É verdade que o avião decola contra o vento?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 28 de fevereiro de 2023
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Todas as aeronaves – aviões e helicópteros – devem decolar e pousar com vento de frente para garantir a segurança das operações. "Deve-se decolar sempre com vento de proa (frente) para diminuir a distância de decolagem e aumentar o ângulo de subida.

Assim, não é necessário que haja movimento do avião para haver sustentação, mas sim que haja passagem de ar para gerar sustentação. Logo, como há um forte vento frontal, a velocidade com que o ar está passando pelo avião é suficiente para gerar a sustentação.

O avião sai do chão e permanece no ar, sem cair, por dois fatores: resistência do ar e peso da aeronave. Ao decolar, o vento bate de baixo e “suga” as asas para cima. Isso gera a força necessária para tirá-lo do chão.

Estudo recente liderado por pesquisadores da Swiss TPH descobriu que o ruído agudo de aviões durante a noite pode causar morte por complicações cardiovasculares em apenas duas horas de exposição ao barulho.

Uma pessoa dentro de um avião também está protegida, pois o relâmpago tende a fluir ao longo das partes metálicas externas, não penetrando no avião e seguindo seu caminho na atmosfera.

A descida de um avião é o momento mais perigoso
Enquanto isso, o copiloto realiza os ajustes no computador. Neste momento as nuvens provocam turbulência e, além disso, o piloto deve estar atento a pássaros, outros aviões e demais problemas que podem acontecer durante a chegada ao solo.

Algumas companhias aéreas proíbem que os pilotos usem barbas. Isso ocorre porque, durante uma situação extrema, a máscara de oxigênio não vai se encaixar perfeitamente no rosto se o comandante estiver de barba.

Os únicos riscos com uma forte chuva são ventos muito fortes e a falta de visibilidade para o piloto. O mínimo de visibilidade para a tripulação pousar e decolar pode variar de 350 a 400 metros. Por isso, as torres de controle possuem um radar especial que capta a chegada de chuvas e sua densidade.

Sim, um voo direto, sem escala ou conexão. Sim, 20 horas voando, sem parar. Pois é isso que vai ocorrer em 2025, quando a companhia australiana Qantas iniciar os voos diretos entre Sydney e Londres e Sydney e Nova York, um plano que começou em 2017 e foi confirmado no início deste mês.

Se o aileron se mexer para baixo, então a forma da asa ficará mais curvada, e isso aumenta a sustentação. Portanto, quando você vê um aileron se movendo em uma asa, saiba que na asa do outro lado ele também estará se movendo, porém, no sentido oposto.

280 km/h

É de conhecimento praticamente geral que, para voar, o avião precisa atingir uma velocidade mínima e, assim, sair do chão. De acordo com o site de uma das principais companhias aéreas do Brasil, a Latam, essa velocidade varia entre 200 e 280 km/h em aviões comerciais.

Segurança 0,000017% O avião é o meio de transporte mais seguro e os números comprovam-no. Tão seguro que a probabilidade de morrer num acidente de um avião comercial está apenas nos 0,000017%.

Este é o voo .. com destino a … (fazendo escala em …). Pedimos a sua atenção para demonstração do nosso equipamento de emergência. Em caso de despressurização, máscaras individuais cairão automaticamente dos painéis acima de seus lugares.

Entre as causas dos acidentes envolvendo aeronaves particulares, 44,3% do total ocorreram por “falha do motor em voo”, “perda de controle em voo” e “perda do controle em solo.” Outras causas apontadas pelo Cenipa são “colisão com obstáculos durante pouso ou decolagem (6,25%) e pane seca (5%).

Além do último voo de um piloto, o batismo d'água também é utilizado para celebrar ou prestar homenagem na chegada de uma nova companhia a um aeroporto, a estreia de um modelo novo de avião ou a inauguração de uma nova rota.

4. A verdadeira razão pela qual eles apagam as luzes: "Quando um avião aterrissa à noite, as luzes são apagadas pra acostumar seus olhos à escuridão caso o avião precise ser evacuado em uma emergência. Com a visão habituada ao escuro, será mais fácil enxergar à noite."

O raio é perigoso porque é uma descarga elétrica, que ao atingir uma pessoa, ou cair próximo dela, pode ser fatal. Já o trovão é apenas o som proveniente do deslocamento de ar da passagem do raio”, explica Gerson Santos, integrante do grupo de espetáculos Ciência em Show.

Os seres vivos (eventuais nadadores, inclusive) que estiverem próximos desse ponto correm sério risco, podendo até morrer, já que a distribuição de potenciais na região é capaz de submeter o corpo da vítima a correntes intensas que podem causar paradas cardíacas e respiratórias.