É verdade que não usamos 100 do cérebro?

Perguntado por: rtrindade . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

A ideia de que usarmos 100% do cérebro nos tornaria pessoas mais inteligentes, bem-sucedidas e criativas é sedutora. Mas a verdade é que utilizamos os 100% da capacidade cerebral e a informação de que utilizamos apenas 10% é errada. Todas as funções do nosso organismo obedecem aos comandos cerebrais.

Talvez vocês tenham ouvido falar que temos 100 bilhões de neurônios, mas nós possuímos em média, 86 bilhões de neurônios e 16 bilhões se encontram no córtex cerebral que é a sede de funções como consciência, raciocínio lógico e abstrato.

elefantes

Elefante - Os elefantes têm os maiores cérebros de qualquer animal terrestre . O córtex do cérebro de um elefante tem tantos neurônios quanto um cérebro humano.

Os golfinhos figuram em segundo lugar nesta lista – só perdem para os humanos. Têm um índice médio de 1,17% ao passo que o do homem é de 2,10%. Os chimpanzés, que vêm em terceiro, ficam com 0,70%.

tálamo

tálamo. É a maior parte do cérebro e é o núcleo no qual todas as informações que chegam até nós por meio dos sentidos são integradas pela primeira vez. Lobos Cerebrais Hemisférios do Cérebro Humano Especialização dos hemisférios.

O número de sinapses, que são as conexões entre os neurônios, gira em torno de 500 trilhões, de acordo com o IDOR. “Existem diferentes perspectivas e teorias sobre isso.

Estudos com pessoas de todas as idades mostram que o QI - a principal medida da inteligência - pode aumentar ou diminuir ao longo dos anos em função do estilo de vida. Imagens obtidas por ressonância magnética comprovam que atividades que estimulam o cérebro provocam modificações anatômicas nele, elevando o QI.

Resolver quebra-cabeças, jogar jogos de estratégia, aprender um novo idioma ou tocar um instrumento musical são formas eficazes de estimular o cérebro. Além disso, a leitura frequente aumenta o vocabulário e melhora a compreensão, o que pode resultar em um aumento do QI.

Causas do raciocínio lento
Entre elas se destacam aspectos emocionais e psicológicos, alimentação e até o excesso de tarefas.

"- Bem, quanto custa um cérebro?" O médico respondeu rapidamente: "- R$5.000 para um cérebro masculino, e R$200 para um cérebro feminino."

"Neurônios não tem um período de vida fixo. Eles podem sobreviver para sempre. É o corpo que os contém que morre. Se você os colocar em um corpo que vive muito, eles irão sobreviver tanto quanto o novo ambiente permitir", diz Magrassi.

1.400 novos por dia
Com seu estudo, publicado pela revista Cell, constatou-se que “os neurônios se regeneram também durante a idade adulta e isso pode contribuir para o bom funcionamento do cérebro”. Mas eles vão além.

"Nada difere o sistema nervoso central de um cervídeo - que seriam os veados, entre outros - dos demais mamíferos. É exatamente a mesma estrutura", esclarece Ordones, em entrevista ao UOL.

Quais animais possuem dois cérebros? O polvo é uma criatura extreme te intrigante e inteligente. Ele tem 8 tentaculos, e cada um deles pode se movimentar de forma independente. Para isso, em cada tentáculo ele tem um cérebro que permite o controle distribuído.

golfinho

Isso mesmo. Entre todos os animais conhecidos, o golfinho é considerado o mais inteligente. Como esse mamífero possui um cérebro grande e evoluído, ele é capaz de se comunicar com outros da sua espécie. Inclusive, é uma comunicação muito semelhante à humana.