É verdade que comer à noite engorda?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 13 votos

Como vimos, comer carboidrato à noite não engorda, muito pelo contrário, carboidratos de boa qualidade são super bem-vindos e até ajudam a dormir melhor.

Jantar saudável

  • Salada de folhas verdes e carne magra (salmão, frango, alcatra);
  • Grão-de-bico com legumes;
  • Frango desfiado com salada de quinoa;
  • Sopa de legumes ou caldo verde;
  • Canja (pode-se optar por usar o arroz integral no preparo, devido às fibras).

Não engorda. A ideia de que dormir após o almoço engorda não foi cientificamente comprovada, portanto é considerada um mito. Aliás, segundo alguns médicos endocrinologistas, a prática de cochilar entre 15 a 40 minutos após o almoço é um hábito saudável e benéfico.

Boas opções são verduras legumes, frutas e alimentos proteicos como ovos, frango, peixes, queijos ou, para veganos grãos como feijão. Comer proteína antes de dormir estimula a construção de músculos a noite.

  • Café 1 de 6 Bebidas com altas concentrações de cafeína, como o café, são estimulantes do sistema nervoso central — Foto: Istock Getty Images. ...
  • Mate, chá preto ou chá verde. ...
  • Frituras. ...
  • Alimentos gordurosos. ...
  • Doces e bebidas açucaradas. ...
  • Bebidas alcóolicas.

Para quem quer perder peso, o jantar é um ponto-chave na hora de cortar calorias. Mas será que ele é realmente a refeição que mais engorda? Segundo a nutricionista Amanda Gerbasi, isso não é verdade. “É um mito.

Mas é preciso dormir pelo menos 7 horas e meia por noite. Daí o seu metabolismo (ou seja, a capacidade do corpo de transformar gordura em energia), se acelera. Dessa maneira, os hormônios ficam regulados, você come com equilíbrio e emagrece.

Cem gramas de arroz cozido carregam 128 calorias; já a mesma quantidade de macarrão, 131. Ou seja, no quesito calorias, os dois também são quase idênticos. Você pode, então, optar por aquele que está mais a fim de comer no dia.

Veja alguns exemplos que cumprem bem esse papel:

  • Cuscuz com ovo. Uma combinação saudável, nutritiva e muito eficiente em termos de saciedade. ...
  • Sanduíche de pão integral. Mais uma vez, vale associá-lo a proteínas de boa qualidade. ...
  • Crepioca ou panqueca. A opção da crepioca é prática e versátil. ...
  • Shakes proteicos.

Um estudo publicado na revista JAMA, nessa segunda-feira (8/8), traz uma indicação surpreendente para pessoas que desejam perder peso. O horário ideal para o jantar seria às 15h, de acordo com o levantamento.

Mas afinal, qual o horário certo para jantar? O indicado é que, com base na sua rotina, a refeição deva ser no máximo duas horas antes de dormir. Dessa maneira, o nosso corpo ainda consegue realizar uma boa digestão e proporcionar uma noite mais tranquila e confortável.

O corpo tem menos tempo para fazer a digestão durante a noite e também existe uma resposta térmica diferente do organismo à noite, por isso pesquisas mostram que ingerir esse tipo de alimentos nesse período aumenta as chances de sobrepeso e obesidade.

Arroz branco comum: cerca de 130-150 calorias. Arroz integral: cerca de 110-120 calorias. Arroz basmati: cerca de 120-140 calorias. Arroz selvagem: cerca de 100-120 calorias.

Alimentos saudáveis que saciam a fome por mais tempo

  1. Batata doce. Esse é um dos alimentos campeões quando o assunto é saciedade e, além disso, ele não engorda. ...
  2. Banana. ...
  3. Pão e arroz integral. ...
  4. Aveia. ...
  5. Gelatina. ...
  6. Ovo.

Aliar atividade física e uma boa alimentação é o conjunto perfeito para quem quer perder gordura abdominal. Alimentos integrais, não industrializados, com baixo teor de açúcar e alto teor de fibras, como vegetais e frutas, favorecem a queima da gordura abdominal.

Bom, a resposta é: depende do que você vai lanchar ou jantar. Eu prefiro jantar, mas dando prioridade a alimentos mais leves, como uma combinação de grelhados com legumes e verduras, ou mesmo uma sopa de legumes. Agora, se o jantar for uma feijoada, aí o lanche é uma opção melhor.

O jejum intermitente é uma estratégia para emagrecimento em que a ideia é não ingerir alimentos por mais de oito horas. Desse modo, ficar sem jantar poderia ser parte desse protocolo: como o corpo fica sem a energia vinda das refeições, ele se autorregula e acaba queimando mais gordura para manter seu funcionamento.

Mito: carboidrato é o vilão da noite
O mais conhecido mito é que é proibido comer pão ou qualquer outro tipo de carboidrato à noite. Massas, como pão e macarrão, só fazem mal a quem tem intolerância ao glúten ou diabetes (pois carboidratos se transformam rapidamente em glicose e vão para o sangue).