É verdade que o cabelo muda a cada 7 anos?

Perguntado por: aarruda . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

O ciclo de vida do cabelo é basicamente o período de duração entre o nascimento de um fio novo, que acontece no folículo piloso, e a sua queda. Ao longo da vida, cada folículo piloso é responsável por uma média de 25 a 30 ciclos, com cada um deles durando normalmente de 4 a 7 anos.

Níveis hormonais desiquilibrados são uma das principais causas de variação de textura dos cabelos. As variações a nível hormonal que acontecem no corpo da mulher são um dos principais motivos pelos quais os seus fios apresentam diversas texturas, sendo a gravidez um excelente exemplo disso.

Cada cabelo dura, em média, sete anos. O seu aspeto muda conforme aquilo a que é exposto.

"A mudança vai depender muito do que ela usou nos cabelos e da forma como ela trata os seus fios, mas pode ocorrer desde a adolescência. A primeira é a mudança da textura para mais fino e quebradiço. Pode haver mudança de forma, de liso para encaracolado ou vice-versa", explicou o especialista Bedin.

Na prática, a volta para o cabelo liso é bem mais simples, talvez por isso algumas pessoas resolvam desistir e voltar a alisar. Mesmo após alguns meses sem fazer química, já com a raiz natural à mostra, para voltar aos lisos é só fazer o procedimento de química novamente.

As alterações hormonais são as principais causas da mudança capilar, mas outros fatores também podem influenciar a transformação, como o excesso de tratamentos químicos, por exemplo.

Nada consegue mudar a genética
O bulbo, a raiz do cabelo que está lá dentro da pele tem uma programação genética para produzir um tipo de cabelo que é o seu tipo de cabelo. Se ele é fino o fato de você passar medicamento não vai engrossar esse fio.

“Pode! Não é uma regra e nem todos os cabelos têm sua textura alterada, mas com o rompimento das pontes de queratina durante a queda, é possível que a estrutura do fio cresça diferente, e cabelos que eram lisos, por exemplo, podem nascer mais curvados”.

Você já ouviu falar que os cabelos cacheados e crespos tendem a cair mais que cabelos lisos? Se sim, saiba que isso é um mito. “O que pode acontecer, por serem mais ressecados, podem se romper ao pentear pelo frizz ou por tração como já citamos.

O que faz com que o cabelo fique grosso ou com a aparência de estar mais grosso é o excesso de química, ressecamento acúmulo de produtos nos fios e falta de cuidados no geral. Tudo isso, além de engrossar o cabelo, ainda o deixa áspero, com excesso de frizz e opaco.

Por que meu cabelo cacheado não define? Se o seu cabelo cacheado ou crespo não está definido isso pode estar relacionado com problemas de ressecamento e uso excessivo de produtos ou fontes de calor.

Dizem por aí que cabelo comprido envelhece o look. Mas isso não passa de mito. O que pode te deixar com a aparência envelhecida é o estilo do corte e a coloração dos fios, não necessariamente o comprimento. Por isso, se você tem fios lisos, por exemplo, investir em mechas que iluminam o rosto é uma boa ideia.

testosterona

Existem diversos andrógenos, sendo a testosterona e seu derivado diidrotestosterona (DHT) os mais envolvidos na calvície e queda de cabelo. Outros andrógenos incluem a androstenediona, a deidroepiandrosterona (DHEA) e o sulfato de deidroepiandrosterona (SDHEA).

A partir da axila, em média quatro dedos abaixo do ombro, o cabelo já passa a ser considerado longo. Hoje, por mais que o sucesso dos curtos e médios sejam inegável, muitas mulheres ainda preferem manter os fios longos para preservar um visual mais clássico e muito feminino.

Ter cabelo com duas texturas ou até mais pode ser completamente natural. E é muito comum, inclusive. Mulheres com cabelos cacheados e crespos costumam perceber isso com mais frequência.

É comum um mesmo cabelo misturar vários tipos de cacho Se identificou Saiba que não é a única: é supernormal que um mesmo cabelo tenha mais de um tipo de cacho, misturando as texturas 2, 3 ou 4. Dependendo do seu couro cabeludo, é possível ter ondas 2A e B, cachos 3B e 3C ou 4B e 4C…

Se não tem pontas duplas e pontinhos brancos nesse fio, significa que ele está saudável, é um cabelo curtinho que está crescendo”, afirma. Por outro lado, se ao analisar o fio você identificar pontas duplas e os pontos brancos, é sinal de que ele está quebradiço e algo não vai bem com o seu cabelo.

Como deixar o cabelo liso com algumas dicas práticas?

  1. Escova progressiva. ...
  2. Selagem. ...
  3. Botox capilar. ...
  4. Cosméticos de manutenção. ...
  5. Utilizar shampoos e condicionadores com efeito alisante. ...
  6. Fazer um bom cronograma capilar. ...
  7. Dormir com touca de meia. ...
  8. Utilizar um protetor térmico antes da chapinha e do secador.

Alguns ingredientes populares para alisar o cabelo naturalmente incluem leite de coco, óleo de coco, suco de limão, leite e mel. Esses ingredientes podem ajudar a relaxar os fios e proporcionar uma aparência mais lisa temporariamente.

Em suma, a mudança da textura e forma do cabelo pode ocorrer naturalmente em resposta a fatores hormonais e ambientais. No entanto, é possível manter os cabelos cacheados e saudáveis com os produtos certos, como os da linha Mais Q Onda da marca Triskle.