É verdade que o açúcar envelhece a pele?

Perguntado por: abelem3 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

O que muitos podem ainda não saber é que o consumo exagerado de açúcar pode, também, ser prejudicial à pele. A pele que sofre glicação tem sinais de envelhecimento, como rugas e linhas de expressão, e apresenta flacidez. Além disso, ela tem a aparência espessa e perde seu viço e luminosidade.

Na pele, seu efeito é percebido com a perda da elasticidade e firmeza da derme, causando flacidez e favorecendo o envelhecimento da pele, além do surgimento de marcas de expressão – como as rugas.

Beber pouca água afeta diretamente a nossa pele. O baixo consumo diário de água resulta em um corpo desidratado, e por sua vez, uma pele desidratada também. Isso, por consequência, acelera o envelhecimento da pele, visto que uma pele seca perde seu viço e está muito mais propensa a desenvolver rugas prematuramente.

As opções de alimentos que rejuvenescem

  1. Abacate. O abacate é uma grande fonte de vitamina E e também de gorduras monoinsaturadas, aquelas gorduras saudáveis que ajudam a controlar os níveis de colesterol, além de ser uma das opções de alimentos que rejuvenescem.
  2. Gengibre. ...
  3. Oleaginosas. ...
  4. Cenoura. ...
  5. Limão.

Gelatina

Alimento rico em colágeno #1 – Gelatina
A gelatina é extraída de ossos, pele e cartilagens de animais como bois e porcos, sendo muito rica em colágeno. Opções de qualidade e sem corantes ou aromatizantes são mais benéficas, e podem ser usadas em receitas.

O que muitos podem ainda não saber é que o consumo exagerado de açúcar pode, também, ser prejudicial à pele. A pele que sofre glicação tem sinais de envelhecimento, como rugas e linhas de expressão, e apresenta flacidez. Além disso, ela tem a aparência espessa e perde seu viço e luminosidade.

7 hábitos perigosos que te fazem envelhecer mais rápido

  1. Dormir pouco. Já falamos aqui no portal sobre os efeitos que a falta de sono podem fazer no seu organismo. ...
  2. Alta ingestão de açúcar. ...
  3. Não usar protetor solar. ...
  4. Fumar muito cigarro. ...
  5. Não beber água o suficiente. ...
  6. Baixo consumo de frutas. ...
  7. Abuso do álcool.

A pele do pescoço tende a envelhecer “mais rapidamente do que em qualquer outra parte do corpo”, diz Theodora Mauro, professora de Dermatologia da Universidade da Califórnia, em São Francisco (EUA). Isso porque pele do pescoço é “particularmente vulnerável” a danos, disse ela.

  1. 1 - Nunca deixe de retirar a maquiagem.
  2. 2 - Use protetor solar todos os dias.
  3. 3 - Invista na esfoliação.
  4. 4 - Não descuide da hidratação.
  5. 5 - Procure seguir um estilo de vida saudável.

Os antioxidantes são indispensáveis no tratamento e prevenção do envelhecimento da pele, dentre eles a Vitamina C é referência. Estes ativos retardam a oxidação das células e minimizam rugas, linhas de expressão e a flacidez.

Para combater a ação dos radicais livres na pele, impedindo o envelhecimento precoce, é importante focar em atitudes como:

  • Usar o protetor solar diariamente;
  • Fazer limpeza de pele;
  • Consumir alimentos antioxidantes;
  • Fazer tratamentos de pele;
  • Ter hábitos saudáveis.

A massagem facial é uma aliada poderosa no cuidado da pele e até mesmo no rejuvenescimento, pois estimula a produção de colágeno, contribuindo para a firmeza da pele. Você pode realizar a massagem enquanto aplica diariamente o seu hidratante facial, utilizando os dedos ou até mesmo um massageador.

A vitamina C contribui para a formação de colágeno e é importante para quem quer ter uma pele mais saudável e firme. Outros alimentos ricos em vitamina C são limão, kiwi e tangerina.

Frutas cítricas: alimentos ricos em vitamina C facilitam a síntese do colágeno. Por isso, vale apostar em opções como laranja, acerola, limão e abacaxi. Frutas vermelhas: são ricas em cianidina e vitamina C, antioxidantes que combatem os radicais livres.

A vitamina C ajuda a produzir colágeno e é abundante em frutas como limão e laranja. Manga, kiwi, abacaxi, goiaba e acerola são as frutas tropicais mais indicadas para melhorar a qualidade dessa proteína criada pelo corpo.