identificar a causa da perda de peso.

Estresse engorda? 4 dicas para evitar que a mente atrapalhe o emagrecimento

  1. 1 – Faça um lanche saudável. De preferência, comendo algo doce, como uma fruta, por exemplo. ...
  2. 2 – Pratique exercícios divertidos. Eles são importantes para manter a saúde na rotina. ...
  3. 3 – Busque autoconhecimento. ...
  4. 4 – Descanse a mente.

Priorize proteínas e carboidratos
O nutriente mais importante para engordar de maneira saudável é a proteína. O músculo é feito de proteína e, sem ela, a maioria dessas calorias extras pode acabar em gordura corporal. Alimentos ricos em proteínas incluem carnes, peixes, ovos, laticínios, legumes, nozes e outros.

Cloridrato de fluoxetina, de sertralina e de bupropiona são os mais recomendados em consultório.

Sintomas: Estresse pode tomar diferentes formas e contribuir para sintomas de doenças. Os sintomas mais comuns incluem dor de cabeça, desordens do sono, dificuldade de concentração, temperamento explosivo, estômago perturbado, insatisfação no trabalho, moral baixo, depressão e ansiedade.

A tristeza gera em nosso organismo uma diminuição muito notável de energia. Além disso, sentimos a necessidade de limitar nossas relações sociais, que nos incomodam, o barulho pode até nos perturbar, até mesmo o de nosso próprio ambiente se torna algo ruim, e preferimos de longe a solidão.

De acordo com a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), em um processo de emagrecimento saudável, geralmente perdemos de meio quilo a 2 quilos por semana.

Desvie o foco da comida e busque fazer outras atividades, como ouvir música e assistir a um filme. Assim, tenha sempre uma alternativa para deixar o alimento de lado e relaxar.

A perda de peso é comum nas pessoas com câncer e, muitas vezes, o primeiro sinal perceptível da doença. 40% das pessoas apresentam perda de peso inexplicável ao serem diagnosticadas, mais de 80% das pessoas com câncer avançado perdem peso. A perda de peso é mais comum em pessoas com tumores sólidos.

A avaliação deve iniciar com a aferição e registro do peso, verificação do quanto foi perdido, comparado com o peso usual e a realização de história clínica e exame físico minuciosamente completos. Perda de peso clinicamente importante é definida como perda de 5% ou mais do peso usual em um período de 6 a 12 meses.

Uma forma de saber se você está perdendo peso na água ou experimentando uma redução de gordura é a velocidade em que isso acontece. Se você perder 1 quilo durante a noite, pode ser uma indicação de que seja peso de água.