É verdade que o anticoncepcional Selene é fraco?

Perguntado por: nibrahim . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 3 votos

Cada comprimido contém uma combinação de dois hormônios diferentes, o acetato de ciproterona (progestógeno com propriedades antiandrogênicas) e o etinilestradiol (estrogênio). Devido à pequena quantidade de hormônios, Selene® é considerado um medicamento de baixa dose.

Como já foi falado, nenhum contraceptivo é 100% seguro e mesmo tomando certinho podem ocorrer falhas, ainda que as chances sejam mínimas. Com uso perfeito, a taxa de falha dos anticoncepcionais é de apenas 0,3%.

Sim, é normal ter o fluxo sanguíneo reduzido quando se toma anticoncepcional, os médicos inclusive dizem que enquanto a gente usa o anticoncepcional, a gente não menstrua mas passa pelo “sangramento de privação“.

Não. Essa é uma dúvida frequente, mas a verdade é que as mulheres que tomam pílula anticoncepcional não ovulam.

Durante o tratamento com o SELENE® é inibida a ovulação, impedindo- se assim uma possível gravidez. Portanto não é necessário o emprego simultâneo de contraceptivos hormonais ou de outro tipo.

Como Saber se o Anticoncepcional Está Fazendo Efeito
Não há sintomas que assegurem que o anticoncepcional esteja fazendo efeito no presente. O ideal é não esquecer das doses e utilizar outros métodos contraceptivos caso haja esquecimento, passe mal ou e tome algum remédio que possa cortar o efeito do anticoncepcional.

Dentre os 49 trabalhos científicos revisados que não mostraram nenhuma relação entre ganho de peso e uso da pílula, as doses de estrogênio (etinilestradiol) estudada variava de 20 mcg a 50 mcg, o que engloba praticamente todas as pílulas do mercado, incluindo as famosas, Diane, Selene, Yasmin, Belara, Cerazette, Yaz, ...

Existe um melhor horário para tomar o anticoncepcional? Sim, os anticoncepcionais orais devem ser tomados preferencialmente durante o dia e nunca à noite antes de dormir!

Em geral, você precisa tomar a pílula por um período ente 7 e 19 dias antes de estar realmente protegida. E isso vale para o primeiro ciclo, porque se você toma certinho, todos os dias no mesmo horário, a partir do segundo ciclo você estará protegida até durante a pausa do medicamento (se for do tipo que tem pausa).

A paciente só estará plenamente protegida contra a gravidez após 7 dias de uso da pílula.

Selene® terá ação imediata, não será necessário o uso de outro método contraceptivo. Inicie a tomada de Selene® após o término da cartela do contraceptivo que estava tomando. Isto significa que não haverá pausa entre as cartelas.

Terminados os comprimidos da cartela, realize uma pausa de 7 dias. Neste período, cerca de 2 a 3 dias após a ingestão do último comprimido de Selene®, deve ocorrer sangramento semelhante ao menstrual (sangramento por privação hormonal).

Por exemplo, se a sua menstruação 3 iniciar-se na sexta-feira, tome o comprimido indicado “sexta-feira” no verso da cartela, seguindo a ordem dos dias. Selene terá ação imediata, não será necessário o uso de outro método contraceptivo.

A pílula anticoncepcional inibe a ovulação e torna o muco cervical espesso, dificultando a passagem dos espermatozoides e evitando, assim, a fecundação. Portanto, ela não pode ser considerada um método abortivo. A pílula anticoncepcional é 100% eficaz? Não existe método 100% eficaz.