É verdade que não pode tomar banho depois de comer?

Perguntado por: vornelas . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Mito. Não existe qualquer tipo de relação científica entre tomar banho e a digestão, que é um processo completamente autónomo do nosso organismo. No entanto, por ser um processo moroso, poderá ter servido de base à crença de que se deve evitar o banho durante a digestão.

Existe a crença de que o choque térmico resultante do banho quente após tomar café pode sobrecarregar o coração e aumentar o risco de problemas cardíacos. No entanto, não há evidências científicas que sustentem essa afirmação.

A congestão alimentar trata-se de um mal-estar ocasionado por um grande esforço físico depois de uma refeição consideravelmente pesada, como, por exemplo, almoço ou janta.

Os especialistas aconselham esperar uma hora após uma refeição, antes de tomar um banho ou dar um mergulho. Admitindo que, enquanto efetua essas atividades, pode estar a efetuar esforços físicos suficientes para impedir o processo normal de digestão.

duas horas

No momento que iniciamos nosso sono, os nossos sistemas passam a funcionar de forma mais lenta. Isso também ocorre com o sistema digestório e é por isso que se recomenda ingerir alimentos pelo menos duas horas antes de deitar.

Mexer no celular depois de comer não faz mal. Na verdade, isto se trata de um mito que pode ter sido transmitido a fim de que as pessoas abandonem um pouco o celular, não tendo, assim, nenhum fundamento científico comprovado.

Ao fazer uma refeição farta e se deitar para dormir, o corpo, ao invés de relaxar, fica em estado de alerta, trabalhando para digerir o alimento e absorver os nutrientes. Isso gera um sono não reparador, mal-estar, distensão abdominal, queimação, gases, cólica intestinal, dor de estômago e insônia.

Beber água após uma grande refeição vai ajudar na digestão. Isso porque a bebida pode também prevenir a constipação, especialmente se sua refeição incluir alimentos ricos em fibras.

Outro hábito comum é colocar a pessoa embriagada sob chuveiro. A água serve para despertar a pessoa, deixa-la mais alerta, no entanto, segundo os neurologistas, o álcool já está na corrente sanguínea e não será eliminado em um banho.

Secar bem o corpo após a chuveirada
O ideal é, após desligarmos o chuveiro, secarmos levemente o corpo com a toalha. Em seguida, devemos aplicar o hidratante, ainda com algumas gotas pela superfície corporal”, orienta o dr.

A ingestão de líquidos como água, chás digestivos (boldo, hortelã, erva doce, cidreira) etc. diminui os distúrbios gástricos, pois o corpo, além de ficar mais hidratado, recebe auxílio no processo digestivo. Contudo, beber de forma exagerada durante as refeições pode piorar o problema.

Os sintomas mais comuns da gastroparesia são: náuseas, sensação de plenitude após ingerir apenas uma pequena quantidade de alimento e vômitos de alimentos não digeridos — às vezes várias horas após uma refeição.

Comer manga e banana à noite normalmente não faz mal, mas pode causar má digestão, azia e refluxo, se consumida em grande quantidade ou muito próximo da hora de dormir.

Se a comida estiver bem moidinha, não demora para ser digerida. Pode-se dizer que o estômago médio comporta de 1 a 1,3 litro. Para os obesos, chega a 1,5 litro.

Trata-se de um mal-estar súbito causado pela dificuldade do organismo em realizar o processo de digestão. Isso ocorre, especialmente, ao fazermos alguma atividade que demande esforço físico logo após a refeição.