É verdade que o anticoncepcional muda o corpo?

Perguntado por: efurtado6 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 13 votos

Além de dificultar o ganho de massa muscular, o uso de anticoncepcional sem orientação médica pode causar maior retenção de líquido, diminuição de energia e da sensação de bem-estar, ganho de peso e perda de massa óssea.

2. O estrogênio é um dos hormônios utilizados por transsexuais para dar características femininas ao corpo. Assim, nessas pessoas ele tem o efeito de eliminar os pelos do rosto (barba), deixar a silhueta mais curvilínea e aumentar um pouco o tamanho das mamas.

O que acontece é que embora o uso do anticoncepcional não seja diretamente associado ao ganho de peso, ele faz com que a mulher passe a acumular mais líquidos. Essa retenção de líquidos é que traz a sensação de inchaço tão desagradável, além do aumento na propensão para ter celulites.

Essa é uma dúvida mais comum do que se imagina e muitas mulheres que desejam aumentar o tamanho dos seus músculos questionam qual o impacto que os métodos contraceptivos hormonais impactam em seu progresso. A resposta direta é que realmente o anticoncepcional atrapalha o ganho de massa muscular.

Os sintomas mais comuns relatados pelas mulheres são: Inchaço ou ganho de peso: esse é um dos sintomas que mais assusta as mulheres, pois a alteração hormonal pode facilitar o ganho de peso.

Confira alguns sinais de que seu anticoncepcional não está mais sendo benéfico para seu corpo:

  1. Sangramento de escape. ...
  2. Problemas dermatológicos. ...
  3. Náuseas, dor de cabeça e vômito. ...
  4. Diminuição do Libido. ...
  5. Aumento de peso. ...
  6. Inchaço, vermelhidão e dores.

Nesse sentido, o anticoncepcional pode atrapalhar a definição do corpo, mas não o emagrecimento em si. Porém, existe relação entre a hipertrofia e o emagrecimento, uma vez que o aumento da massa magra pode ajudar na perda de gordura.

Médicos e pesquisadores afirmam que sim, o uso de anticoncepcional hormonal pode prejudicar o ganho de músculos. Isso acontece porque esses medicamentos reduzem a produção de hormônios anabólicos (como o estrógeno e a testosterona) pelo organismo, o que pode prejudicar os resultados do treino.

Ao deixar de produzir os hormônios naturais, nosso corpo perde os benefícios que eles iriam oferecer, pois, as substâncias sintéticas não são processadas pelo organismo. Isso acaba dificultando o ganho de massa magra e a conquista de um corpo definido.

Por outro lado, os CO só com progestágeno (POP), podem ser uma opção, pois, por não alterarem a SHBG, não diminuem a testosterona livre circulante. Um trabalho usando esse tipo de contraceptivo em mulheres de Edimburgo (Escócia) e Manilla (Filipinas), não mostrou alteração na função sexual.

Segundo a dra. Rebeca Gerhardt, o único método contraceptivo que pode provocar ganho de peso a longo prazo, segundo comprovação científica, é a injeção trimestral.

O corrimento vaginal normal costuma ser branco, leitoso ou transparente, espesso e com odor fraco e é estimulado pelo estrogênio; portanto, pode ter seu volume aumentado em períodos onde há maior estimulação hormonal, como na gravidez, uso de anticoncepcionais à base de estrogênios, no meio do ciclo menstrual, perto da ...

Alimentação adequada e exercícios físicos ajudam a manter o peso e não tem essa sensação de inchaço.

Quais são as desvantagens do uso de anticoncepcionais?

  • Risco de varizes e trombose. Mulheres com antecedentes de trombose devem, por segurança, evitar o uso de anticoncepcionais. ...
  • Aumento de possibilidades de problemas no fígado. ...
  • Aumento do risco de hipertensão arterial. ...
  • Diminuição da libido.

Ficar sem menstruar devido ao uso contínuo destes métodos não causa problemas à saúde, pois este processo de proliferação e morte do endométrio não ocorre. Ao contrário do que dizem nossas avós e os mitos populares, o sangue não fica preso no útero, nem sobe para a cabeça.

A sensação desagradável de inchaço acontece porque o estrogênio também afeta a forma como o corpo metaboliza a água, influenciando a produção de certas proteínas nos rins. O resultado é que o corpo retém mais líquido do que o normal. E esse líquido penetra nas células de gordura, fazendo com que elas inchem.

Uma das opções mais recomendadas para atletas é o implante de etonogestrel, que dura três anos, com a ressalva de que em algumas pacientes pode causar sangramento menstrual excessivo ou escapes esporádicos, por isso recomenda-se esse método nas mulheres com baixo fluxo.