É verdade que o chiclete é feito de couro de boi?

Perguntado por: rgarcia . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Você sabia que o chiclete que masca vem de uma gelatina extraída do couro bovino? Criadores de Mato Grosso (Acrimat) nas redes sociais. Intitulada 'Do boi, só não se aproveita o berro”, as peças mostram a quantidade de mercadorias produzidas a partir de derivados bovinos.

Depois de tratada, a pele bovina é chamada de couro e utilizada na fabricação de bolsas, de calçados, de revestimentos (bancos de avião, carros, sofás, etc.) e de material esportivo (como bolas, tênis, chuteiras e luvas de goleiro); e até mesmo na confecção de roupas de luxo.

Os tendões e ligamentos é que são transformados em gelatina e geleias, além de produzir óleos lubrificantes e graxas para couros e máquinas.

Ingredientes: Goma base: edulcorantes naturais: sorbitol, manitol, umectantes: glicerina, triacetina; aromatizantes; estabilizante: lecitina de soja; edulcorantes artificiais: acesulfame-k, aspartame. NÃO CONTÉM GLÚTEN. CONTÉM FENILALANINA.

Os chicletes Marukawa são fabricados no Japão e têm como base a "goma arábica", que é derivada de uma árvore. Cada caixinha tem 4 unidades (bolinhas) dentro. Cada caixinha tem no total 5,4 gramas.

Também há uma crença popular para o descarte do chiclete: no asfalto. É importante ressaltar que isso, na verdade, contribui com a poluição da cidade, podendo custar bastante dinheiro aos municípios para a limpeza.

Antigamente, ela era feita a partir da seiva de uma árvore, mas atualmente é utilizada uma resina sintética de origem mineral, feita com derivados do petróleo. Essa goma-base é uma substância aprovada por diversos órgãos responsáveis pela vigilância sanitária ao redor do mundo, como a Anvisa no Brasil.

Ao mascar chiclete, portanto, você deve ser capaz de fortalecer os músculos da parte inferior da face para conseguir uma mandíbula mais musculada e mais definida. Infelizmente, há muito poucas evidências conclusivas sobre a capacidade da goma de mascar de melhorar o maxilar.

O que é o couro legítimo? Caracterizado por ser uma matéria-prima muito nobre, o couro legítimo é extraído da pele de animais, como boi e carneiro. Também chamado de couro natural, ele normalmente é confeccionado em um curtume e passa por várias etapas de fabricação, desde a extração até o resultado final.

No que consiste o couro de boi? Assim como os outros diversos tipos de couro, o couro de boi é a parte retirada da pele do animal para ser usado na confecção de produtos como, bolsas, cintos, carteiras, etc. Este tipo de couro é o mais utilizado para comercialização, devido ao baixo custo no mercado.

“Tem várias fontes de colágeno, mas a mais importante e a principal delas é a pele bovina. Nós extraímos o colágeno de onde tem a maior concentração dos três aminoácidos que compõem o colágeno, que é a pele do boi”, conta Walter.

O sal oferecido aos bovinos tem micro e macronutrientes que auxiliam na saúde e manutenção do peso. Portanto, a resposta para a pergunta por que o boi lambe sal é que existe uma necessidade de substâncias que podem estar faltando na pastagem. Com isso, a necessidade de consumo de sal surge.

A mudança faz parte da estratégia de consolidar Trident X como uma plataforma que quer fortalecer essa jornada sensorial do consumidor, com mais modernidade e se diferenciando dos outros produtos. Já no ano passado, a categoria recebeu uma nova identidade visual com embalagens também na cor preta.

Para entender melhor essa história, você precisa saber que o gosto doce da goma de mascar é caracterizado pela presença de compostos químicos naturais ou artificiais chamados edulcorantes.

“Além disso, mascar chiclete pode causar desequilíbrio muscular da mandíbula (se a pessoa mastigar de um lado mais que o outro) e, até mesmo, uma disfunção da articulação da sua mandíbula, causando assim, dores musculares, dores de cabeça, dores de ouvido e dor de dente”, revela.

“Os chicletes mais indicados são as gomas de mascar sem açúcar e com xilitol. Mascar chicletes sem açúcar aumenta a concentração de bicarbonato na saliva, o que é muito bom para restaurar o pH bucal”, diz a dentista.

ZAGZ-Livre de tabaco, vegano, sem OGM! 4 sabores para escolher: azul blazin, roxo frio, viagem tropical, original | Amazon.com.br.

Escolas que proíbem o consumo da goma de mascar durante as aulas não viram esta pesquisa da Universidade de Cardiff. De acordo com tomografias, o ato de mascar chiclete ativa o hipocampo - a área do cérebro responsável pela memória. Cientistas também associam o hábito a uma maior atenção e até à redução de stress.