É verdade que hackearam o Banco Itaú hoje?

Perguntado por: ncaetano . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 18 votos

De acordo com o Itaú, os erros não foram decorrentes de um ataque hacker. Pela noite, o banco informou que os serviços foram restabelecidos. Diversos clientes do Itaú reclamaram de saques não identificados. Houve correntistas que indicaram a entrada de dinheiro não especificado.

O "hacker" Guilherme Amorim de Oliveira Alves, 18 anos, preso em Campo Grande no dia 19/6 acusado de invadir, via Internet, o sistema do banco Itaú e de manipular contas de clientes, obteve habeas-corpus e foi solto após duas semanas de cárcere.

Tipos de golpe do Pix mais comuns
Criminosos transferem o número de celular da vítima e instalam o WhatsApp em outro aparelho, ou usam a foto e o nome de alguém em uma nova linha de telefone. Fingindo ser aquela pessoa, os bandidos pedem dinheiro para contatos próximos.

Segundo a PF, os hackers/atacantes acessavam ilegalmente as contas das vítimas mediante ataque phishing ou acesso remoto, desviando os valores para contas dos beneficiários ou para pagamento de boletos da Sefaz.

Em nota, a empresa informou que a origem do problema está relacionada com um atraso no processamento de dados. Ao todo, o Itaú tem mais de 56 milhões de correntistas, segundo relatório mais recente, divulgado em 2020. Alguns usuários disseram estar sem saldo, enquanto outros apontaram saques não identificados.

É indicado que o aplicativo esteja com a última versão instalada. Caso esteja tudo ok, verifique em sites como o DownDetector se outros usuários relataram problemas com o app fora do ar. Quando isso acontece, é preciso aguardar até que o erro seja corrigido pelo suporte técnico do Itaú.

Olá. Nos desculpe por essa experiência, estamos com uma indisponibilidade no Pix, o time já está atuando para normalizar o mais rápido possível. Neste momento, orientamos que aguarde a regularização e não refaça a operação evitando a duplicidade da emissão.

O Banco PAN, controlado pelo BTG Pactual, confirmou a invasão a suas bases de dados e informações de mais de 64 mil clientes foram vazados. De acordo com informações divulgadas, o motivo seria uma possível tentativa de extorsão, afim que os dados não sejam revelados.

O prazo de análise é de 5 dias úteis. Aguarde um posicionamento por SMS. Conte com a gente sempre que precisar. SAC Itaú: 0800 728 0728, todos os dias, 24h.

Se sua conta foi hackeada, significa que alguém roubou sua senha e pode estar usando sua conta para acessar suas informações pessoais ou enviar lixo eletrônico.

A Federação Brasileira dos Bancos não traz registros de hackeamento em nenhuma instituição associada.

Golpe de cadastro do pix
O cidadão, por meio de e-mails, SMS, WhatsApp, entre outros, recebe links que o instiga a realizar um cadastro falso de uma chave Pix. Ao acessar o link falso e inserir seus dados pessoais, os golpistas os utilizam para diversos tipos de fraudes.

O Banco Central disponibiliza o Registrato, uma ferramenta que permite obter dados relacionados a bancos, órgãos públicos e outros. Por meio dela, é possível saber em que lugar estão registradas suas chaves Pix.

Alguns segundos ou milhões de anos separam o tempo em que um hacker pode conseguir descobrir a sua senha. Tudo isso depende de quão forte ela é. Senhas tradicionais com sequências de números seriam quebradas quase que instantaneamente.