É verdade que é mais fácil engravidar do segundo filho?

Perguntado por: oveloso3 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 3 votos

É mais fácil engravidar do segundo filho? Taí uma questão clássica que surge com frequência nas consultas ginecológicas. A resposta, porém, pode surpreender: não é porque você já gestou anteriormente que o processo até parir um novo bebê vai ser mais fácil.

1A recomendação médica no geral é que casais esperem cerca de 18 meses para ter o segundo filho. 2Médicos também indicam que esse tempo não ultrapasse de cinco anos.

Tratamento para engravidar do segundo filho
Na maioria dos casos de quem busca engravidar do segundo filho, é indicada a Fertilização in Vitro (FIV), assim como para os casos de infertilidade citados. Principalmente, se o casal já tiver tentado a Inseminação Intrauterina e a técnica não ter dado resultado.

Quais as diferenças no corpo da gestante? Na segunda gestação a barriga cresce mais rápido, a ponto de com 10 semanas a gestante parecer estar com 4 meses de gestação. Isso é comum porque a musculatura abdominal está mais relaxada após a primeira gravidez.

Para aliviar a ansiedade dos tentantes, vamos aos fatos. O consenso médico diz que ter de três a quatro relações sexuais durante o período fértil (fase da ovulação) é suficiente para aumentar as chances de concepção.

Afinal, quais são as melhores posições sexuais para engravidar?

  • Cachorrinho. A posição em que a mulher se encontra de quatro é geralmente chamada de “cachorrinho”, sendo uma das favoritas da maioria dos casais, tanto pela sua praticidade quanto por sua eficácia. ...
  • Montanha mágica. ...
  • Missionária. ...
  • Barco à vela.

entre 20 e 30 anos de idade

Do ponto de vista biológico, recomenda-se que a gestação ocorra entre 20 e 30 anos de idade, quando a fertilidade feminina está no ápice. Nesse período, além das células reprodutoras estarem propícias à fecundação, são menores os riscos da mulher desenvolver complicações na gestação.

É importante lembrar que a partir da ovulação os gametas femininos permanecem viáveis por até 24h nas tubas uterinas, e os espermatozoides sobrevivem até 72h dentro do corpo da mulher. Portanto, a fecundação pode acontecer em até 3-4 dias depois da relação sexual.

Se o primeiro filho pode ser uma prova de fogo para relação a dois, na segunda gravidez, todo mundo tende a estar mais relaxado com seus papeis. Afinal, a mãe tende a deixar muito mais espaço para o pai, que também se sentirá mais confiante do que quando pegava o primeiro filho nos braços nas primeiras vezes.

As relações sexuais ocorridas dentro das 48 horas antes da ovulação são aquelas com maior chance de gerar uma gravidez. Estudos mostram que as chances de engravidar consoante a data da relação sexual são as seguintes: Até cinco dias antes da ovulação: 4%. Até dois dias antes da ovulação: 25 a 28%.

Não existem evidências de que uma posição específica ou determinado momento do ciclo menstrual aumentem a probabilidade de ter uma filha”. Para descobrir o que a ciência diz, vamos nos aprofundar um pouco mais nas alegações do doutor Shettles e em outros mitos sobre a concepção.

Ainda mais se, para a primeira gravidez, o processo foi relativamente rápido, as preocupações podem começar a acontecer depois de um tempo de tentativas para a segunda gravidez. Para um casal saudável em idade reprodutiva, um tempo considerado normal, seguro e recomendado para tentativas da nova gravidez são de um ano.

Como saber se sou infértil? Cientificamente, a única forma de afirmar que um casal é fértil é se obtiver gravidez espontânea em menos de um ano de tentativas, recordando que 30% do casais inférteis são diagnosticados com infertilidade sem causa aparente se todos os exames são normais.

Se você quiser responder a essa pergunta, considere vários elementos. Um deles, talvez o mais importante, é a data da sua última menstruação; a partir daí, você contará catorze dias: quatro dias antes e quatro dias depois dessa data, é o seu período mais fértil.

Na segunda gravidez a barriga cresce bem mais rápido, é impressionante. Com 3 meses você já está com barriguinha de 6 meses, rsrsrsr. E isso aconteceu comigo e com todas as minhas amigas. Dizem que isso acontece pois a primeira gravidez já deixou a a musculatura do abdômen mais flácida.

Primípara/secundípara/multípara: termo usado para designar o número de partos: primípara é a mulher que vai parir pela primeira vez. Secundípara e multípara, pela segunda e terceira vez (ou mais), respectivamente.

4 Sintomas da fecundação
Cansaço e sonolência excessiva; Seios inchados e doloridos.

Tentando engravidar: o que evitar

  1. Bebidas alcoólicas. A primeira coisa a se evitar quando você está tentando engravidar é a bebida alcoólica. ...
  2. Medicamentos. Alguns medicamentos interferem no processo hormonal da mulher, ou mesmo em outras áreas do corpo. ...
  3. Estresse. ...
  4. Tabaco e outras drogas. ...
  5. Químicos e produtos de limpeza.

As causas de infertilidade são diversas. A idade avançada da mulher é a principal das causas. As doenças sexualmente transmissíveis também podem levar à infertilidade. O estresse afeta a fertilidade porque o sentimento influencia na maneira de como os hormônios são produzidos.

A posição sexual interfere na concepção? As posições na hora da relação sexual não atrapalham nem ajudam a engravidar. O mais importante para ter sucesso é que o casal goze de boa saúde e faça todos os exames pré-concepcionais necessários.

Veja as probabilidades de engravidar de gêmeos, a seguir:

  1. Coito Programado – 10% de chance de gestação múltipla;
  2. Inseminação Artificial – também 10% de chance de gestação múltipla;
  3. Fertilização in Vitro – 20 a 25% de chance de resultar em gêmeos e 5% em trigêmeos.