É verdade que o chá de carqueja emagrece?

Perguntado por: dinfante . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

O chá de carqueja emagrece? Não. Nenhum alimento de forma isolada promove o emagrecimento. No caso do chá de carqueja, ele é associado à perda de peso porque contém compostos antioxidantes que ajudam no processo inflamatório.

Além disso, a carqueja ainda ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, prevenir anemia e possui propriedades antiasmática, antibiótica, laxante, vermífuga, anti-dispéptica, antigripal, anti-inflamatória, depurativa, digestiva, antirreumática, diurética e emoliente.

apetite ela funciona muito bem para isso para diminuir o apetite se ela foi tomada antes das refeições. então a gente já tá começando a falar que realmente emagrece isso é muito importante pra você que gosto muito de a festinha de aniversário comer.

Quem deseja emagrecer pode encontrar no chá de carqueja um poderoso aliado. Primeiro porque ele possui efeito diurético, eliminando toxinas e edema causado pelo processo inflamatório do tecido adiposo. Segundo, existem alguns estudos que constataram um comportamento termogênico por parte do chá.

Tomar até 3 xícaras por dia. Para ter todos os benefícios do chá de carqueja deve-se tomar até 3 xícaras deste chá por dia.

Os chás verde com folhas de hortelã; maçã, pêssego, tangerina e romã; canela, gengibre e cravo; porangaba e hibisco com gengibre e limão-siciliano prometem queimar gordura e emagrecer.

Chá verde

1 Chá verde
O chá verde é famoso pela sua capacidade de acelerar o metabolismo, ajudando na queima de calorias. Além disso, ele possui propriedades antioxidantes que são benéficas para a saúde.

A carqueja é indicada como tônico estomáquico, antidiarreico e antirreumático. Sua função principal é regular o funcionamento do fígado e intestinos. Auxilia nos regimes de emagrecimento, sendo usada no tratamento de má digestão, cálculos biliares, doenças do baço e dos rins.

Por conter a função diurética, assim como o chá de cavalinho ou de hibisco, não é indicado durante a noite. No final do dia, prefira opções com efeito calmante, como o chá de maracujá ou de lavanda, que ajudam a reduzir a ansiedade e a dormir melhor.

"Só não é indicado ser consumido por períodos prolongados pois há o risco de toxicidade. Não existe um estudo que diga o tempo exato", explica Oliveira.

O consumo de carqueja deve sempre estar supervisionado por um médico competente. A planta é contraindicada principalmente para crianças, mulheres grávidas e lactantes. Alguns remédios utilizados no tratamento de diabetes e hipertensão podem ter interações negativas com o chá.

Coloque 1 colher de sopa de erva para cada 1/2 litro de água e ferva durante 15 minutos com o recipiente tampado. Deixe descansar 5 minutos antes de tomar. Deve-se consumir o chá no mesmo dia de preparo, podendo ser ingerido quente ou frio.

“Mas o ideal é esperar uma hora depois de comer para tomar a bebida, pois alguns estudos mostram que o chá pode inibir a absorção de alguns nutrientes”, complementa.

A Carqueja é uma planta com uma ação hepatoprotetora muito boa e indicada nos casos de má digestão e problemas do fígado em geral.

Empregada principalmente para a remoção de obstruções da vesícula e do fígado e para o fortalecimento da digestão, as folhas podem ser consumidas através do preparo de um chá. A receita é elaborada a partir de uma colher de sopa das hastes da planta picadas para uma dose de uma xicara de chá de água fervente.