É verdade que o açafrão e anti-inflamatório?

Perguntado por: ohilario . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 14 votos

O açafrão tem um grande número de compostos com ações benéficas ao organismo com ação anti-inflamatória, antioxidante, antidiabética, antitumoral, antiviral, antibacteriana e antifúngica.

A cúrcuma ajuda no processo inflamatório, devido a presença de curcuminóides. Porém, o açafrão da terra não possui uma grande concentração deste ativo, em torno de 5%. Adicionar a sua dieta este tempero é valido, pois irá ajudar bastante na sua saúde, mas ele sozinho não poderá te ajudar tanto.

Açafrão combate o envelhecimento: pesquisas apontam que o consumo diário da especiaria pode evitar o envelhecimento precoce e até evitar depressão e Alzheimer.

Outro estudo descobriu que simplesmente cheirar açafrão por 20 minutos ajudou a reduzir os sintomas da TPM, como ansiedade e níveis reduzidos do hormônio do estresse cortisol.

Ferva a água e deixe esfriar por 1-2 minutos ou até chegar nos 90-80ºC. Isso é importante para não comprometer as propriedades medicinais dos ingredientes indicados nesta receita de chá de açafrão com mel. Coloque na água o açafrão, o mel, o suco de limão e a pimenta e misture muito bem.

Colocar a água para ferver e adicionar cúrcuma. Deixar ferver por 5 a 10 minutos. Coar o chá e beber 2 a 3 xícaras de chá de cúrcuma por dia. Outra opção é consumir a cúrcuma na forma de cápsulas, que pode ser usada tomando 2 cápsulas de 250 mg a cada 12 horas, totalizando 1 g por dia.

Reduz a inflamação no organismo: Usada na culinária indiana, o extrato de cúrcuma (ou açafrão-da-terra) é um tempero com propriedades anti-inflamatórias. E essa substância aumenta a resistência das células aos danos oxidativos, além de reduzir os processos inflamatórios no organismo.

Além disso, pessoas que apresentam sensibilidade ou alergia à curcumina, obstrução de ductos biliares, distúrbios hemorrágicos ou que usam medicamentos que alteram o processo de coagulação não devem fazer uso da cúrcuma. Como também pode induzir ao aborto, a cúrcuma não deve ser utilizada por grávidas.

A dose diária varia de 500-1000 mg nos estudos científicos. No Brasil encontramos cápsulas de 250 a 500 mg. Ela entra como um auxílio ao tratamento convencional, reduzindo sintomas como dor e edema articular.

Se você está procurando tomar açafrão como um estimulante geral da saúde e acessar seus efeitos antiinflamatórios e antioxidantes, é recomendado tomar 250 a 500 miligramas de cucumina por dia. Isto equivale a 4,5 a 9g de cúrcuma pura e integral. Veja que a curcumina é uma parte da cúrcuma.

Algumas formas de utilização dessa planta são: fervura, extrato seco, extrato fluido, entre outros. A forma de uso recomendada vai depender de cada tratamento. Se você sofre de dores constantes no joelho, procure um profissional.

Em doses elevadas, a ingestão de açafrão pode causar algumas reações, como náusea, diarreia, hipotensão, dores no estômago e aumento do fluxo menstrual, entre outros.

Além disso, o açafrão contém diversos minerais e vitaminas, com destaque para o potássio, responsável por ajudar no controle da pressão arterial e na prevenção de derrames.

“O consumo prolongado dele tem ação sobre o sistema nervoso, ou seja, aumenta os níveis de serotonina no cérebro. Assim, ele atua como inibidor do apetite e gera a sensação de saciedade, consequentemente diminuindo o consumo calórico e ajudando no controle do peso”, diz o nutricionista.

O açafrão e a cúrcuma têm propriedades semelhantes, sendo bastante utilizados por seus efeitos antioxidantes. Em relação ao sabor, ambas as especiarias são muito parecidas, mas enquanto o açafrão tem um sabor mais delicado, a cúrcuma é mais terrosa.

Pesquisas comprovam que uma dose diária segura é de até 12 gramas. Os especialistas que ouvimos, no entanto, recomendam a quantidade máxima de 5 gramas, o mesmo que uma colher de chá.

Modo de preparo

  1. Leve a água para ferver numa chaleira.
  2. Quando a água começar a ferver, adicione o açafrão, diminua o fogo e deixe em infusão por 15 minutos.
  3. Desligue o fogo, coe o chá, adicione gengibre ralado e sirva.

Como consumir o açafrão
Como medicamento, basta misturar o pó com água natural e beber todos os dias. Lembre-se, só um médico é que pode indicar a dosagem de acordo com cada finalidade.

Uma colher de chá do pó ou de duas a quatro fatias da raiz do condimento por dia já é suficiente para seu uso com fim medicinal.