É verdade que o cabelo sujo cresce mais rápido?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.3 / 5 9 votos

É verdade que cabelo sujo cresce mais rápido? Não. Inclusive deixar o cabelo sujo pode atrapalhar o crescimento, já que o acúmulo de sujeira, resíduos de produtos e oleosidade podem entupir os folículos capilares, causando até irritações e alergias no couro cabeludo.

Produtos químicos e má alimentação atuam contra o crescimento do cabelo. Dra. Gabriella explica o que pode estar por trás do baixo desenvolvimento dos fios: “O fumo, o estresse, a deficiência nutricional, doenças crônicas e desordens hormonais podem atrapalhar o crescimento dos cabelos”.

Motivo para deixar o cabelo crescer é o que não falta, mas nem sempre esse desejo é correspondido na mesma velocidade com que a gente gostaria. O tempo médio de crescimento dos fios é de 0,5 a 1 cm por mês, porém, intensificando os cuidados, seu cabelo pode chegar a crescer até 2 cm!

Os especialistas apontam que o fio cresce, em média, um milímetro a cada três dias, ou cerca de 1 centímetro ao mês - o que resultaria em uma média de 12 centímetros por ano.

Pintar o cabelo sujo ajuda a proteger o seu couro cabeludo
E sim, pintar o cabelo quando ele está sujo é muito melhor do que com as madeixas limpas.

O ideal é higienizá-lo pelo menos 1 vez na semana. Para um cabelo saudável, com bom crescimento, é fundamental cuidar bem do couro cabeludo, pois tudo começa por ali! Equilíbrio é tudo na vida! Por isso, lavar o cabelo de 3 a 4 vezes na semana é o cenário ideal.

O cabelo deve ser lavado, de preferência, em dias alternados ou a cada dois dias, para manter o couro cabeludo limpo e livre de caspa. No entanto, cabelos muito secos podem ser lavados apenas 1 ou 2 vezes por semana, enquanto fios oleosos ou de pessoas que transpiram muito devem ser higienizados com maior frequência.

O cabelo cresce no mínimo 1 dedo por mês, se você, de 3/3 meses cortar 1 dedo, você ainda ficará com 2 dedos de cabelo em perfeito estado. Em 1 ano, você faz 4 cortes, serão 4 dedos retirado do cabelo, porém, irá sobrar para você 8 em perfeito estado sem nenhuma quebra ou ponta dupla!

"Em média, para se ter um cabelo na cintura demora-se de 4 a 5 anos", explica. Porém, há certos tipos de cabelos que podem estabilizar em algum momento. Nesse caso, a dermatologista ressalta 3 motivos.

De forma geral, os cabelos crescem de 1 a 1,5 cm por mês. Claro, essa é uma estimativa e alguns fatores podem interferir nesse processo, como químicas, uso de acessórios de calor, exposição ao sol, alimentação, etc.

Para favorecer o crescimento dos cabelos, é importante também beber bastante água e manter uma dieta saudável, priorizando o consumo de alimentos naturais, como frutas, vegetais, cereais integrais e leguminosas.

A falta de nutrientes, como zinco, cobre e ferro, podem influenciar o crescimento capilar, afinando os fios e contribuindo para a queda do cabelo. Por isso, para o cabelo que não cresce, a dica é ter uma alimentação balanceada, que seja rica em proteínas e nutrientes, como vitamina A e C.

As vitaminas do complexo B, como a biotina, vitamina B12, ácido fólico, riboflavina são essências para crescer o cabelo mais rápido. Essas vitaminas ajudam a manter a saúde das células no couro cabeludo, evitando a queda de cabelo.

Cerca de 90% dos cabelos encontram-se neste período. Fase de repouso (Catágena) – pode durar até três semanas. Nesta fase o cabelo pára de crescer e menos de 1% dos fios estão nesta fase. Fase de queda (Telógena) – esse é a fase em que os fios caem do folículo.

Como funciona o processo de crescimento de cabelo
Segundo especialistas, um fio saudável cresce, em média, um milímetro a cada 3 dias ou 1 cm a cada mês, totalizando 12 cm em um ano! Pode parecer pouco, mas não é. O ciclo de vida de um fio de cabelo é complexo e dura em média 2 a 7 anos.

Por que meu cabelo cresce na raiz, mas não no comprimento? Quando isso acontece, na verdade, o problema é a quebra dos fios. O excesso de química, como coloração, descoloração e alisamentos, alteram o pH dos fios, criam pontas duplas, enfraquecem o cabelo e favorecem a quebra.

A resposta para esta pergunta não é simples pois a velocidade de crescimento dos fios varia muito pois depende de vários fatores, como genética, alimentação e rotina de cuidados capilares. Em média, o cabelo cresce numa aproximadamente 1/3 de mm por dia, o que resulta em 9mm por mês.

Ou seja, nosso cabelo, entre o período de dois a sete anos, costuma crescer 1 centímetro por mês até alcançar a fase catágena, onde o crescimento é interrompido, mantendo-se assim por duas semanas antes de entrar na fase telógena, onde o fio se solta e o processo começa todo novamente.

Depende do tipo e da textura do seu cabelo - e de quão oleoso ele fica - mas, em média, a maioria dos cabelos fica limpa por cerca de três dias. No entanto, é realmente o couro cabeludo que precisa ser cuidado. “Seu couro cabeludo é o sistema de suporte do seu cabelo”, diz a tricologista Anabel Kingsley.

Em resumo: Para determinar quantas vezes lavar o cabelo, é importante saber se ele é seco ou oleoso. Cabelos secos podem ser lavados menos vezes, mas necessitam um reforço na hidratação. Já os cabelos oleosos devem ser lavados mais vezes.

Porque não lavar? A oleosidade é o fator mais importante pra ter que lavar os cabelos mais vezes na semana, porque uma vez que o sebo se instala na raiz, a aparência do cabelo passa de limpo para sujo e isso muitas vezes acontece no mesmo dia!