É verdade que o bebê não pode pegar vento na moleira?

Perguntado por: egouveia . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

Sim, você pode, desde que o vento não seja direcionado para o bebê recém-nascido.

Os casos em que a moleira se solidifica antes do tempo esperado devem ser acompanhados por um pediatra, pois essa condição, apesar de rara, pode interferir no desenvolvimento do cérebro do bebê, causando a chamada “doença da moleira fechada”.

Por exemplo, ao lavar a cabeça, passar a mão suavemente pela região, evitando apalpar ou apertar a moleira. Também é importante evitar o uso de acessórios que pressionem a região como faixas, laços, presilhas e bonés.

Muitos dizem que não se pode tocar na moleira do bebê, mas, a verdade é que é permitido tocar e acariciar a cabeça do bebê por completo, desde que de maneira delicada. O que não pode ser feito, de maneira nenhuma, é provocar algum trauma ou apertar a região.

A moleira a pulsar é outra coisa que pode causar preocupações, mas é completamente normal. A cabeça do bebé é muito fina, por isso a pulsação do coração pode ser bastante percetível neste local.

Importante saber que se a região se firmar muito cedo, entre os 3 e 6 meses, isso pode prejudicar o desenvolvimento cerebral do bebê, sendo indicado até intervenções cirúrgicas pelo seu pediatra para que o cérebro consiga crescer. Essa condição pode ser diagnosticada por exames de imagens e é muito rara.

A orientação geral, defendida tanto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é que os BEBÊS SÓ TOMEM ÁGUA A PARTIR DOS SEIS MESES DE VIDA. Essa recomendação é a mesma para QUEM ESTÁ AMAMENTANDO EXCLUSIVAMENTE, PARA QUEM SEGUE A AMAMENTAÇÃO MISTA OU SÓ COM FÓRMULA.

Os pediatras recomendam que a oferta de água para o bebê comece a partir dos 6 meses. Esta é a idade em que o leite materno deixa de ser a única fonte de alimentação. Alguns alimentos passam a fazer parte do cotidiano da criança, juntamente com a água.

A maioria dos pediatras orienta que até os seis meses de vida não deve ser oferecida água ao bebê ou qualquer outro líquido. O leite materno possui teor de sais minerais equilibrado o que o torna fonte natural de hidratação para o bebê1.

Evite cobrir a cabeça do bebê
Como está relacionada à produção de sebo, a crosta láctea tende a aumentar com o calor e a transpiração. Assim, é importante que os pequenos usem roupas leves e folgadas nos dias quentes. Peças de malha e algodão são ideais porque deixam a pele respirar.

Considerada a região mais frágil do bebê, a moleira exige cuidados especiais, isso porque a área está em desenvolvimento e, como já deve ter ouvido falar, ela fica aberta. A fontanela anterior não possui ossos e é por esse motivo que a região é mais delicada.

Além de prestar atenção à circunferência craniana, é importante ter alguns cuidados diários com a moleira do bebê. Por exemplo, ao lavar a cabeça, passar a mão suavemente pela região, evitando apalpar ou apertar a moleira.

Já a parte de trás da cabeça demora mais ou menos 2 meses. Esse tempo pode variar um pouco, mas a criança já terá a sua cabecinha dura até os 2 anos de idade. Se a moleira fechar antes do tempo “normal”, quando o bebê estiver com 4 ou 4 meses, isso poderá causar certas dificuldades no desenvolvimento cerebral do bebê.

O bebê nasce com duas moleiras: uma fica na parte de trás (fontanela posterior) e outra no alto da cabeça (fontanela anterior). A moleira do bebê é um tecido flexível que facilita a passagem do bebê no parto normal.

Assim que nasce, o bebê tem duas moleiras: a da parte de trás da cabeça e a frontal, localizada no topo da cabeça. A traseira costuma fechar quando o bebê atinge dois meses de vida. Já a frontal normalmente fecha até os 18 meses do bebê.

O intervalo normal de fechamento da fontanela anterior (bregma) é muito variável assim como seu tamanho. A média de fechamento é de 13,8 meses, entretanto com 3 meses de idade 1% das crianças já estarão com sua fontanela anterior fechada e sem nenhuma alteração óssea ou neurológica.

Colocar o bebê na posição vertical: principalmente se ele estiver com o estômago cheio esse é o momento para você colocá-lo na vertical para ajudá-lo a arrotar. A posição facilita a saída de gases do estômago e, consequentemente, pode parar o soluço.

Dê chá para o bebê
Alguns estudos apontam que o uso de chá medicinal alivia os sintomas da cólica nos bebês². Os mais indicados são os chás de camomila e erva-doce.

E os bebés, podem beber chá de camomila? A resposta é sim. Mas com alguns cuidados especiais. Habitualmente, os bebés podem beber infusões de ervas naturais a partir dos seis meses.

quatro meses

E quando o bebê começa a se sentar? Geralmente, por volta dos quatro meses o bebê senta com apoio. Aos cinco, é comum ver as mãozinhas na frente do corpo ajudando no suporte. Assim, a partir dessa idade até os 10 meses, eles costumam sentar sem apoio.

Sinais Desidratação nos Bebés:

  1. Mucosa labial seca;
  2. Língua esbranquiçada;
  3. Olheiras;
  4. Fontanela deprimida;
  5. Diminuição da quantidade de urina;
  6. Sonolência aumentada (fora do horário habitual das sestas).