É verdade que não pode montar o berço antes do bebê nascer?

Perguntado por: rluz4 . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.8 / 5 15 votos

Caso a mãe opte por montar o berço antes, algo sério pode acontecer como internação ou até morte. Por isso, muitas mães (mesmo não acreditando nessa história) preferem deixar essa tarefa pra depois.

De acordo com os dados coletados nestas entrevistas, a moléstia do mal-dos- sete-dias consiste na crença de que no sétimo dia de vida os recém-nascidos estão suscetíveis às diversas mazelas do corpo, dentre elas a cegueira, o que pode culminar em óbito.

De 28 a 33 semanas: encomendar tudo que for personalizado: kit berço, cortina, tapete, almofada amamentação. 34 a 36 semanas: instalação do papel de parede, montagem dos móveis, pendurar os quadros, deixar tudo limpo e organizado no quarto, lavar as roupinhas e organizar no armário de nas gavetas.

Para deixar tudo pronto até a chegada do bebê, o ideal é lavar as peças a partir do 8º mês de gestação, geralmente da 30ª à 32ª semana de gestação.

são elementos presentes no dia a dia das mulheres, (grávidas ou não), por isso não deveriam ser objetos de proibições, mas em se tratando de grávidas, todo cuidado é pouco; por isso, “Não pode colocar chave, moeda, porque marca a criança, ela nasce com a marca no corpo (IF5) ”.

Já para as mamães saudáveis, com a gestação evoluindo bem, as atividades diárias da casa só precisam ser moderadas e restritas nos últimos meses da gravidez. Sobretudo tarefas de grande esforço: faxinas, movimentar pesos, agachar, subir e descer escadas.

Cortar os fios regularmente
Portanto, como os cabelos costumam ter o crescimento acelerado durante a gravidez, o ideal é cortá-los a cada 3 meses para retirar todas as pontas secas e evitar que as madeixas fiquem sem um corte definido.

A cor vermelha é bastante escolhida pelas mamães por esta tonalidade simbolizar a proteção e boas energias para o recém-nascido. O vermelho também significa saúde, felicidade e afasta todo o mau-olhado do bebê.

O bebé deve tomar banho todos os dias e a hora ideal para o fazer é ao final do dia. Isto porque o banho tem normalmente um efeito calmante e é a altura do dia em que é mais provável estarem presentes a mãe e o pai. Se, pelo contrário, o banho tem um efeito excitante no seu bebé, prefira fazê-lo durante a manhã.

Com o avanço da ciência está comprovado que o armazenamento deste pequeno pedaço do corpo que liga o feto a mãe pode evitar doenças e salvar vidas no futuro. O congelamento do cordão é tão importante porque em seu sangue estão localizadas células-tronco, consideradas muito especiais.

Sim, tem! É necessário prevenir que algum resíduo, de sujeira ou do procedimento de confecção e transporte, entre em contato com a atmosfera segura do berço. É importante realizar uma primeira lavagem antes do bebê nascer.

Para que serve a trança de berço? Nos últimos anos, a trança para berço começou a fazer parte do enxoval de bebê. Afinal, sua presença além de agregar valor estético ao quarto de bebê, também traz conforto e segurança, já que evita que a criança bata na grade do berço.

Com 36 semanas de gestação, está entrando no 9º mês e o bebê já mede cerca de 47,4 cm e pesa cerca de 2,6 kg.

A primeira roupa do bebé (ou primeiras) devem ser confortáveis, não devem ter odores e devem ser adequadas à estação do ano em que está previsto o nascimento. Não vale a pena comprar roupinha de inverno se o bebé vai nascer na primavera ou no outono.

Todo mundo conhece aquela velha tradição, ou ao menos já ouviu falar, que a primeira roupa do bebê no hospital deve ser amarela. Também dentro da tradição, a roupinha do momento de deixar a maternidade deve ser de cor vermelha.

1 manta de tecido macio para aquecer o bebê. 1 toalha felpuda e macia. 1 lençol para cobrir o bercinho da maternidade. 5 fraldas de pano (não é fralda de boca!).

4 trocas de roupa para o bebê com:
1 macacão, 1 body, 1 calça ou mijão, 1 meia, 1 fralda (organizados por dia dentro de um saquinho) 2 mantas se for verão ou, se for no inverno, 1 manta e 1 cobertor. Luvinhas e touca se estiver frio.

É importante ter um colchão firme e investir em itens que promovam a segurança do bebê, como os rolinhos laterais e a manta cueiro. No mais, os lençóis e cobertores devem ser leves e bem presos ao berço para evitar que o bebê se enrole durante a noite.

Fique longe do cabo de vassoura durante toda a gestação, pois varrer a casa pode comprometer o seu nervo ciático e suas articulações, trazendo dores intensas na lombar.

Se a grávida cruza as pernas, pode criar voltas no cordão umbilical e enforcar o bebê. Mito. Durante todo o período da gestação, o bebê se enrola no cordão umbilical. Os movimentos da mãe não interferem nesse deslocamento e muito menos colocam o feto em risco.

Recomenda-se a prática de exercícios moderados por 30 minutos, diariamente, devendo ser evitados exercícios que coloquem as gestantes em risco de quedas ou trauma abdominal (como esportes de contato ou de alto impacto). (grau de recomendação A).