É verdade que desligar a geladeira à noite economiza energia?

Perguntado por: exisco . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Desligar o refrigerador no período da noite, poderá causar um aumento no consumo de energia em até 30%, isto ocorre porque ao desligar o equipamento, interrompe o ciclo de refrigeração, fazendo com que os produtos sofram perca de refrigeração e ao ligar o equipamento pela manhã, o refrigerador terá um esforço maior ...

A geladeira precisa ficar ligada todo o tempo, durante 24 horas por dia. É importante saber que desligar o aparelho durante a noite e religar pela manhã não ajuda a economizar energia.

Nunca desligue a geladeira
Mesmo que ninguém abra a sua geladeira durante a noite, o fato de ficar desligada acarreta o descongelamento do congelador, o que demanda um esforço energético dobrado durante o dia para a geladeira restabelecer a temperatura ideal.

Fazer isso com frequência pode, de fato, estragar seu eletrodoméstico. É melhor desligá-las apenas quando necessário! A dúvida aparece naqueles momentos em que precisamos desligar o refrigerador para um evento especial, como uma viagem, mudança, uma limpeza mais extensa, uma manutenção ou troca.

Desligue no dia anterior
Mesmo se sua geladeira tiver a função frost free, é importante desligá-la e esvaziá-la um dia antes da mudança. Com isso você se certifica de que os motores estarão totalmente parados e evita que as embalagens abram dentro do caminhão em movimento.

Porém, o que você mais deve se atentar é que, ao deixar uma geladeira desligada, geralmente ela vai ficar guardada ou não vai ter a devida atenção. Com isso, a oxidação da parte mecânica dela fica bem mais fácil de danificar alguma parte vital do motor ou da tubulação da sua geladeira ou frigobar.

Dessa forma, o horário em que a energia é mais barata é fora do horário de pico, ou seja, entre 21h e 17h do próximo dia. A explicação é que nesse intervalo, a demanda de consumo é muito menor e o valor cobrado pela distribuidora fica abaixo da tarifa convencional.

A lavadora de roupas e o ferro de passar também podem ser utilizados de forma racional para evitar desperdício de energia elétrica. Uma dica importante: Evite usar aparelhos elétricos no horário de pico de consumo, ou seja, no início da noite, de segunda a sexta-feira, especialmente no horário das 18h às 21h.

O chamado horário de pico – também conhecido como horário de ponta — é o momento de um dia em que acontece o maior consumo de energia elétrica pela população, ele geralmente ocorre entre 18h e 21h.

Geladeira vazia consome mais energia
Isto porque quando abrimos a porta de uma geladeira vazia, o ar quente entra rapidamente e toma todo o espaço interno, fazendo com que o equipamento tenha que trabalhar mais para resfriá-la novamente.

Para evitar que isso aconteça, é fundamental manter a geladeira em temperaturas entre 1,7 a 3,3 °C. Isso é o mais próximo que é possível chegar sem que sua comida fique congelada, e a temperatura mais segura para evitar que as bactérias se multipliquem.

No entanto, a temperatura ideal do refrigerador é, na verdade, mais baixa: tente ficar entre ou 1,7 a 3,3 °C. Essa faixa de temperatura é o mais próximo que você pode chegar do ponto de congelamento sem estar tão frio que sua comida vai congelar.

O U.S. Consumer Product Safety Commission (CPSC), órgão do governo dos EUA responsável pela segurança dos produtos disponíveis aos consumidores, recomenda sim que os aparelhos que não estão em uso sejam retirados da tomada, já que um aparelho desplugado não pode causar um incêndio ou dar choque em alguém.

Eletrodomésticos que mais consomem energia

  • Chuveiro elétrico. Considerando potência e tempo de uso, o chuveiro elétrico se torna o campeão na nossa lista de eletrodomésticos que mais consomem energia elétrica. ...
  • Fogão elétrico. O fogão elétrico gasta muita energia. ...
  • Secadora de roupas. ...
  • Aquecedor elétrico.

A dica é simples: basta desligar todos os aparelhos da casa, exceto a geladeira, e anotar qual o valor marcado no medidor de energia. Após algumas horas, volte ao medidor e confira o quanto esse registra.

Como ela fica ligada o dia todo, o tempo de uso é 24 horas. Então, iremos multiplicar 24 por 30 que é média de dias por mês, chegamos a 720 horas mensais. Em seguida, vamos multiplicar essa horas pelo consumo da geladeira (0,77KWh), concluindo num consumo de 56KW mensais.

Se a sua geladeira, estiver funcionando direto sem desligar, e ainda não gela bem os alimento, o problema pode ser FALTA DE GÁS, devido a um vazamento ou FILTRO SECADOR parcialmente entupido.

É vantagem desligar o freezer à noite? Não é possível economizar energia com o freezer se o aparelho estiver desligado durante a noite e for religado pela manhã. Ou seja, os gastos podem ser ainda maiores, visto que o aparelho deverá trabalhar mais para suprir o que foi economizado na noite anterior.

Os refrigeradores possuem no mínimo um termostato que os fazem funcionar apenas até atingir a temperatura selecionada e depois desligam até a temperatura subir novamente. Esse processo é parte do funcionamento normal da geladeira, e não é necessário se preocupar quanto a ele.

A especialista orienta. “Deixar em um número menor é o melhor em caso de viagem, pois economiza mais energia e não tem necessidade que alguém abra muito a porta. O ideal é, no máximo, o número dois quando a gente viaja. Com bastante coisa na geladeira, o ideal é ir aumentado para deixar o alimento mais conservado.”