É verdade que existem divisões infinitas?

Perguntado por: amodesto . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

Na divisão infinita, o resultado será uma dízima periódica, ou seja, será números decimais em que os números após as vírgulas estarão se repetindo infinitamente. A divisão infinita ocorre quando os números são são divisíveis de maneira exata entre si.

Imagine uma divisão entre dois números quaisquer. O número que será dividido é chamado Dividendo (D), o número pelo qual o dividendo será dividido é chamado de divisor (d) e o resultado dessa divisão é chamado de Quociente (q).

É um número que, quando escrito na forma decimal, a partir de certo algarismo, se repete infinitamente.

Embora quiséssemos muito ter uma resposta para "quanto é 1 dividido por 0?" infelizmente é impossível responder a essa pergunta. O motivo, explicando rapidamente, é que, qualquer que seja a resposta, teremos que concordar que a resposta vezes 0 é igual a 1, e isso não pode ser verdade, pois qualquer número vezes 0 é 0.

Nenhum número pode ser dividido por zero. Só que isso não significa que dividir por zero nos dá o resultado zero. Na verdade, o resultado não existe porque não existe esse tipo de operação.

Se você fizer essa operação continuamente, verá que pode ser qualquer número que você imaginar, de qualquer natureza, seja positivo, negativo ou o próprio zero.. Ou seja, essa divisão possui infinitos resultados. Portanto não se pode definir um único resultado para .

Primeiramente precisamos esclarecer uma coisa sobre o infinito: ele não é um número, é um conceito. O infinito não tem fim. Metade de infinito, ainda é infinito. Duas vezes infinito, ainda é infinito.

Não tem como colocar 1 após o infinito, o infinito não é um número, é uma ideia matemática. Mas adicionar ou subtrair uma quantidade finita (1 por exemplo) do infinito (quantidade infinita), obtemos uma quantidade infinita.

Um número dividido por 1 (um) tem como resultado ele mesmo. Um número dividido por ele tem como resultado o número 1 (um). Zero dividido por qualquer número tem como resultado o próprio zero.

Dessa maneira percebe-se que a operação inversa da divisão é a multiplicação.

Por exemplo, o número 2 é o único número primo par, os outros números primos são ímpares. Alem disso, a soma ou a diferença de dois números ímpares é sempre um número par.

As operações matemáticas que realizamos possuem uma característica muito importante, cada uma delas possui uma operação inversa. É como se pudéssemos resolver a continha de trás para frente. Essas operações inversas são chamadas de prova real.

0,39 sobre 30 = 0,3 resposta correta aqui ó.

Existem tantos números naturais quantos números pares
Isso quer dizer que os conjuntos de todos os números naturais e dos números pares têm a mesma quantidade de elementos – embora um esteja inteiramente dentro do outro! Essa é a maneira dos matemáticos dizerem que algo 'não tem fim'!

Divisão de 0 por 0 (exemplo)
O quociente será sempre 0, ou seja, sempre igual ao divisor (0) e nunca menor. Portanto é impossível dividir zero por zero.