É verdade que no Brasil não tem montanha?

Perguntado por: acavalcante2 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

Alguns estudiosos consideram que no Brasil não há montanhas porque esse tipo de forma de relevo é originado por dobramentos modernos, que não existem no território brasileiro. Porém, de acordo com o Conselho Nacional de Meio Ambiente, a legislação brasileira considera que há sim esse tipo de formação no Brasil.

As 6 maiores montanhas do Brasil

  1. Pico da Neblina. ...
  2. Pico da Bandeira. ...
  3. Monte Roraima. ...
  4. Pedra da Mina. ...
  5. Pico das Agulhas Negras. ...
  6. Morro do Couto.

Ao longo de milhões de anos, essa diferença de resistência erosiva faria com que as serras ganhassem expressão topográfica. Outra hipótese, também ousada, é que montanhas em estágios de decaimento podem ser reerguidas por processos associados ao manto da Terra, a centenas de quilômetros de profundidade.

Pico da Neblina

Pico da Neblina: conheça o ponto mais alto do Brasil e saiba como chegar lá! Também chamado de Yaripo pelos índios Yanomamis, o Pico da Neblina está localizado na Amazônia e é a montanha mais alta do Brasil. Sua altitude é de 2.993,78 metros, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

GEOGRAFIA. A rigor, não há diferença entre os termos monte e montanha. Denominações mais antigas indicavam as montanhas como conjuntos de montes, que, por sua vez, seriam elevações consideráveis do terreno.

Como dizem os dicionários, serra é uma grande extensão de montanhas ligadas umas às outras. Montanha é um monte muito alto e extenso. Portanto, não confundir a grandeza dos dois acidentes geográficos.

Cordilheira dos Andes

A Cordilheira dos Andes é uma grande cadeia montanhosa, que está localizada na América do Sul. É considerada a maior do mundo em comprimento com aproximadamente 8 mil km de extensão e uma largura que varia de 200 a 700 km.

Como o Brasil se encontra no meio da placa sul-americana, não existe atividade tectônica de grande intensidade, portanto, não há montanhas. Os relevos elevados do Brasil, como o Pico da Neblina e o Pico da Bandeira, são, na realidade, planaltos antigos que estão se desgastando e perdendo altitude com o passar do tempo.

pico dos Três Estados, 2665 m
O pico dos Três Estados é uma montanha em cujo topo está o ponto onde se encontram as divisas geográficas dos estados brasileiros de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Entretenimento

  • Monte Everest. Com 8.848 metros de altura (29 028 pés), o Monte Everest é a montanha mais alta do mundo. ...
  • K2. ...
  • Kangchenjunga. ...
  • Lhotse. ...
  • Makalu.

Nas encostas longínquas, a escavação de minas de ouro, diamantes e ferro exigiu o plantio e o pastoreio nos vales do sertão. Para viajar por essas terras, abriram-se trilhas em serras tão elevadas que receberam a denominação de alterosas.

monte Godwin Austen

2. Godwin Austen (K2) O segundo lugar da lista de picos mais altos do mundo é ocupado pelo K2 — também conhecido como monte Godwin Austen. A 8.611 metros de altitude, este monte está localizado na cordilheira de Karakoram, conhecida por atravessar as fronteiras entre Paquistão, China e Índia.

O Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE) define morro como "elevação natural do terreno com altura de até aproximadamente 300 m" e montanha como elevação com altura acima disso.

Campos do Jordão

Com 1628 metros de altitude, Campos do Jordão é a cidade mais alta do Brasil, e esse fato é o que justifica as baixas temperaturas e o apelido de “Suíça brasileira”, além da característia mais marcante: arquitetura europeia em grande parte das construções.

O marco histórico, mas não científico, do centro geográfico brasileiro fica na ala norte da Praça dos Girassóis, maior praça pública do país, no município de Palmas, capital do estado do Tocantins - latitude 10°10'59"S, longitude 48°20'1"W, onde fica o Monumento à Geodesia.

Monte Roraima
Localizado na tríplice fronteira entre o Brasil, a Guiana e a Venezuela, o pico tem 2.734 metros de altitude. Lá se encontra a enorme pedra que proporciona uma vista simplesmente arrebatadora.

Existem vários exemplos disso no mundo, como a Cordilheira dos Andes na América do Sul, os Alpes na Europa, as Montanhas Rochosas na América do Norte e a Cordilheira do Himalia na Ásia. Nessa última encontra-se o Monte Everest, a montanha mais alta do mundo, com 8.848 metros acima do nível do mar.

Na Geomorfologia, a ciência do relevo, o conceito de montanha é qualquer massa terrestre com desnível topográfica acima de 300 metros.

Montanhas são grandes elevações da superfície terrestre. Apresentam altitudes superiores a 300 metros e paisagem acidentada. Formam-se por meio de acidentes geográficos.

O Brasil é um país extenso e o seu relevo permite que encontremos serras em todo o território, de norte a sul. A fauna, flora e o clima desses locais fazem com que elas sejam diferentes de qualquer outro lugar do mundo.

Para diferenciar Morro de Montanha usamos a ALTURA. Morro: Elevação natural do terreno com altura de até aproximadamente 300 m. Montanha: Elevação natural com altura acima de 300 m. Temos ainda 3 classificações entre as montanhas, podendo ser baixa, média e alta.