É verdade que o chá de cebola corta menstruação?

Perguntado por: icapelo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Devido a essas propriedades, o chá de casca de cebola é comumente usado no tratamento de infecção urinária. Outro uso comum do chá de casca de cebola é para reduzir o fluxo da menstruação.

Além de nutritivo, o chá da casca de cebola auxilia na cura doenças causadas por inflamações, sobretudo no aparelho respiratório. O reforço na imunidade e a redução do inchaço corporal completam a lista de motivos para você preparar a bebida hoje mesmo.

O ideal é beber um copo do líquido antes de dormir, todos os dias. Para fazer, cozinhe uma porção de cascas em água por cerca de 20 minutos e em fogo baixo. Coe e está prontinho! O chá feito com as cascas da cebola serve para aliviar a tosse e outros sintomas de gripes e resfriados, como catarro e dor de garganta.

Outro uso comum do chá de casca de cebola é para reduzir o fluxo da menstruação. Muitas pessoas acreditam que as propriedades do chá podem diminuir a quantidade de sangue menstrual, basta tomar a bebida de duas vezes ao dia durante o periodo do fluxo.

Para suspensões curtas do ciclo menstrual, a opção mais utilizada costuma ser o medicamento Primosiston, que é uma pílula que age na produção hormonal, suprimindo a ovulação e, assim, influenciando na descamação do endométrio, responsável pela menstruação.

Assim como o alho, a cebola faz parte da lista de alimentos funcionais, com substâncias que auxiliam na prevenção de doenças do coração, diabetes, câncer e melhoram o sistema imunológico, fortalecendo o organismo como um todo.

Misturar cebola com água e gargarejar pode tratar a anemia. A anemia é um problema em que o corpo está sem ferro e as cebolas podem melhorar o nível de ferro. Quando o ferro é bem fornecido, os glóbulos vermelhos podem ser produzidos.

Modo de preparo

  1. Descasque e corte a cebola em quatro pedaços;
  2. Enquanto isso, leve a água para ferver;
  3. Baixe o fogo, adicione a cebola e espere quatro minutos;
  4. Desligue o fogo e espere o chá amornar;
  5. Coe, esprema o limão e adoce com o mel.

Fácil de preparar, o tempero fortalece a imunidade, tem ação antifúngica, anti-inflamatória e auxilia no funcionamento do organismo. Por isso, ao ser consumido a longo prazo, esse chá ajuda a diminuir sintomas de alergia, gripes e resfriados e é sobre as propriedades da erva aromática que vamos falar no post de hoje.

O boldo é uma planta muito utilizada na medicina popular brasileira para o tratamento de problemas digestivos e hepáticos, e o chá de boldo é inclusive um aliado dos atletas porque é bom para combater má digestão e gases em excesso, que podem atrapalhar o desempenho.

A casca de cebola, por exemplo, é riquíssima em antioxidantes, faz bem para a pele e contém alto índice de quercetina, um flavanoide com ação anti-inflamatória. A casca de alho também é rica em antioxidantes, principalmente zinco e selênio, que auxiliam no combate a diabetes e diminuem os risco de doenças cardíacas.

Pessoas que possuem um estômago mais delicado devem consumir o chá de casca de cebola e demais remédios caseiros à base desse vegetal em doses moderadas porque eles podem provocar acidez estomacal e gases.

Por fim, o chá de casca de cebola também é usado para prevenir o inchaço e a retenção hídrica, o que é interessante para quem busca emagrecer ou perder peso. Nesse caso recomendamos tomar 1-2 litros de chá de casca de cebola ao dia.

A casca de cebola roxa apresenta propriedades antialérgicas devido a presença de uma substância chamada quercetina, que é um dos flavonoides mais potentes.

A infusão de tomilho ajuda a interromper a menstruação de forma rápida e efetiva. Para isso, prepare um chá com esta erva medicinal e tome depois das refeições. Se desejar, adicione um pouco de mel para adoça. Essa fruta possui as propriedades ideais para parar a menstruação.

Chá para reduzir o fluxo menstrual
Chás de cavalinha, casca de carvalho e pé-de-leão causam contração dos vasos sanguíneos e, consequentemente, reduzem o fluxo.

O ácido mefenâmico apresenta eficácia em reduzir o fluxo menstrual excessivo em pacientes com menorragia (Fraser et al, 1981).

Mesmo com poucos estudos apontando que o limão pode diminuir o fluxo menstrual, ele não chega a ter um efeito impactante na sua menstruação – e não há contraindicação para essa fruta tão gostosa e versátil.