É verdade que gelo tira olheira?

Perguntado por: eAvila8 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

Ao aplicar o gelo no rosto, esses vasos sanguíneos são contraídos, fazendo com que a melhora seja imediata. Para isso, a dica é enrolar alguns cubos em uma toalha e deixá-la sobre as olheiras durante alguns minutos.

A dermatologista Monique Dalapicola, Instituto Pele, explica que o hábito de usar gelo direto na pele não é saudável. "O gelo aplicado diretamente na pele, pode causar lesões e até queimaduras.

Passar uma pedra de gelo durante 10 segundos e repetir até 3 vezes, após acordar, pois o frio faz com que os vasinhos da pele contraiam, diminuindo a profundidade da olheira e clareando-a naturalmente.

Cuidados ao passar gelo no rosto
Além disso, também vale lembrar que qualquer coisa em excesso pode ser ruim. Por isso, não realize o procedimento várias vezes ao dia, prefira fazê-lo uma vez ao dia, pela manhã ou à noite. E não demore mais do que 2 minutos para concluir o processo.

Essas surgem devido o acúmulo de melanina e a congestão de vários vasos sanguíneos da pele das pálpebras e nesta região a pele é mais fina e tende a escurecer mais facilmente. Apesar de não ser nenhum indício de doença e não causar desconforto físico, as olheiras revelam noite mal dormida.

É durante o sono noturno que os tecidos da pele se restauram, por isso, sem um sono de qualidade a pele não se recupera. Uma noite de sono de pelo menos 8h é ideal e é a forma mais assertiva de como aliviar as olheiras.

As olheiras escuras costumam ser definidas como manchas na pele que surgem nas pálpebras por uma série de fatores, como a genética e noites mal dormidas.

Pele perfeita: 6 passos para deixar a pele bonita e saudável

  1. Para deixar a pele bonita é preciso hidratar. ...
  2. Mantenha o organismo igualmente hidratado. ...
  3. Lave a sua pele pelo menos uma vez ao dia. ...
  4. Seque bem o seu rosto. ...
  5. Use protetor solar. ...
  6. Remova muito bem a maquiagem do rosto.

O gelo não pode curar acne e espinhas. No entanto, é um remédio eficaz para fornecer alívio temporário e pode ajudá-lo a gerenciar as crises de várias maneiras.

Soro fisiológico: mergulhe chumaços de algodão em soro fisiológico e coloque-os no congelador até eles ficarem bem gelados. Em seguida, aplique-os na região dos olhos; Mamão e leite: bata 100 ml de leite com meio mamão no liquidificador até formar uma papinha. Aplique sobre os olhos e deixe agir por 20 minutos.

SIM! A compressa de água gelada ajuda a aliviar os sintomas de fadiga ocular, como cansaço nos olhos, visão turva, aumento da sensibilidade à luz e vermelhidão, entre outros.

Dessa forma, de acordo com suas características, elas se dividem em quatro tipos: a olheira profunda ou estrutural, as pigmentadas, as vasculares e as mistas. Além disso, para cada um desses tipos existem formas de tratamento diferentes.

A dificuldade de circulação sanguínea e a retenção de líquidos na pálpebra inferior ocasionam a olheira vascular, de cor levemente azulada, avermelhada ou arroxeada, que são ligeiramente inchadas. É um tipo comum em pessoas que sofrem de estresse, cansaço ou têm noites mal dormidas.

Fatores como cansaço, alergia, envelhecimento, excesso de sol e noites mal dormidas agravam o problema. Os tratamentos vão desde compressas caseiras e cosméticos a soluções radicais, como cirurgia plástica.

Lembre-se de nunca colocar gelo diretamente na pele ou nos lábios.

É importante deixar claro que a pasta de dente aplicada na pele pode gerar vários problemas, incluindo dermatites, alergias e manchas. É comum que na tentativa de acabar logo com a acne, a pessoa acabe recorrendo a métodos inusitados e pouco confiáveis.

Água fria: uma aliada da sua pele
O ideal é lavar o rosto sempre com a água gelada, que tem um efeito revitalizador ótimo pra pele, além de fechar os poros e impedir que você fique com o rosto oleoso ao longo do dia.