É verdade que o chá da folha da amora é bom para menopausa?

Perguntado por: amartins6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

O chá de amora atenua todos esses sintomas do período menstrual e também é indicado para as mulheres que enfrentam os sintomas típicos da menopausa, como insônia, ressecamento vaginal, ondas de calor, alteração na memória, entre outros.

Chá de amora para menopausa e menstruação
O chá da folha de amora também é utilizado para aliviar sintomas da menopausa. Por exemplo: as ondas de calor, e da cefaleia e irritação que ocorrem no período pré-menstrual. Isso se deve à presença de flavonoides, especialmente as isoflavonas, nas frutas vermelhas.

Não há contraindicações, mas o recomendado é nunca ultrapassar três xícaras diárias. – Coloque 1 litro de água em uma panela (de ferro) e desligue o fogo quando a água ferver. – Despeje a água em um recipiente qualquer e adicione uma colher (sopa) das folhas secas da amora.

Para obter os benefícios proporcionados pela planta é necessário utilizar o chá da maneira correta. De acordo com Tresmondi é recomendado tomar uma xícara de chá toda manhã por 21 dias e depois fazer um intervalo de 7 dias. “Você coloca uma folha de amora para uma caneca de água, mistura, abafa e desliga o fogo.

Chá de aquileia, alquemila e sálvia
A aquileia ajuda a manter a hidratação natural da pele, que fica dificultada na menopausa, e tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. O chá deve ser feito misturando-se as três folhas em um recipiente com tampa até que ressequem.

Contraindicações do chá de amora
Pessoas que têm hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue) devem tomar cuidado no consumo do chá de amora, pois, como uma de suas características é controlar a quantidade de açúcar no sangue, o chá pode interagir com a medicação e causar a queda abrupta da taxa.

Efeitos colaterais do chá de amora
Alguns indivíduos podem apresentar reações alérgicas às folhas de amora, como coceira, inchaço ou erupções cutâneas. Além disso, o chá de amora pode ter um efeito laxante leve em algumas pessoas devido à presença de fibras.

Quem não pode beber, cuidados e precauções
A bebida é contraindicada para gestantes, pessoas com hipoglicemia e alérgicos. Consumir diariamente mais de três xícaras de chá de amora pode causar diarreias e outras complicações no usuário.

Acredita-se que as folhas possuem substâncias com atividade semelhante ao estrógeno produzido pelos ovários, compostos estes chamados de fitoestrógenos.

Amora Negra tem a propriedade de auxiliar a transição da fase reprodutiva para a não reprodutiva nas mulheres. Nessa fase chamada de Menopausa ou Climatério, as níveis de hormônios caem muito, causando desconfortos físicos e emocionais. Além dessa propriedade, também é um excelente antioxidante.

Porém, ela pode durar qualquer período entre alguns meses a cerca de 8 anos (3, 6). Cerca de 1 em cada 10 pessoas pode vivenciar a transição de forma mais abrupta, com apenas alguns meses de irregularidade menstrual. Essas pessoas também tendem a relatar menos sintomas, como as ondas de calor (3).

BENEFÍCIOS DA AMORA

  • - AJUDA A ATENUAR OS SINTOMAS DO CLIMATÉRIO / MENOPAUSA. ...
  • - PREVINE O ENVELHECIMENTO CELULAR PRECOCE. ...
  • - AJUDA NA SACIEDADE E APOIA AS DIETAS DE EMAGRECIMENTO. ...
  • - AUXILIA NO FORTALECIMENTO ÓSSEO. ...
  • - FORTALECE A IMUNIDADE. ...
  • - É AMIGA DO CORAÇÃO. ...
  • - AUMENTA O BEM-ESTAR. ...
  • - BENEFICIA A SAÚDE INTESTINAL.

Para preparar com as folhas, a porção é de cinco a dez folhas de amora para cada litro de água.

Tanto a fruta quanto a folha da amora são ricas em ácidos fenólicos, carotenoides, flavonoides e antocianinas, compostos bioativos com propriedade anti-inflamatória que ajudam a manter a saúde das artérias, evitando doenças, como infarto, pressão alta.

Tenha uma alimentação saudável. A dieta tem um peso importante durante a menopausa, já que alguns alimentos podem desencadear ou agravar os sintomas. Sendo assim, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos ricos em cafeína ou em gorduras saturadas e açúcares pode ajudar a reduzir as ondas de calor.

Consuma Alimentos Ricos em Fitoestrógenos
Alimentos como leguminosas, nozes e sementes, pão integral, frutas, legumes, ovos e leite contêm estrogênios à base de plantas, chamados fitoestrógenos, que podem imitar os estrogênios naturais do seu corpo e ajudar a combater os sintomas de baixo estrogênio.

Para a mulher que está na menopausa é importante fazer mudanças na alimentação, pois os alimentos ajudam e muito no alívio dos sintomas, como os vegetais. Também conhecidos como fitoestrogênios, esses hormônios vegetais meio que substituem a ação do estrogênio no organismo.

Tratamento natural para a menopausa

  1. Consumo de soja (glycine max) ...
  2. Tomar chá de cimicifuga (cimicifuga racemosa) ...
  3. Usar trevo-dos-pratos (trifolium pratense) como fitoterápico. ...
  4. Suplementar magnésio. ...
  5. Maca Peruana.

Oleaginosas e sementes. Castanhas, chia, linhaça, pistache, sementes de girassol e nozes são alimentos que possuem uma substância chamada de beta-sitosterol. Ela é responsável por controlar os níveis do hormônio cortisol e, consequentemente, aliviar o estresse.