É verdade que leite corta o efeito do remédio?

Perguntado por: aperalta . Última atualização: 17 de maio de 2023
/ 5 6 votos

Por que o leite corta o efeito de alguns remédios? Alessandra Roggerio afirma que a grande quantidade de cálcio presente no líquido pode diminuir a assimilação de substâncias do medicamento pelo corpo devido à formação de quelatos. “Esses quelatos são insolúveis, e dificultam a absorção pelo trato intestinal.

Muitas pessoas costumam perguntar se pode misturar Dipirona com bebida para enganar as crianças e fazê-las tomar o remédio sem perceber. A resposta é não! Pois alguns alimentos e bebidas, como leite e sucos, podem neutralizar a ação do medicamento.

O correto é ingerir os medicamentos sempre com um copo cheio de água, pois outros líquidos podem interagir com o medicamento, diminuindo ou potencializando seu efeito.

Antiácidos podem diminuir o efeito dos antibióticos, pois reduzem a absorção do princípio ativo, que, geralmente, tem pH ácido. Por isso, é indicado tomar o antiácido no mínimo uma hora depois da ingestão do antibiótico.

Pode-se tomar o medicamento com leite, sucos e chás? Não. Por exemplo, os antibióticos tetraciclinas não devem ser tomados com leite, pois o cálcio diminui consideravelmente a absorção da droga.

“Se você vai tomar antibiótico ou anti-inflamatório, é importante estar alimentado para proteger o órgão.” Os remédios devem ser engolidos com água. Beber leite ou refrigerante junto pode prejudicar o efeito.

Tem efeito antisséptico e antibiótico
Os flavonoides do limão agem sobre algumas bactérias por terem propriedades antissépticas e antibióticas, e dessa forma a fruta auxilia a prevenir e controlar infecções causadas por esses micro-organismos, principalmente na mucosa bucal e na garganta.

Nesse caso, o ideal é ingerir o remédio apenas com água e no mínimo uma hora antes e duas horas depois da ingestão de leite e derivados. Além disso, outros hábitos também influenciam nos efeitos dos medicamentos, de acordo com a especialista: Alguns possuem redução na absorção quando tomados junto com alimentos.

tomar o medicamento com alimentos ou leite diminui o desconforto no estômago. não ingerir bebida alcoólica (risco de ulceração).

Cuidados de administração O ibuprofeno comprimido revestido pode ser tomado com leite ou comida, se ocorrer azia ou dor estomacal ocasional. O efeito começa aproximadamente 30 minutos após administração.

De fato, tomar remédios com o estômago vazio (pelo menos uma hora antes das refeições ou duas horas após ingerir alimentos) pode garantir absorção mais rápida e completa da medicação. Em contrapartida, o jejum facilita a intolerância gastrointestinal caso o remédio em questão possua teor de acidez muito elevado.

Entretanto, na hora de tomar alguma medicamento, o ideal é manter o café bem longe. De acordo com um estudo publicado na revista científica BioMed Research International, a cafeína, componente principal do café, pode afetar significativamente o efeito de alguns remédios no organismo.

De acordo com o órgão, a cafeína eleva a toxicidade da medicação. Dessa forma, pode intensificar efeitos indesejados como, por exemplo, taquicardia e agitação. Algo semelhante pode acontecer quando a cafeína for ingerida com o ciprofloxacino. A pessoa poderá apresentar dor de cabeça, insônia e náusea.

Alguns antibióticos podem, sim, sofrer alterações quando entram em contato com o cálcio presente no leite. Por isso é recomendado que se tome o medicamento com água e que seja respeitado um intervalo de mais ou menos 2 horas até a ingestão de leite ou laticínios.

“Se possível, tome com um copo de água, mas não tem problema em beber leite. Não há interação com alimentos”, afirma a expert. É necessário interromper o consumo de álcool no período de administração.

Por que ingerir os medicamentos apenas com água? A água é uma substância quimicamente inerte, ou seja, a sua capacidade de reagir com outras substâncias, como os princípios ativos dos medicamentes, é muito baixa, preservando a sua eficácia, sem gerar maiores problemas na nossa saúde.