É verdade que o chá de amora é bom para menopausa?

Perguntado por: aalbuquerque . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

O chá de amora atenua todos esses sintomas do período menstrual e também é indicado para as mulheres que enfrentam os sintomas típicos da menopausa, como insônia, ressecamento vaginal, ondas de calor, alteração na memória, entre outros.

Não há contraindicações, mas o recomendado é nunca ultrapassar três xícaras diárias. – Coloque 1 litro de água em uma panela (de ferro) e desligue o fogo quando a água ferver. – Despeje a água em um recipiente qualquer e adicione uma colher (sopa) das folhas secas da amora.

O chá de amora oferece efeitos quase imediatos, mas que são progressivos e podem demorar mais ou menos ao depender do organismo. A recomendação é que uma xícara de chá de folha de amora seja consumida toda manhã por 21 dias, para que depois haja um intervalo de 7 dias.

Chá de aquileia, alquemila e sálvia
A aquileia ajuda a manter a hidratação natural da pele, que fica dificultada na menopausa, e tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. O chá deve ser feito misturando-se as três folhas em um recipiente com tampa até que ressequem.

Alguns indivíduos podem apresentar reações alérgicas às folhas de amora, como coceira, inchaço ou erupções cutâneas. Além disso, o chá de amora pode ter um efeito laxante leve em algumas pessoas devido à presença de fibras.

Contraindicações do chá de amora
Pessoas que têm hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue) devem tomar cuidado no consumo do chá de amora, pois, como uma de suas características é controlar a quantidade de açúcar no sangue, o chá pode interagir com a medicação e causar a queda abrupta da taxa.

Coágulos de sangue que podem obstruir uma veia ou artéria, por exemplo: nas pernas ou pés, no pulmão, no coração, no sistema nervoso (AVC, mini-AVC ou sintomas temporários similares ao AVC, conhecidos como ataque isquêmico transitório), coágulos de sangue no fígado, estômago, intestino, rins ou nos olhos.

Amora Negra tem a propriedade de auxiliar a transição da fase reprodutiva para a não reprodutiva nas mulheres. Nessa fase chamada de Menopausa ou Climatério, as níveis de hormônios caem muito, causando desconfortos físicos e emocionais. Além dessa propriedade, também é um excelente antioxidante.

“A linhaça e a folha de amoreira são citadas na literatura, pois contêm grandes quantidades de fitoestrógenos, que são moléculas que possuem o efeito do hormônio estrógeno no organismo e ajudam a aliviar os sintomas da menopausa”, explica Bruno.

BENEFÍCIOS DA AMORA

  • - AJUDA A ATENUAR OS SINTOMAS DO CLIMATÉRIO / MENOPAUSA. ...
  • - PREVINE O ENVELHECIMENTO CELULAR PRECOCE. ...
  • - AJUDA NA SACIEDADE E APOIA AS DIETAS DE EMAGRECIMENTO. ...
  • - AUXILIA NO FORTALECIMENTO ÓSSEO. ...
  • - FORTALECE A IMUNIDADE. ...
  • - É AMIGA DO CORAÇÃO. ...
  • - AUMENTA O BEM-ESTAR. ...
  • - BENEFICIA A SAÚDE INTESTINAL.

O chá de amora possui propriedades hipotensoras por ser rica em potássio. A substância ajuda a diminuir a quantidade de sódio no sangue, abaixando a pressão. A receita do chá inclui 100 gramas de amora fresca e uma xícara de água. Aqueça o líquido, adicione a fruta, e deixe ferver por 10 minutos.

Quem sofre com dificuldades para dormir também pode se beneficiar do consumo do chá de amora. Isso porque ele combate problemas relacionados à insônia, já que tem propriedades calmantes.

É aconselhável preparar e consumir o chá no mesmo dia. O litro preparado do chá de amora pode ser consumido gelado ou quente, 3 vezes ao dia, entre as principais refeições. Você pode começar a tomar o chá de amora pela manhã, mas não é preciso tomá-lo, necessariamente, em jejum.

A Amora Miura é rica em vitaminas, minerais e nutrientes. Em consequência disso, possui propriedades antioxidantes, antifúngica, bactericida, anti-inflamatória e reguladora de hormônios.

O chá de folha de amora antes e depois das refeições auxilia no equilíbrio da glicose (açúcar) no sangue.

Tratamento natural para a menopausa

  1. Consumo de soja (glycine max) ...
  2. Tomar chá de cimicifuga (cimicifuga racemosa) ...
  3. Usar trevo-dos-pratos (trifolium pratense) como fitoterápico. ...
  4. Suplementar magnésio. ...
  5. Maca Peruana.

Oleaginosas e sementes. Castanhas, chia, linhaça, pistache, sementes de girassol e nozes são alimentos que possuem uma substância chamada de beta-sitosterol. Ela é responsável por controlar os níveis do hormônio cortisol e, consequentemente, aliviar o estresse.

Segunda fruta mais rica em vitamina C ficou popular no Brasil após campanha da Universidade Federal Rural de Pernambuco em parceria com a Globo. Antiestresse, benéfica para mulher na menopausa e prevenção ao câncer de próstata - esses são alguns dos benefícios da acerola.

O chá de amora pode ser um grande aliado na luta contra a balança devido ao seu forte poder diurético. As folhas deste fruto contêm fibras na sua constituição, importantes para quem pretende emagrecer, dado serem fundamentais para a regulação do trânsito intestinal e proporcionarem um aumento da sensação de saciedade.

O chá de amora pode ser feito a partir das folhas ou frutos. Para preparar com as folhas, a porção é de cinco a dez folhas de amora para cada litro de água. Caso queira adicionar a fruta, não existe uma quantidade máxima permitida, mas o ideal é não passar de uma colher de sopa por dia.

Quais os benefícios da amora? Vale destacar que a amora é rica em antocianina – uma substância que contém efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. Como resultado, esse alimento ajuda no emagrecimento, na imunidade, no bom funcionamento do intestino e também a prevenir a anemia e o envelhecimento precoce.